01/10/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos, Charlene Soares
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Distinguir voto manual do voto eletrônico
- Vivenciar uma votação
- Fazer a apuração dos votos.
Para alcançar os objetivos propostos com êxito, os alunos deverão ter conhecimentos sobre uma campanha eleitoral.
1° Momento: A aula deverá ser iniciada por meio de uma conversa na qual o professor suscita nas crianças o interesse em participar do processo de votação. O diálogo poderá ser desencadeado por narrativas do professor acerca de suas vivências relacionadas à votação: local onde vota e o processo propriamente dito. Nesse momento, o professor deverá abordar as formas de votação manual e eletrônica e ouvir as idéias das crianças em relação a estes dois termos.
2° Momento: Ainda na roda, o professor poderá combinar com as crianças a realização de uma eleição na sala de aula. A sugestão é a de organizar uma brincadeira de faz de conta, tendo como tema “as eleições”. Para vivenciar a experiência do voto eletrônico, o professor poderá organizar uma aula passeio ao TRE de sua cidade. Nesse período, há funcionários à disposição orientando os eleitores sobre suas dúvidas, inclusive com um simulador de votação na urna eletrônica.
Visita ao TRE e criança simulando o voto na urna eletrônica. Fonte: arquivos da autora
3° Momento: Depois da experiência do voto eletrônico, as crianças poderão vivenciar a experiência do voto manual, com as cédulas de papel. Nesse momento, a turma transformará a sala de aula em uma secção de votação, com um mesário e um fiscal. Cada eleitor deverá seguir os passos de uma situação real: entrar na fila, ir até a mesa assinar o caderno de votação e depois ir para a cabine. Por fim, a criança deverá colocar a cédula com seu voto na urna.
Mesários e crianças votando. Fonte: arquivos da autora
4° Momento: Ao final do processo de votação, o professor deverá encaminhar a apuração dos votos, que serão contados um a um. A apuração deverá contemplar os seguintes dados: número de eleitores presentes; número de cédulas na urna e total de votos para cada candidato. A apuração também deverá registrar se houve votos em branco e/ou votos nulos.
Ao final da aula, o professor deverá conhecer os avanços e as limitações das crianças em relação aos objetivos pretendidos. Através das linguagens orais, gestuais e escritas, o professor deverá perceber a compreensão das crianças sobre voto manual e eletrônico; do processo de apuração; como também, suas impressões sobre a vivência de uma votação para cargos políticos.
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