06/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
1° MOMENTO - Conversas preliminares
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, nesse momento, o professor deverá questionar o grupo sobre o que as crianças já sabem sobre os insetos e o que desejam aprender. De acordo com o que as crianças vão apontando, o professor registra no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo possam ser confrontados com o que foi aprendido.
Depois desse momento o professor sugere que as crianças realizem uma pesquisa, como atividade de casa, sobre os insetos. O material trazido de casa será lido e utilizado para consulta na atividade posterior em grupo.
2º MOMENTO – Aula expositiva
Nesse momento o professor apresenta uma aula sobre a classificação dos seres vivos, podendo ilustrar com a seguinte imagem:
Imagem: Classificação dos seres vivos
Retirada do site: http://www.cientic.com/tema_classif_img4.html
Depois dessa apresentação o professor poderá ilustrar os reinos animais destacando os insetos. É importante que o professor destaque quais são os grupos de animais pertencem a esse reino.
A turma será, então, dividida em pequenos grupos e, com a ajuda do material selecionado de casa e de livros da Biblioteca da escola, descreverá em uma ficha o que considera como característica essencial dos insetos. Após a exposição da ficha de cada grupo o professor apresenta imagens desses animais, a fim de que os grupos acrescentem maiores informações em suas fichas, caso aja necessidade:
ANATOMIA DOS INSETOS
ABELHAS E VESPAS
Sugerimos a imagem da abelha e das vespas no seguinte link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15829
MOSCA
Imagem extraída do seguinte site: http://ohomemdastabernas.blogspot.com/2010/06/ultima-hora-z-i-de-travanca-do-mondego.html
FORMIGAS
Imagem extraída do seguinte site: http://santiagando.blogspot.com/2009_02_01_archive.html
BARATAS
Imagem extraída do seguinte site: http://todaperfeita.com.br/como-acabar-com-as-baratas/
BORBOLETAS
3º MOMENTO - Seminário
De posse dessas informações sobre o estudo e depois de algumas discussões, o professor poderá dividir a turma em grupos e sortear um inseto para cada um estudar melhor. Depois dessa divisão o professor deverá apresentar materiais específicos para cada grupo ler e destacar suas principais características, tais como: o habitat, a alimentação, a reprodução, as fases da vida, o tempo de vida, a anatomia e alguma curiosidade.
Após o estudo desses materiais e a coleta das informações que foram previamente solicitadas, o professor deverá entregar uma cartolina para cada grupo, para ser confeccionados cartazes, apresentando uma sugestão de roteiro, para ser aprovada . Em cada cartaz os alunos poderão apresentar por exemplo, o nome da espécie no topo, um resumo com as informações obtidas (feito com a colaboração de todos os componentes do grupo) e o desenho da anatomia da espécie. Depois da confecção dos cartazes, os grupos organizam suas apresentações para o restante da turma.
Sugerimos como material de pesquisa o site da Fiocruz. http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/insetos.htm
4º MOMENTO – Síntese do estudo
Ao final das apresentações do seminário, o professor poderá sugerir a construção coletiva do conceito de INSETO, destacando cada um dos animais estudados. Nesse momento pode-se também resgatar as informações iniciais apresentadas pelos alunos e compará-las com a produção final.
Sugerimos o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insetos .
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!