Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORIENTAÇÃO ESPACIAL

 

25/10/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Aprender a localizar-se a partir de um ponto de referência;
  • Aprender a utilizar os mapas.
Duração das atividades
3 momentos de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO 

O professor inicia a aula apresentando ao grupo o mapa da escola (a sua planta baixa), colocado no chão, no meio da roda, para que as crianças tenham uma melhor visualização. Após a apresentação, o professor pede para que as crianças localizarem a sala de aula, como também outros lugares da escola (biblioteca, direção, parque etc). Sugerimos que o professor disponha também de outras cópias desse material para que em seguida divida a sala em grupos,distribua uma cópia do mapa da escola e aos poucos vá solicitando que a turma marque outros espaços da escola.

2º MOMENTO

Nesse momento o professor cria situações para que as crianças sugiram caminhos a serem percorridos no mapa da escola para a realização de alguma atividade. É importante que o professor oriente o grupo a marcar o ponto de saída e o ponto de chegada para que depois cada um risque no mapa o trajeto a ser percorrido, conforme o exemplo abaixo:

  • João que sair da sala de aula do 2º ano e ir à biblioteca. Qual trajeto ele fará?       
  • Pedro saiu da Secretaria e quer ir ao banheiro. Qual trajeto ele fará?

Ao final das instruções cada grupo deverá registrar o percurso em seu mapa. É importante que os registros sejam compartilhados com toda a turma. O professor deverá questionar a turma (se ocorrer trajetos diferentes) sobre quais foi o trajeto mais longo, qual o trajeto mais curto etc.

Obs.: Tanto o 1º como o 2º momento poderão ser trabalhados, também, com o mapa do bairro da escola. O professor poderá destacar nesse bairro as principais localizações (pontos comerciais) e daí indicar trajetos possíveis como também possíveis localizações.   

3º MOMENTO

Sugerimos para esse momento que o professor leve a turma ao laboratório de informática para executarem o jogo: “Daqui prá lá de lá prá cá". Neste jogo, os alunos vão colocar em prática conhecimentos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade.

É importante que o professor perceba se os seus alunos dão conta dos objetivos propostos, colocando em práticas a temática trabalhada.

Esse jogo encontra-se no seguinte link:

http://alvarovelho.net/index.php?option=com_content&view=article&id=1188:daqui-para-la&catid=100&Itemid=100119 

Imagem do jogo 

Recursos Complementares

Sugerimos a visita ao link: http://www.sinpropar.org.br/?action=read&eid=142&id=690&system=news 

Este link aborda a temática discutida. 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Conseguiram localizar os ambiente apresentados pelo professor (no mapa da escola, do bairro);
  • Construíram os trajetos sugeridos pelo professor;
  • Participaram do jogo "Daqui pra lá de lá pra cá", buscando soluções para os desafios lançados.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.