Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Composição de Funções Através da Análise Gráfica

 

24/10/2010

Autor e Coautor(es)
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fernando Celso Villar Marinho, Rita Maria Cardoso Meirelles, Jackson Lopes, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Edite Resende Vieira, Armando Tramontano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a imagem de uma função através de seu gráfico;
  • Obter a imagem de uma função composta a partir da análise dos gráficos de suas funções componentes;
  • Elaborar uma estrutura de passos seqüenciais para obtenção do elemento imagem em uma composição de funções.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Identificar o plano cartesiano e seus eixos como representações gráficas de conjuntos;
  • Reconhecer a função como uma relação particular entre dois conjuntos;
  • Manipular algebricamente a composição de funções.
Estratégias e recursos da aula

Caro professor, a proposta aqui apresentada é baseada em atividade disponível no site do Projeto Novas Tecnologias no Ensino (http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/projetoc/precalculo/index.htm) utilizando a ferramenta Descartes, desenvolvida pelo Proyecto Descartes (http://descartes.cnice.mec.es). Este aplicativo e suas atividades são regulados pela licença de uso “Creative Commons” (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/es/deed.pt).

Esta aula deverá ser realizada em um Laboratório de Informática. As atividades exploratórias podem ser feitas em duplas ou trios e, neste caso, deve ser estimulado o diálogo entre os componentes de cada grupo, o que tende a promover uma construção coletiva do conhecimento, a partir das observações e trocas de experiências entre os colegas.

Sempre que possível, cabe debater com toda a turma o que cada grupo pôde observar. Isto pode servir ao professor, inclusive, como um dos critérios para aferir o real aprendizado dos alunos, a título de avaliação diagnóstica da turma e de cada indivíduo.

Atividade 01 - Operando com Funções

Utilize o recurso da ferramenta Descartes em http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/ComposicaoDeFuncoesAtravesDaAnaliseGrafica01.html para explorar com os alunos as conseqüências das operações com funções em termos gráficos. Observe:

Inicialmente, mostre aos alunos utilizando o gráfico acima que, para cada valor no eixo x, temos um correspondente no eixo y, relacionado ao gráfico da função. Informe a eles que o conjunto de pontos do eixo y que possuem um correspondente no eixo x é o que chamamos “Conjunto Imagem” da função. Este conceito de imagem é importante no processo de composição de funções, dado que em uma composição o Domínio da segunda função deve estar contido no Conjunto Imagem da primeira.

Faça os alunos notarem, utilizando o recurso relacionado no início desta seção, que a coordenada y do gráfico da função f(x) + g(x) é a soma das coordenadas y de f(x) e g(x), para um mesmo x. Formalmente falando, para cada x0, temos que uma função h(x) = f(x) + g(x) satisfaz h(x0) = f(x0) + g(x0).

O segundo passo desta atividade mostra dois exemplos bem interessantes.

No primeiro, vamos somar uma função constante à função sen(x). Quando somamos uma função f a uma função constante g, o gráfico da f é simplesmente deslocado verticalmente. Neste caso particular, onde a função f é sen(x), este gráfico passa a “envolver” o gráfico da função constante. Observe:

Isto ocorre devido ao fato de que o seno varia de -1 a 1. Assim, ao somar o seno a uma função constante, tudo que estamos fazendo é somar um número (fixo, neste caso) ao seno; e, dependendo do valor de x considerado, a constante pode ser acrescida de até uma unidade, decrescida de até uma unidade, ou nada ocorrerá (caso em que o seno é zero). Com isto, o gráfico do seno não pode “se afastar” do gráfico da função constante.

Se realizarmos o mesmo procedimento, agora utilizando uma função do primeiro grau, ao invés de uma função constante, o efeito será o mesmo:

É importante mostrar aos alunos que, neste caso, o gráfico de x + sen(x) tem a oscilação característica do seno, no entanto em torno da reta descrita por y = x. Isto ocorre devido ao fator somado ao seno para cada valor x0, analogamente ao que ocorrera para a função constante.

Para Reflexão da Turma

Note ainda que este comportamento não é compartilhado por funções de graus superiores, cujo valor é rapidamente muito superior ao do seno, de modo que este interfere muito pouco em seus gráficos. Desafie a turma a justificar o motivo que faz com que o gráfico do seno não se comporte do mesmo modo com funções de graus maiores ou iguais a 2.

Atividade 02 - Composição de Funções em Biologia

Leve os alunos a analisarem o seguinte problema (adaptado do originalmente publicado em http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/projetoc/precalculo/sala/Atividades/capitulos/comp12.html):

Um biólogo está analisando a população de uma espécie de peixe nas águas de um canal. Ele está interessado em estudar a variação da reprodução destes animais durante 10 semanas. Por estudos de laboratório, ele sabe que a temperatura da água influi na reprodução desta espécie. A Tabela 1 nos mostra como se dá essa dependência.

ºC

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

Crias

1.3

1.5

1.7

2.0

2.3

2.6

2.9

2.8

2.7

2.6

2.4

2.3

2.2

2.0

1.8

1.5

1.1

 (Tabela 1: Temperatura da Agua em ºC e Média de Crias por Fêmea e Dia)

Durante 10 semanas, o biólogo mediu a temperatura média da água do canal. A Tabela 2 nos mostra os resultados obtidos.

Semana

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

ºC

13

14

15

17

20

18

21

25

22

18

(Tabela 2: Semana e Temperatura da Água em ºC)

Combinando as duas tabelas, o biólogo pode averiguar o número médio de crias, por fêmea e dia, no canal, durante essas dez semanas e decidir qual o melhor momento . Para isso, basta organizar os dados coletados nas duas tabelas. Faça uma nova tabela, que considere a semana e a média de crias por fêmea e dia, para descobrir quais foram as três semanas mais favoráveis à reprodução desse peixe.

OBS.: A solução encontra-se no final desta aula.

Na página citada como referência há uma tabela adicional, que pode ser preenchida com as respostas e verificada. Em um laboratório de informática, é possível fazer com que os alunos realizem a tarefa e escrevam seus resultados na tela, clicando a seguir no botão "Comprovar", onde poderão verificar se suas respostas estão corretas.

Este é um bom momento para incentivar os alunos a procurarem outros casos cotidianos que envolvam este tipo de operação composta; por exemplo: “Quanto foi gasto por um aluno com lanche em cada semana de aula, em função do biscoito/bolacha comprado e sabendo que cada tipo deles possui um preço diferente?

Atividade 03 - Compondo Funções a Partir de Gráficos

As atividades anteriores devem auxiliar o aluno a compreender o efeito que operações com funções podem ter do ponto de vista gráfico, e ainda estabelecer um processo intuitivo acerca da composição como uma “seqüência de passos encadeados”, onde o segundo passo depende diretamente do resultado do primeiro, e assim por diante.

Em seguida, os alunos devem estar prontos a interagir com uma atividade que visa conduzir a turma a construir um procedimento de composição de funções a partir dos gráficos das funções componentes.

Utilize o recurso da ferramenta Descartes em http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/ComposicaoDeFuncoesAtravesDaAnaliseGrafica02.html para percorrer o procedimento de composição de funções a partir de seus gráficos.

Nele, são consideradas as funções f(x) = x2 e g(x) = 2x + 1. São definidos 6 passos para encontrar a função composta graficamente, além de um 7º passo que visa encontrar a expressão algébrica da composta e compará-la com o resultado obtido graficamente. Os passos, resumidos aqui, são:

Preparação: Traçar o gráfico das duas funções. Para obter h(x) = g(f(x)), temos que traçar o gráfico de g(x) e de f(x).

  1. Traçar o gráfico auxiliar de y = x. Ele será bastante útil, uma vez que serve para “transferir” as coordenadas de um eixo a outro. Por exemplo, ao termos um ponto de ordenada 3 sobre o gráfico de f(x), podemos encontrar no eixo x o ponto de abscissa 3 facilmente, fazendo a imagem inversa do ponto (0,3) em relação a y = x, donde obtemos (3,0).
  2. Usando y = x encontramos no eixo das abscissas o correspondente ao valor de f(x). Este será o valor a ser inserido na função g.
  3. Usando o valor encontrado, utilizar o gráfico de g(x) para obter a sua imagem, isto é, o valor de g(f(x)).
  4. Este ponto é um ponto do gráfico de h(x) = gof(x).
  5. Para traçar o gráfico da gof, é possível modificar o valor do parâmetro x, e teremos uma família de pontos marcados na cena. Todos os pontos marcados pertencem ao gráfico de h(x).
  6. Encontre a expressão algébrica para a função gof e verifique se o gráfico obtido condiz com a expressão encontrada algebricamente.

Composição de Funções em Biologia: semana 1 = 1.5, semana 2 = 1.7, semana 3 = 2.0, semana 4 = 2.6, semana 5 = 2.7, semana 6 = 2.9, semana 7 = 2.6, semana 8 = 2.0, semana 9 = 2.4, semana 10 = 2.9.

Recursos Complementares

DESCARTES. Página do Projeto. http://descartes.cnice.mec.es/ 

SANTOS, A.R. (coord.) Introdução às Funções Reais. Projeto Novas Tecnologias no Ensino. Instituto de Matemática, UFRJ. http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/projetoc/precalculo/index.htm 

SEGADAS, C. et al. Desalgebrizando o Estudo de Funções Compostas. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Disponível em http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Minicurso/Trabalhos/MC03626583740T.doc 

Avaliação

A avaliação, de caráter diagnóstico e objetivando o desenvolvimento do aluno, pode ser executada ao longo da atividade, em observância aos seguintes pontos:

  • Participação ativa do aluno na parte da aula em que ele deve buscar no cotidiano exemplos de composição de funções;
  • Verificação de aprendizado através de observação pelo professor dos experimentos realizados em cada etapa da aula. O professor deve inferir (se necessário através de perguntas à classe) se os grupos de fato compreenderam o que lhes foi solicitado em cada etapa, pois cada fase da atividade depende logicamente de um correto entendimento da etapa anterior.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.