Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interligando textos: FÁBULA X TEXTOS DE IMAGENS

 

12/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Beatriz Gama da Mota
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Interpretar uma fábula, através da leitura, identificando as características do gênero.

Realizar a comparação entre textos de gêneros diferentes, reconhecendo suas especificidades.

Produzir uma moral da história a partir de uma imagem.

Elaborar e confeccionar um cartaz com a moral produzida.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha tido contato com o gênerotextual fábula.

Estratégias e recursos da aula

1. Iniciar a aula apresentando o filme O cão e o lobo.

http://www.youtube.com/watch?v=URumOpbdr9M&p=F540F0A6B3AE8C28&playnext=1&index=9 

2. Realizar uma discussão oral sobre a fábula apresentada, identificando as suas características.

3. Entregar uma folha contendo a fábula O cão e o lobo.

Fonte: grandesleitoresdoiph.blogspot.com  

     Um cão passeava pela floresta quando topou com um lobo magro. Aos poucos os dois fizeram amizade.

     - Puxa, cachorro! Como você está gordo e bem tratado...

     - É que eu tenho um dono. Meu dono me dá três boas refeições por dia, escova meu pelo, me dá uma casa de madeira... Em troca disso, pede que eu lhe guarde a casa dos assaltantes e lhe faça uns agrados de vez em quando.

     - Só isso? Mas deve ser maravilhoso ter um dono - concluiu o lobo.

     O cão então convenceu o lobo a acompanhá-lo, certo de que seu dono gostaria de ter mais um animal de estimação.

     - O que é isso? - perguntou o lobo.

     - Ah, isso é uma coleira. Às vezes, meu dono se irrita e me prende numa corrente. Mas é por pouco tempo, logo eu estou solto de novo.

     O lobo parou, pensou um pouco... e voltou atrás. De longe, ainda falou para o cachorro:

     - Não, cachorro. Não sirvo para essa vida. Eu sei que mais vale a liberdade com fome do que luxo na prisão.

ESOPO. O cão e o lobo. In: KUPSTAS, Marcia (ORG). Sete faces da fábula. São Paulo: Moderna, 1993.

4. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa da fábula.

5. Selecionar alguns alunos para que façam a leitura oral da fábula na frente da sala. Selecionar um narrador e dois personagens (o cão e o lobo).

PROFESSOR: Este tipo de atividade desenvolve a leitura, a linguagem oral e a melhor compreensão do texto.

6. Logo após a leitura oral, realizar uma discussão a respeito da fábula apresentada.

a) A fábula é vivida por um cão e por um lobo. O lobo se espanta com a boa aparência do cão. A explicação dada pelo cão, de que era bem tratado pelo dono, leva o lobo a pensar o quê?

b) O cão explicou ao lobo que fazia algumas coisas em troca do bom trato. Você acha que:

* Só devemos ser bem tratados quando fazemos alguma coisa em troca? Professor: Conduza a discussão em torno de que devemos tratar bem e ser bem tratados em nome de uma boa convivência social, e não por interesse ou conveniência.

* Por que devemos tratar bem os outros?

c) Convencido de que deveria seguir o companheiro, os dois já estavam a caminho quando o lobo percebeu a coleira no pescoço do amigo.

* De que forma o cão se explica: ele se embaraça, se envergonha ou não se importa?

* Na sua opinião, deve-se aceitar, de modo calmo e tranquilo, uma situação como essa? Professor: Faça a intermediação dessa discussão, que trata do tema da submissão ao outro. Procure distinguir a diferença da boa convivência e da liberdade mútua versus a subservivência e a falta de liberdade.

DESCOBERTAS TEXTUAIS:

7. Realizar as seguintes atividades escritas:

a) Você observou que há um intenso diálogo entre as personagens da narrativa. Em sua opinião:

* é possível haver esse tipo de conversa entre animais?

* por que os animais estão conversando nessa história?

b) Por que essa narrativa é considerada uma fábula?

c) Qual é a frase que encerra a moral dessa fábula?

d) Explique com as suas palavras o que é uma fábula.

8. A seguir, entregar uma folha contendo o seguinte texto de imagem.

Fonte: ultradownloads.uol.com.br  

Observe  a imagem e responda às questões.

a) Que animais aparecem na imagem?

b) O que parece que eles estão fazendo?

c) Como você acha que eles estão se sentindo? Por quê?

d) Imagine e crie uma conversa entre as personagens do texto.

e) Normalmente os cães e os gatos não são amigos. Você acha que esse texto poderia ilustrar alguma fábula?

PROFESSOR: Essas questões poderão ser respondidas por escrito ou oralmente. Na resposta oral, as discussões poderão ser ampliadas, o que facilita a melhor compreensão do texto.

9. A seguir, dividir os alunos em duplas e pedir que criem uma moral para a imagem.

10. As duplas deverão confeccionar cartazes com a imagem de texto e a moral relacionada.

11. Os cartazes ficarão expostos na sala de aula.

a) Além da moral, as duplas poderão criar uma narrativa do gênero fábula para a imagem de texto.

b) Poderá ser confeccionado um livro de fábulas da turma com diferentes versões sobre uma mesma gravura.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:

Interpretaram uma fábula, através da leitura, identificando as características do gênero.

Realizaram a comparação entre textos de gêneros diferentes, reconhecendo suas especificidades.

Produziram uma moral da história a partir de uma imagem.

Elaboraram e confeccionaram um cartaz com a moral produzida.

Correlacionaram fábula e texto de imagem, através de uma produção de texto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.