25/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
1º MOMENTO
O professor inicia a aula apresentando ao grupo o mapa da escola (a sua planta baixa), colocado no chão, no meio da roda, para que as crianças tenham uma melhor visualização. Após a apresentação, o professor pede para que as crianças localizarem a sala de aula, como também outros lugares da escola (biblioteca, direção, parque etc). Sugerimos que o professor disponha também de outras cópias desse material para que em seguida divida a sala em grupos,distribua uma cópia do mapa da escola e aos poucos vá solicitando que a turma marque outros espaços da escola.
2º MOMENTO
Nesse momento o professor cria situações para que as crianças sugiram caminhos a serem percorridos no mapa da escola para a realização de alguma atividade. É importante que o professor oriente o grupo a marcar o ponto de saída e o ponto de chegada para que depois cada um risque no mapa o trajeto a ser percorrido, conforme o exemplo abaixo:
Ao final das instruções cada grupo deverá registrar o percurso em seu mapa. É importante que os registros sejam compartilhados com toda a turma. O professor deverá questionar a turma (se ocorrer trajetos diferentes) sobre quais foi o trajeto mais longo, qual o trajeto mais curto etc.
Obs.: Tanto o 1º como o 2º momento poderão ser trabalhados, também, com o mapa do bairro da escola. O professor poderá destacar nesse bairro as principais localizações (pontos comerciais) e daí indicar trajetos possíveis como também possíveis localizações.
3º MOMENTO
Sugerimos para esse momento que o professor leve a turma ao laboratório de informática para executarem o jogo: “Daqui prá lá de lá prá cá". Neste jogo, os alunos vão colocar em prática conhecimentos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade.
É importante que o professor perceba se os seus alunos dão conta dos objetivos propostos, colocando em práticas a temática trabalhada.
Esse jogo encontra-se no seguinte link:
Imagem do jogo
Sugerimos a visita ao link: http://www.sinpropar.org.br/?action=read&eid=142&id=690&system=news
Este link aborda a temática discutida.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/11/2010
Cinco estrelasSuper legal