27/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade1
Nesta primeira atividade, o professor mostrará aos alunos exemplos de Hai-kais. Para tanto, levará os poemas numerados em fichas de cartolina e cada aluno terá de escolher um número e ler em voz alta o Hai-kai respectivo. Veja alguns exemplos retirados do site http://www.naoser.hpg.ig.com.br/hai-kai.htm .
a noite pinga uma estrela no meu olho e passa Paulo Leminsk |
a noite - enorme tudo dorme menos teu nome Paulo Leminsk |
será que o doutor cobra pela cura ou cobra pela dor? Olga Savary |
dia lento um velho cavalo subindo a encosta Eunice Arruda |
A cada leitura, o professor e os alunos vão construindo sentidos para os poeminhas. Ao final da leitura de Hai-kais, o docente sugere aos alunos que eles escrevam uma definição para esse tipo de poema. Neste momento, é importante chamar a atenção dos alunos para a estrutura composicional, temática do Hai-kai assim como seu estilo. Oralizadas as definições produzidas pelos alunos, eles agora terão de comparar suas produções com a formalização do conceito pelo professor e fazer os ajustes adequados, escrevendo o que faltou ou retirando alguma definição não adequada:
O hai-kai Poema originário do Japão, Bashô, o hai-kai, consta originalmente de 17 sílabas em três versos: o primeiro de cinco, o segundo de sete e o terceiro de cinco. Quem primeiro introduziu o hai-kai .no .Brasil .foi Guilherme de Almeida, que definia essa .forma..como "uma.anotação.poética.e.sincera.de.um momento de elite". Transpondo-o para o português, em 1936 e, posteriormente, em 1947 em Poesia Varia, acrescentou-lhe a rima. Em época mais recente, Paulo Leminski traz novamente o hai-kai, porém adaptando-o, ou seguindo uma tendência já em voga no Brasil (Olga Savary, Armando Catta Preta e outros) à estrutura do poema moderno, ou seja, sem a rima. |
Haikai (em japonês: 俳句, Haiku ou Haicai?) é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas). Em japonês, haiku são tradicionalmente impressos em uma única linha vertical, enquanto haiku em Língua Portuguesa geralmente aparecem em três linhas, em paralelo."Haijin" é o nome que se dá aos escritores desse tipo de poema, e principal haijin (ou haicaísta), dentre os muitos que destacaram-se nessa arte, foi Matsuô Bashô (1644-1694), que se dedicou a fazer do haikai uma prática espiritual. |
Atividade 2
No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos a busca por Hai-kais e sua história de surgimento no Brasil. Sugestão de alguns sites:
http://www.naoser.hpg.ig.com.br/hai-kai.htm
http://www.seabra.com/cgi-seabra/haikai/randtxt.pl/haikai.html
http://www.kakinet.com/cms/index.php
http://haicaisequetais.blogspot.com/
http://www.hai-kai.blogger.com.br/
Ao final da pesquisa, o professor fará a seguinte pergunta: "Alguns dos Hai-kais pesquisados por vocês apresentaram imagens?" A resposta, certamente, será positiva. Daí, o professor deve ressaltar com os alunos que "Muitas vezes, há uma pintura a acompanhar o haicai (ela é chamada de haiga)". http://pt.wikipedia.org/wiki/Haikai
Ao final, o professor, solicitará para cada aluno selecionar uma imagem da internet que ele(a) acredite que poderá tornar-se inspiração para a criação de um Hai-kai. Depois de selecionada a imagem, o professor lerá com os alunos a observação de Paulo Leminsk para a criação de Hai-kais:
Como fazer hai-kai, de acordo com Paulo Leminski - Você tem a fórmula do conteúdo, que é o que os poetas contemporâneos obedecem, ao invés da contagem de sílabas; - Escolha temas simples: natureza, primavera, verão, outono, inverno; - O primeiro verso expressa algo permanente, eterno - O segundo, introduz uma novidade, um fenômeno; - O terceiro e último, é a síntese; |
Depois de escolhidas as imagens, cada aluno produzirá no WORD seu Hai-kai atentando-se para a composição em três versos.
Atividade 3
Terminada a produção, cada aluno deverá enviar para o colega, via e-mail, a imagem selecionada. O desafio será o colega construir um Hai-kai a partir da imagem selecionada pelo outro. No fim da construção do Hai-kai pela imagem dada, os alunos sentarão em duplas e discutirão impressões sobre as obras literárias construídas. Neste momento, caso o professor ache interessante, ele pode solicitar uma produção de texto que objetiva comparar os Hai-kais e o processo de criação.
Aula 2
Atividade
O professor organizará um passeio ao bosque da cidade ou a algum lugar que ache interessante (pode ser dentro da própria escola ou ainda em lugares inusitados, como o banheiro ou a cozinha). Cada aluno deverá levar máquina fotográfica ou aparelho similar para fotograr imagens do lugar (para esta atividade é aconselhado o uso de câmeras digitais para que se trabalhe em momento posterior com as fotos no computador). É como se ao final, tivéssemos o passeio e/ou o lugar sob olhar de cada aluno.
Aula 3
Atividade
No laboratório de informática, os alunos transporão suas imagens para o computador e elegerão uma série de cinco imagens para criarem Hai-kais a partir da captura do que acharam interessante no passeio e/ou no lugar.
Aula 4
Atividade
MOSTRA ARTÍSTICA
O professor organizará uma mostra artística para apresentar à comunidade a produção discente. A mostra pode acompanhar um sarau.
Para leitura do professor:
http://www.kakinet.com/concurso/
http://hai-kais.blogspot.com/2010/09/mais-3-artigos-sobre-haicai.html
http://www.uece.br/cmla/disserta/tatianedeaguiarsousa.pdf
http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem04/COLE_1562.pdf
A avaliação consistirá na compreensão dos alunos quanto à forma e à apreciação do Hai-kai, por meio de atividades de pesquisa, análise e produção.
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