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A ARTE IMITA A VIDA: A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA FORMAÇÃO HUMANA

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Perceber que o teatro pode ser utilizado como um meio de denunciar situações e fatos do cotidiano.

2) Compreender o teatro como um instrumento de inclusão de pessoas.

3) Identificar sensações e emoções vivenciadas por meio do teatro.  

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO/A PROFESSOR/A:

Professor/a, são notáveis as contribuições do teatro na formação humana das pessoas. Nesse sentido, trabalhar na escola através de oficinas de teatro favorece aos/as alunos/as a expressão de sentimentos, além de ampliar a sua comunicação com colegas e professores. Essa modalidade artística auxilia também a compreensão da diversidade de situações da sociedade e a percepção mais viva de sua realidade. Nesse sentido essa aula tem o propósito de levar o/a aluno/a a perceber que o teatro pode ser utilizado para denunciar situações cotidianas, incluir pessoas e favorecer a expressão de sentimentos e emoções, dentre outras.  

ATIVIDADE 1:

Professor/a, pelo fato de a primeira atividade envolver a realização de um jogo, você poderá construi-lo sozinho e levá-lo pronto para ser aplicado ou poderá propor a construção do mesmo com os/as alunos/as.

1º Momento: Proponha aos/as alunos/as que se sentem em círculo para participarem do "Jogo da Interpretação". Para iniciar o jogo os/as alunos/as deverão se dividir em 4 sub-grupos. Orientações para o jogo:

Materiais do jogo: Cartões desafios de interpretação e ampulheta.

Professor/a caso não seja possível conseguir uma ampulheta, você poderá delimitar o tempo de 1 a 5 minutos para cada interpretação. Você poderá criar e propor quantas cenas julgar necessárias para compor os cartões desafios de interpretação.

Como jogar: Um membro do grupo retira um cartão desafio de interpretação e segue as orientações dadas. Caberá aos demais grupos descobrirem o que está sendo encenado. A cada cena descoberta, o grupo que identificou a mesma deverá ser pontuado.

Sugestões de Cartões Desafios de Interpretação:

1) Você e seu grupo deverão, no tempo delimitado pela ampulheta, interpretar uma pessoa com uma moto serra destruindo uma árvore. Não é permitido verbalizar, apenas emitir som caracterísitico da moto serra e do impacto da árvore caíndo no chão.

2) Você ou alguém de seu grupo deverá, no tempo delimitado pela ampulheta, promover o riso de um/a aluno/a de outro grupo, sem tocar nele/a.

3) Você ou alguém de seu grupo deverá imitar um cantor ou cantora de sucesso, reproduzindo não apenas a música interpretada por tal cantor/a, mas também os gestos e trejeitos que o caracterizam.

4) O seu grupo deverá dramatizar uma cena em que o carro de um dos membros do grupo estragou e vocês o levaram para o conserto. Não poderá ser utilizado o recurso da fala.

5) Durante o tempo da ampulheta, escolha alguém para fazer com você a mímica de um passeio de moto, sendo que um/a aluno/a deve ser a moto e o outro o motorista.

6) Durante o tempo da ampulheta imite um idoso com dificuldade em atravessar a rua, o trânsito intenso e alguém finalmente procura ajudá-lo.

7) Durante o tempo da ampulheta, um aluno/a do grupo deverá imitar um político fazendo discurso em uma praça e os demais alunos/as deverão imitar o público.

8) Encenar uma fila de banco e pessoas impacientes à espera de atendimento.

9) Encenar pessoas passando mal em pronto-socorros e a movimentação do hospital.

10) Encenar pessoas em um piquenique, debaixo de árvores, à beira de um rio, sendo que ao final da cena, o lixo produzido é descartado no rio. 

11) Encenar uma pessoa em uma cadeira de rodas, empurrada por uma outra pessoa, tentando subir em um ônibus.

12) Crie uma cena para ser dramatizada.

2º Momento: Após esclarecer as regras do jogo, convidar os/as alunos/as para participarem, solicitando envolvimento e seriedade durante o jogo. Caso algum/a aluno/a não queira participar, deixar livre, uma vez que é fundamental a espontaneidade e o desejo de participar nesse momento. Porém, tais alunos/as deverão também apresentar postura de respeito com os/as colegas que estiverem participando, sem interferir em sua dramatização.

3º Momento: O importante nesse momento é levar o/a aluno/a a perceber que, a todo tempo, estamos vivendo situações do cotidiano que muitas vezes passam desapercebidas, mas que merecem ser refletidas e cuidadas. Perguntar como foi particpar dessa atividade, o que sentiram, quais as dúvidas que surgiram no decorrer da atividade, se houve constrangimento em algum momento, dentre outras perguntas pertinentes. Poderão ser explorados, também, os/as sentimentos decorrentes de tais situações, ou seja: diante de um discurso de um político, em uma fila de banco, aguardando atendimento em pronto-socorro, dentre outras situações.

ATIVIDADE 2:

1º momento: Professor/a, inicie sua aula convidando os/as alunos/as para se sentarem em círculo, confortavelamente. Se possível, o ideal é que tenha almofadas ou colchonetes para facilitar a acomodação dos/das alunos/as. Após esse momento, coloque a história "A Primavera da Lagarta" narrada por Ruth Rocha e disponível no CD "Mil Pássaros":  

2º Momento: Explorar com os/as alunos/as os sentimentos e percepções sobre a história. Logo em seguida, informar que a história será novamente narrada e que eles/as deverão se organizar para interpretá-la. Deixe livre para que os/as alunos/as escolham os personagens que querem interpretar. É importante que o professor não indique os personagens. Nesse primeiro momento os/as alunos/as irão trabalhar apenas a expressão corporal.

Professor/a, se for possível seria muito interessante que você filmasse a dramatização dos/das alunos/as.

3º Momento: Solicitar aos/as alunos/as que experimentem encenar a história novamente, mas dessa vez sem o apoio do narração de Ruth Rocha. Um/a aluno/a poderá ficar responsável por narrar a história e as falas dos personagens deverão ser pronunciadas pelos/as demais alunos/as.

Professor/a, nesse momento também seria importante gravar as falas dos/das alunos/as. O objetivo da filmagem e da gravação em aúdio é viabilizar que posteriormente os/as alunos/as se vejam e possam ouvir sua fala atentando-se para elementos como: expressão facial, expressão corporal, entonação, dentre outros elementos importantes a um bom intérprete.

4º Momento: Disponibilizar aos/as alunos/as materiais diversos para que construam elementos do cenário e figurino dos/das personagens da história.  Essa dramatização poderá ser ensaiada para ser apresentada posteriormente na escola.

Outra sugestão de Recurso: trabalhar com o CD dos Saltimbancos - Chico Buarque

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para fazerem uma ginástica diferente chamada: Ginástica facial.

Se for possível, o ideal é que a atividade seja feita numa sala em que tenha um espelho grande, onde caiba todos/as os/as alunos/as de frente para ele. Caso não seja possível, fazer duas fileiras de alunos/as sendo que um ficará de frente ao/a outro/a para procederem com a ginástica. Os/as alunos/as farão os movimentos de acordo com a orientação do/da professor/a, conforme se segue: 1) Encostar os dentes de cima nos dentes debaixo e abrir um grande sorriso. 2) Fechar os olhos rapidamente, apertá-los e depois abrí-los novamente, lentamente. 3) Fechar a boca, encostar a ponta da língua na cavidade inferior da boca e pressionar. 4) Levantar bem devagar as sobrancelhas e abrir os olhos o máximo que puder. 5) Simular um "beijo estalado". 6) Piscar várias vezes os olhos: os dois simultaneamente, o esquerdo primeiro e depois o direito.

2º Momento: Após esse primeiro momento, convide os/as alunos/as para uma outra ginástica: Ginástica com a voz.

Seguindo a orientação dos/das professores/as, os/as alunos/as deverão experimentar vários exercícios com a voz, imitando sons de: abelha, motor de caminhão, pneu esvaziando, balão enchendo, dentre outros. Professor/a, o ideal é que você faça parceria com professores/as de artes e de educação física de sua escola. Caso não seja possível, convide um/a professor/a de teatro de sua cidade para que realize uma oficina de dramatização em sua aula.

Você poderá encontrar sugestões muito interessantes de como trabalhar o corpo e a voz no seguinte material: Divertimentos de Corpo e Voz- Thelma Chan

3º Momento: Os/as alunos/as deverão se agrupar em quatro para representarem uma cena utilizando a ginástica facial e de voz trabalhadas nessa aula

ATIVIDADE 3:

1º momento: Perguntar aos/as alunos/as se eles/as já ouviram falar sobre Teatro de Rua. Questionar se eles/as têm alguma idéia sobre tal apresentação, onde é feita, quais são as temáticas. Registrar as idéias dos/as alunos/as na lousa.

2º momento: Disponibilizar aos/as alunos/as o seguinte texto para que leiam em duplas:

http://www.memoriaviva.org.br/default.asp?id=10&mnu=10&ACT=5&content=132  

3º momento: Após a leitura do texto, perguntar:  Existe diferença entre o teatro de rua e a outra modalidade de teatro? Qual dos dois tem mais importância ou valor? O que os artistas procuram transmitir através do teatro? Quais as emoções que o teatro desperta em seu público?

Professor/a, registre as respostas dos/as alunos/as na lousa para posterior confecção de um painel com curiosidades sobre o Teatro.

4º momento: Levar os/as alunos/as para uma atividade de campo. Programar com os/as aluno/as uma ida ao centro da cidade para observar cenas do cotidiano que estejam relacionadas ao desrespeito aos direitos e deveres dos cidadãos, a desigualdades sociais, destruição de patrimônio público, dentre outras questões relevantes que mereçam a criação de espaços de denúncia. Os/alunos/as deverão anotar as observações para posterior dramatização em sala. Se possível, seria interessante que os/as alunos/as fotografassem algumas cenas observadas.

5º momento: De volta à sala, os/as alunos/as deverão conversar sobre as observações feitas e, em trios, os/as alunos/as deverão eleger uma das cenas registradas para proceder com a dramatização.

Variação da atividade:

Caso não seja possível realizar a atividade de campo, divida a turma em trios, disponibilize revistas aos/as alunos/as e solicite que eles/as procurem imagens de situações do cotidiano. Após a escolha de quatro imagens em média, os/as alunos/as deverão se organizar para selecionar uma dentre as quatro imagens para construir uma história sobre a mesma e posteriormente encenarem-na na sala de aula.

Professor/a, para complementar sua aula, acesse o endereço abaixo para conhecer uma proposta de trabalho interessante da Cia do Abração- Espaço de Arte e Cultura, disponíveis em:

http://www.ciadoabracao.com.br/index_2.php?act=historico 

http://www.youtube.com/watch?v=PL0lf1IGjv8&feature=related  

Professor/a, visite a Secretaria de Cultura de sua cidade e informe se há algum Grupo de Teatro no município para você fazer contato. Procure conhecer a programação de espetáculos para viabilizar a ida dos/as alunos/as para assistirem a uma peça teatral. O contato com artistas e apresentações profissionais é fundamental para despertar nos/as alunos/as sensibilidade, criatividade e ampliação do universo cultural.

Recursos Complementares

Reportagem eletrônica: O teatro ensina a viver, disponível em

http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/teatro-ensina-viver-424918.shtml 

Reportagem eletrônica: Aula de interpretação, disponível em

http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/aula-interpretacao-429702.shtml 

Reportagem eletrônica: Transformando espaços com luzes e sombras, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/transformando-espacos-luzes-sombras-428214.shtml 

Reportagem eletrônica: O Teatro e a ópera, disponível em:

http://antigo.revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental2/PlanoAula_280873.shtml 

Avaliação

Professor/a, procure identificar durante as discussões na aula se os/as alunos/as perceberam que o teatro pode ser utilizado como um meio de denunciar situações e fatos do cotidiano. Solicite ao/as alunos/as que respondam em duplas: Qual a importância do teatro na escola? Como o teatro promove a inclusão de pessoas? Como o teatro pode auxiliar na conscientização da população?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Núbia Silvia Guimarães Paiva, ESEBA , Minas Gerais - disse:
    nubiasgp@hotmail.com

    21/02/2012

    Cinco estrelas

    Oi Liliane! Tenho certeza de que, com aulas criativas como essa, as crianças desenvolverão habilidade fantásticas por meio da expressão corporal. Parabéns!!


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