Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SERÁ QUE TODO BICHO PEQUENO É INSETO?

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   

  • Reconhecer os insetos como pertencentes ao Reino Animal;
  • Identificar as características particulares dos insetos;
  • Conhecer os grupos dos insetos;
  • Conhecer a anatomia dos insetos.
Duração das atividades
4 momentos de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO - Conversas preliminares 

Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, nesse momento, o professor deverá questionar o grupo sobre o que as crianças já sabem sobre os insetos e o que desejam aprender. De acordo com o que as crianças vão apontando, o professor registra no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo possam ser confrontados com o que foi aprendido.

Depois desse momento o professor sugere que as crianças realizem uma pesquisa, como atividade de casa, sobre os insetos. O material trazido de casa será lido e utilizado para consulta na atividade posterior em grupo.

2º MOMENTO – Aula expositiva

Nesse momento o professor apresenta uma aula sobre a classificação dos seres vivos, podendo ilustrar com a seguinte imagem:

Imagem: Classificação dos seres vivos

Retirada do site: http://www.cientic.com/tema_classif_img4.html 

Depois dessa apresentação o professor poderá ilustrar os reinos animais destacando os insetos. É importante que o professor destaque quais são os grupos de animais pertencem a esse reino.                 

A turma será, então, dividida em pequenos grupos e, com a ajuda do material selecionado de casa e de livros da Biblioteca da escola, descreverá em uma ficha o que considera como característica essencial dos insetos. Após a exposição da ficha de cada grupo o professor apresenta imagens desses animais, a fim de que os grupos acrescentem maiores informações em suas fichas, caso aja necessidade:  

ANATOMIA DOS INSETOS

Imagem extraída do seguinte site:   http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/imagens/anatomia-9.jpg&imgrefurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/anatomia.php&usg=__Daaw8haLQR-l4pUzKHQSktEDQLA=&h=443&w=400&sz=21&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=MKou4qDd99pITM:&tbnh=164&tbnw=148&prev=/images%3Fq%3Danatomia%2Bdos%2Binsetos%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1T4ADBF_pt-BRBR332BR334%26biw%3D1259%26bih%3D469%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=596&vpy=69&dur=6394&hovh=236&hovw=213&tx=131&ty=99&ei=vXmRTMH-LdKonQfD8byDBw&oei=vXmRTMH-LdKonQfD8byDBw&esq=1&page=1&ndsp=10&ved=1t:429,r:2,s0 

ABELHAS E VESPAS

Sugerimos a imagem da abelha e das vespas no seguinte link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15829  

MOSCA

Imagem extraída do seguinte site:   http://ohomemdastabernas.blogspot.com/2010/06/ultima-hora-z-i-de-travanca-do-mondego.html 

FORMIGAS     

Imagem extraída do seguinte site: http://santiagando.blogspot.com/2009_02_01_archive.html    

BARATAS             

Imagem extraída do seguinte site: http://todaperfeita.com.br/como-acabar-com-as-baratas/            

BORBOLETAS

Imagem extraída do seguinte site: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://bp2.blogger.com/_Ylf0wq7waOU/SHiCYC7o0QI/AAAAAAAAAbE/tevmtOp8iq4/s400/borboleta%2Btransparente.jpg&imgrefurl=http://www.new-digital.net/curiosidades-legislacao/borboleta-transparente/&usg=__rRGC4u54071TOSkdVQ8ld_FNAoY=&h=300&w=400&sz=29&hl=pt-BR&start=128&zoom=1&tbnid=jEpl7nMiS9vQXM:&tbnh=118&tbnw=160&prev=/images%3Fq%3Dborboleta%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1T4ADBF_pt-BRBR332BR334%26biw%3D1259%26bih%3D423%26tbs%3Disch:10%2C2827&um=1&itbs=1&ei=bnyRTMWaIYH-8Aagg5XJBQ&biw=1259&bih=423&iact=rc&dur=597&oei=I3yRTIG1B9ShnQeR3_SKBw&esq=11&page=10&ndsp=14&ved=1t:429,r:7,s:128&tx=89&ty=65 

3º MOMENTO - Seminário   

De posse dessas informações sobre o estudo e depois de algumas discussões, o professor poderá dividir a turma em grupos e sortear um inseto para cada um  estudar melhor. Depois dessa divisão o professor deverá apresentar materiais específicos para cada grupo ler e destacar suas principais características, tais como: o habitat, a alimentação, a reprodução, as fases da vida, o tempo de vida, a anatomia e alguma curiosidade.

Após o estudo desses materiais e a coleta das informações que foram previamente solicitadas, o professor deverá entregar uma cartolina para cada grupo, para ser confeccionados cartazes, apresentando uma sugestão de roteiro, para ser aprovada . Em cada cartaz os alunos poderão apresentar por exemplo, o nome da espécie no topo, um resumo com as informações obtidas (feito com a colaboração de todos os componentes do grupo) e o desenho da anatomia da espécie. Depois da confecção dos cartazes, os grupos organizam suas apresentações para o restante da turma.

Sugerimos como material de pesquisa o site da Fiocruz. http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/insetos.htm      

4º MOMENTO – Síntese do estudo   

Ao final das apresentações do seminário, o professor poderá sugerir a construção coletiva do conceito de INSETO, destacando cada um dos animais estudados. Nesse momento pode-se também resgatar as informações iniciais apresentadas pelos alunos e compará-las com  a produção final.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Conhecem as características essenciais dos insetos;
  • Participaram das discussões em sala sobre os insetos;
  • Participaram do seminário sobre os insetos;
  • Participaram da construção do texto coletivo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.