13/10/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Identificar experimentalmente a presença de gás carbônico na biosfera.
Reconhecer a importância do Gás Carbônico na biosfera.
Relacionar a emissão de Gás Carbônico e seu lançamento na atmosfera às atividades humanas.
Avaliar a importância ambiental do equilíbrio nas taxas de Gás Carbônico.
Julgar os tratados internacionais para a diminuição da emissão de Gás Carbônico.
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Professor, sugerimos que esse tema seja trabalhado em três aulas, sendo a primeira e a terceira no laboratório de informática onde os alunos deverão estar distribuídos em pequenos grupos (no máximo três alunos por grupo) a fim de realizarem suas pesquisas, leituras e registros de maneira tranquila e possam discutir as informações relevantes com seus colegas de grupo. Se houver disponibilidade de um computador por aluno, promova esse momento de discussão nos grupos no decorrer e/ou final da aula. Disponibilize, por escrito, os endereços para pesquisa. A aula 2 deverá acontecer preferencialmente no laboratório de ciências, mas se não houver esse espaço, você poderá ser realizada em sala de aula.
Professor, comece a aula apresentando imagens como as sugeridas a seguir, para dar início ao assunto. Você poderá utilizar um data show para projetá-las.
Fontes das imagens:
Indústria: http://jornale.com.br/mirian/wp-content/uploads/2009/10/aquecimento-global.jpg . Acessado em 19/09/2010.
geleira: http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2010/03/aquecimento_global_2007_geleira.jpg . Acessado em 19/09/2010
Escapamento: http://www.brenofortes.com/fotos/albums/userpics/10001/080606bf07_b.jpg.Acessado em 19/09/2010
Após um primeiro contato com as imagens, indague aos seus alunos: O que essa cenas têm em comum?
Espera-se que eles relacionem as cenas à questões ambientais, talvez não chegando à emissão de gases e mudanças climáticas. Cabe ao professor ir direcionando essa discussão até chegar a esse ponto. Relacionar as situações ilustradas ao lançamento de gases estufa na atmosfera, especialmente o gás carbônico às mudanças climáticas e ambientais provocadas pelo aquecimento global.
Fechamento - Para fechar a discussão o professor deverá trabalhar com dois vídeos sobre o aquecimento global. No laboratório de informática, os alunos deverão estar em pequenos grupos e de posse dos endereços para que usem a internet de maneira organizada, produtiva e com autonomia. Os itens propostos deverão ser discutidos e registrados pelo grupo para socialização na aula 2.
Vídeo 1- Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ecfF5IObMmY&feature=related . Acessado em 19/09/2010. O vídeo enfatiza as mudanças climáticas e suas consequências no Brasil, ilustrando os casos de impactos em Santa Catarina e da Amazônia. Tendo esses exemplos como referência explicita causas e consequências do aquecimento global.
Vídeo 2- disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Nm8tPLcLn84&feature=related Acessado em 19/09/2010. Além das questões climáticas e ambientais aponta o que podemos fazer para diminuir a emissão de gases estufa.
Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão acessar os endereços abaixo indicados e registrar informações sobre:
O que é o Gás Carbônico e qual é a sua proporção na atmosfera?
Como é o ciclo do gás carbônico na biosfera?
O gás carbônico é sempre um vilão? Pode ser eliminado da biosfera?
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/dioxido_de_carbono.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_carbono
No primeiro momento da aula o professor deverá retomar o que foi visto, lido, registrado e discutido na aula anterior. Cada grupo de alunos deverá socializar sua discussão sobre cada item. O professor deverá enfatizar a importância do Gás Carbônico na biosfera, tanto na composição do ar quanto nos processos vitais dos seres vivos. O desafio é diminuir as taxas de emissão desse gás estufa na atmosfera.
Após o fechamento desse referencial teórico, o professor deverá dar início às atividades experimentais que comprovam a presença de Gás carbônico no ar que expiramos na respiração e sua produção no processo de fermentação.
Os roteiros dessa atividades experimentais estão disponíveis nos endereços a seguir.
http://fisicoquimicacvg.tripod.com/experiencias_para_fazer_em_casa.htm . Acessado em 19/09/2010
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/14/estufandobalao.htm Acessado em 19/09/2010.
Sugerimos que o professor digite esses roteiros fazendo as adaptações que se fizerem necessárias e disponibilize uma cópia por aluno. Cada grupo deverá fazer seus registros. As atividades experimentais deverão ser realizadas, preferencialmente, em um laboratório, mas se não houver esse espaço na escola, são possiveis de se fazer em sala de aula.
Nessa aula, a proposta é um aprofundamento nos conhecimentos sobre o aquecimento global.
Os alunos deverão buscar informações nos endereços sugeridos e registrá-las após discussão no seu grupo de laboratório. Itens de pesquisa e discussão:
Como se explica o aquecimento global.
Causas e consequências.
Medidas mundiais - tratados- para dimuição da emissão de gases estufa.
http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm. Acessado em 19/09/2010
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/aquecimento_global/index.shtml Acessado em 19/09/2010.
Após essa pesquisa, os alunos deverão acessar a página indicada a seguir, onde cada um poderá lançar seus dados a respeito do consumo praticado em seu dia a dia, verificando assim, a sua contribuição para o aquecimento global. É uma atividade que remeterá à reflexão sobre o papel de cada um na luta para desacelerar esse fenômeno.
Calculadora iniciativa verde. Disponível em: http://iniciativaverde.org.br/pt/calculadora Acessado em 19/09/2010.
Interdisciplinaridade
O professor de geografia é um ótimo parceiro para o desenvolvimento desse tema que requer conhecimentos específicos da área para melhor compreensão e ampliação dos conhecimentos sobre o aquecimento global. Cabe um planejamento conjunto e multidisciplinar para que a interdisciplinaridade aconteça.
A avaliação deverá ser processual devendo ser considerada a participação em cada atividade proposta nas discussões em grupo e coletivas.
Os registros de cada aluno no decorrer das atividades deverão ser considerados instrumentos de avaliação quantitativa.
Cinco estrelas 1 classificações
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21/09/2011
Cinco estrelasportal do professor gostei muito da sua aula e tenho certeza que ira me ajudar muito na minha prova de ciências muito obrigado,vou passar esse site para todos os meus amigos da escola.