Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo Hai-Kais

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar repertório de Hai-Kais.
  • Analisar configuração estrutural e temática dos Hai-Kais.
  • Captar imagens para produção de Hai-Kais.
  • Criar Hai-Kais.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Poema e poesia.
  • Envio de e-mail.
  • Pesquisa na internet.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • trabalho em parceria;
  • pesquisa;
  • captura de imagem.

Recursos:

  • computador com internet;
  • câmera digital;
  • programa Word.

Aula 1

Atividade1

Nesta primeira atividade, o professor mostrará aos alunos exemplos de Hai-kais. Para tanto, levará os poemas numerados em fichas de cartolina e cada aluno terá de escolher um número e ler em voz alta o Hai-kai respectivo. Veja alguns exemplos retirados do site http://www.naoser.hpg.ig.com.br/hai-kai.htm .

a noite pinga uma 

estrela no meu olho

e passa

Paulo Leminsk

a noite - enorme 

tudo dorme 

menos teu nome

Paulo Leminsk

será que o doutor 

cobra pela cura 

ou cobra pela dor?

Olga Savary

dia lento 

um velho cavalo 

subindo a encosta

Eunice Arruda

A cada leitura, o professor e os alunos vão construindo sentidos para os poeminhas. Ao final da leitura de Hai-kais, o docente sugere aos alunos que eles escrevam uma definição para esse tipo de poema. Neste momento, é importante chamar a atenção dos alunos para a estrutura composicional, temática do Hai-kai assim como seu estilo. Oralizadas as definições produzidas pelos alunos, eles agora terão de comparar suas produções com a formalização do conceito pelo professor e fazer os ajustes adequados, escrevendo o que faltou ou retirando alguma definição não adequada:

O hai-kai Poema originário do Japão, Bashô, o hai-kai, consta originalmente de 17 sílabas em três versos: o primeiro de cinco, o segundo de sete e o terceiro de cinco. Quem primeiro introduziu o hai-kai .no .Brasil .foi Guilherme de Almeida, que definia essa .forma..como "uma.anotação.poética.e.sincera.de.um momento de elite". Transpondo-o para o português, em 1936 e, posteriormente, em 1947 em Poesia Varia, acrescentou-lhe a rima. Em época mais recente, Paulo Leminski traz novamente o hai-kai, porém adaptando-o, ou seguindo uma tendência já em voga no Brasil (Olga Savary, Armando Catta Preta e outros) à estrutura do poema moderno, ou seja, sem a rima.

http://www.naoser.hpg.ig.com.br/hai-kai.htm 

Haikai (em japonês: 俳句, Haiku ou Haicai?) é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas). Em japonês, haiku são tradicionalmente impressos em uma única linha vertical, enquanto haiku em Língua Portuguesa geralmente aparecem em três linhas, em paralelo."Haijin" é o nome que se dá aos escritores desse tipo de poema, e principal haijin (ou haicaísta), dentre os muitos que destacaram-se nessa arte, foi Matsuô Bashô (1644-1694), que se dedicou a fazer do haikai uma prática espiritual.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Haikai 

Atividade 2

 No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos a busca por Hai-kais e sua história de surgimento no Brasil. Sugestão de alguns sites:

http://www.naoser.hpg.ig.com.br/hai-kai.htm

http://www.seabra.com/cgi-seabra/haikai/randtxt.pl/haikai.html

http://www.kakinet.com/cms/index.php

http://haicaisequetais.blogspot.com/

http://www.hai-kai.blogger.com.br/ 

Ao final da pesquisa, o professor fará a seguinte pergunta: "Alguns dos Hai-kais pesquisados por vocês apresentaram imagens?" A resposta, certamente, será positiva. Daí, o professor deve ressaltar com os alunos que "Muitas vezes, há uma pintura a acompanhar o haicai (ela é chamada de haiga)". http://pt.wikipedia.org/wiki/Haikai 

http://bp1.blogger.com/_erBnGkMTVWE/RihFh5jkvqI/AAAAAAAAABM/AyRqxKywdkQ/s1600-h/372915738_db1a55ef39.jpg 

  • Professor, a pesquisa servirá para os alunos se confrontarem com esse tipo de produção literária e tirarem suas próprias impressões.

Ao final, o professor, solicitará para cada aluno selecionar uma imagem da internet que ele(a) acredite que poderá tornar-se inspiração para a criação de um Hai-kai. Depois de selecionada a imagem, o professor lerá com os alunos a observação de Paulo Leminsk para a criação de Hai-kais:

Como fazer hai-kai, de acordo com Paulo Leminski

- Você tem a fórmula do conteúdo, que é o que os poetas contemporâneos obedecem, ao invés da contagem de sílabas;

- Escolha temas simples: natureza, primavera, verão, outono, inverno;

- O primeiro verso expressa algo permanente, eterno

- O segundo, introduz uma novidade, um fenômeno;

- O terceiro e último, é a síntese;

Depois de escolhidas as imagens, cada aluno produzirá no WORD seu Hai-kai atentando-se para a composição em três versos.

Atividade 3

Terminada a produção, cada aluno deverá enviar para o colega, via e-mail, a imagem selecionada. O desafio será o colega construir um Hai-kai a partir da imagem selecionada pelo outro. No fim da construção do Hai-kai pela imagem dada, os alunos sentarão em duplas e discutirão impressões sobre as obras literárias construídas. Neste momento, caso o professor ache interessante, ele pode solicitar uma produção de texto que objetiva comparar os Hai-kais e o processo de criação.

Aula 2

Atividade

O professor organizará um passeio ao bosque da cidade ou a algum lugar que ache interessante (pode ser dentro da própria escola ou ainda em lugares inusitados, como o banheiro ou a cozinha). Cada aluno deverá levar máquina fotográfica ou aparelho similar para fotograr imagens do lugar (para esta atividade é aconselhado o uso de câmeras digitais para que se trabalhe em momento posterior com as fotos no computador). É como se ao final, tivéssemos o passeio e/ou o lugar sob olhar de cada aluno.

 

Aula 3

Atividade

No laboratório de informática, os alunos transporão suas imagens para o computador e elegerão uma série de cinco imagens para criarem Hai-kais a partir da captura do que acharam interessante no passeio e/ou no lugar.

Aula 4

Atividade

MOSTRA ARTÍSTICA

O professor organizará uma mostra artística para apresentar à comunidade a produção discente. A mostra pode acompanhar um sarau.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação consistirá na compreensão dos alunos quanto à forma e à apreciação do Hai-kai, por meio de atividades de pesquisa, análise e produção.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.