Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Resenhas cinematográficas

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o gênero resenha: constituição e funcionamento.
  • Interpretar resenha cinematográfica.
  • Assistir a um filme para a produção de uma resenha.
Duração das atividades
4 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Relato oral.
  • Crítica.
  • Resumo.
  • Busca na internet.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • pesquisa;
  • produção escrita.

Recursos:

  • computador com internet;
  • filme.

Aula 1

Atividade 1

Opinando sobre um filme

No laboratório de Informática, para motivação, a aula inicia-se com o professor exibindo o trailer do filme "Shrek para Sempre", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wSIeznm28Wo

 

Após a exibição, o professor conversará com os alunos e questionará: "Quem já viu o filme?" "O que vocês acharam dele?". Depois de escutadas algumas opiniões, o professor dirá à turma que é justamente sobre CRÍTICA de cinema que a aula tratará, mais especificamente do gênero RESENHA CINEMATOGRÁFICA. Nesse ínterim, a opinião dos alunos sobre o filme pode ser considerada uma crítica. Daí a necessidade de o professor ressaltar que os alunos já conseguem produzir uma crítica sobre o que viram. O que farão agora é estudar como essa crítica é posta em uma resenha.

Importante: professor, caso nenhum aluno de sua sala tenha assistido a esse filme especificamente, peça a opinião de outros filmes que já tenham assistido.

Atividade 2

Lendo resenha crítica de filme

Na sequência, ainda no Laboratório de Informática, os alunos acessarão o link http://ratosdecinema.blogspot.com/2010/08/mini-resenhas-agosto-2010.html para lerem a resenha crítica do filme Shrek para Sempre. 

Shrek para Sempre (Shrek Forever After), de Mike Mitchell.

Vozes de Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz

Em cartaz

 

A franquia do ogro criado pela DreamWorks para duelar cara a cara com a Pixar chega ao seu quarto filme e, poderia dizer, [1] com energia suficiente para continuar entretendo platéias infantis e adultas, contando agora com a inovação do 3D (obrigado, Cameron!). [2] Na nova trama o ogro parece cada vez mais triste com a monotonia da vida de casado e com a fama que ganhou em Tão, tão distante, onde ninguém mais sente medo dele. Depois de brigar com a esposa, ele faz um daqueles contratos bem no estilo Fausto com o nanico Rumpelstilskin [3] (quero ver alguma criança decorar esse nome) e, obviamente, vê sua vida se transformar num inferno ainda maior.

A [4] grande sacada deste filme, agora dirigido pelo mesmo sujeito que fez Gigolo por Acidente (?!?), é que [5] o filme realmente tem uma trama interessante. Nada no nível de uma obra da Pixar, [6] mas pelo menos o suficiente para prender a atenção da garotada e dos adultos durante o seu curto tempo de projeção. A série Shrek, alem de debater temas como aceitação pessoal e preconceitos de raça, [7] tem sido também os únicos filmes que prestam nos últimos anos das carreiras de Myers e Murphy – e não é a toa que o personagem do Burro continua sendo o centro de praticamente todas, e quase sempre as melhores, piadas de todo o filme. [8] A decepção fica com a pequena participação do Gato (interpretada magistralmente por outro falido do cinema atual, Antonio Bandeiras). [9] O último capitulo da série de filmes (será?) é na verdade superior ao terceiro e igualmente divertido como o segundo (o primeiro continua imbatível), e embora tenha que apelar para situações um pouco exageradas para tal (nada que incomode a garotada, claro), é diversão garantida para o final de semana principalmente se apreciado em 3D. Ainda assim, é visível que a [10] franquia anda perdendo o fôlego.

Vá por sua conta e risco.

Em seguida, o professor destacará alguns trechos da resenha que serão entregues em xerocópias para discutir com os alunos:

1) Existe neste texto uma ordem em que primeiro se tem o resumo do filme e só depois a crítica ou vice-versa? Comprove sua resposta com fragmentos retirados do texto.

2) Em 1, a avaliação posta tem caráter negativo ou positivo? Há alguma marca irônica nesta parte?

3) Do que se trata todo o trecho 2?

4) No trecho 5, em que o produtor utiliza o advérbio "realmente", o que fica implícito nas entrelinhas?

5) O uso da expressão 'pelo menos" em 6 é capaz de provocar que tipo de reação no leitor? Por quê?

6) Vocês consideram a palavra "prestam" em 7 inadequada? Comentem.

7) Em 8, o produtor introduz uma avaliação depreciativa. Essa avaliação é mercada por quais palavras?

8) Em linhas gerais, qual a visão apresentada por esta resenha, positiva ou negativa? Explique.

Aula 2

Atividade 1

Pesquisando

Depois de terem contato com uma resenha cinematográfica e analisado tanto sua forma composicional quanto seu estilo, os alunos, no laboratório de informática, pesquisarão por resenhas de seus filmes preferidos em sites de busca. Algumas dicas de sites:

http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/ 

http://www.resenhasdefilmes.com.br/ 

http://marcos.mazo.nom.br/site/taxonomy/term/20 

Encontrando as resenhas, os alunos prepararão um relato oral para socializarem com os colegas a positividade ou a negatividade emitida pelo resenhista. Ainda, comentarão com a turma sua opinião quanto:

 à resenha;

ao filme.

Depois da pesquisa e dos relatos, o professor conduzirá a turma para a compreensão sobre:

i) quem produz uma resenha.

ii) lugar onde é possível encontrarmos resenhas.

 iii) quem consome resenhas.

Essas questões serão apenas discutidas oralmente, uma vez que feita a pesquisa, os alunos terão condições de, minimamente, pensar sobre o gênero resenha (constituição, funcionamento e estilo).

Aula 3

Atividade

Assistindo a um filme

O professor escolherá um filme (de preferência atual) para exibir aos alunos. Antes de tudo, o docente deve alertar que após a exibição do filme, haverá uma discussão sobre alguns pontos por ele polemizados e, consequente, produção de uma resenha cinematográfica.

Importante: professor, no momento de escolher os pontos a serem discutidos, prefira passagens do filme que tratem de polêmicas ou que geram sentimentos adversos bem como trabalhe com os alunos a opinião deles com relação à construção da trama e dos personagens, a ambientação do filme etc.

Aula 4

Atividade

Produzindo uma resenha cinematográfica

Momento de produção da resenha cinematográfica que deverá, posteriormente, passar por reescritas até ser postada em um blog da turma ou publicadas no jornal da escola. O que interessa é dar circulação social à resenha para que ela cumpra com sua finalidade comunicacional: evidenciar a opinião sobre um filme, induzindo ou não pessoas a assistirem-no.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados por meio da atividade interpretativa da resenha cinematográfica, da discussão sobre o filme assistido e da produção do gênero. O mais importante é o aluno ter clareza de que a resenha cinematográfica muito mais do que emitir uma opinião, ela influencia na venda, no consumo do produto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.