Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ELEIÇÕES: A VOTAÇÃO

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos, Charlene Soares

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-  Distinguir voto manual do voto eletrônico

-  Vivenciar uma votação

-  Fazer a apuração dos votos.  

Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para alcançar os objetivos propostos com êxito, os alunos deverão ter conhecimentos sobre uma campanha eleitoral.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: A aula deverá ser iniciada por meio de uma conversa na qual o professor suscita nas crianças o interesse em participar do processo de votação. O diálogo poderá ser desencadeado por narrativas do professor acerca de suas vivências relacionadas à votação: local onde vota e o processo propriamente dito. Nesse momento, o professor deverá abordar as formas de votação manual e eletrônica e ouvir as idéias das crianças em relação a estes dois termos.

2° Momento: Ainda na roda, o professor poderá combinar com as crianças a realização de uma eleição na sala de aula. A sugestão é a de organizar uma brincadeira de faz de conta, tendo como tema “as eleições”. Para vivenciar a experiência do voto eletrônico, o professor poderá organizar uma aula passeio ao TRE de sua cidade. Nesse período, há funcionários à disposição orientando os eleitores sobre suas dúvidas, inclusive com um simulador de votação na urna eletrônica. 

Visita ao TRE e criança simulando o voto na urna eletrônica. Fonte: arquivos da autora

3° Momento: Depois da experiência do voto eletrônico, as crianças poderão vivenciar a experiência do voto manual, com as cédulas de papel. Nesse momento, a turma transformará a sala de aula em uma secção de votação, com um mesário e um fiscal. Cada eleitor deverá seguir os passos de uma situação real: entrar na fila, ir até a mesa assinar o caderno de votação e depois ir para a cabine. Por fim, a criança deverá colocar a cédula com seu voto na urna.

Mesários e crianças votando. Fonte: arquivos da autora 

4° Momento: Ao final do processo de votação, o professor deverá encaminhar a apuração dos votos, que serão contados um a um. A apuração deverá contemplar os seguintes dados: número de eleitores presentes; número de cédulas na urna e total de votos para cada candidato. A apuração também deverá registrar se houve votos em branco e/ou votos nulos.  

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, o professor deverá conhecer os avanços e as limitações das crianças em relação aos objetivos pretendidos. Através das linguagens orais, gestuais e escritas, o professor deverá perceber a compreensão das crianças sobre voto manual e eletrônico; do processo de apuração; como também, suas impressões sobre a vivência de uma votação para cargos políticos.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.