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Estratégias indígenas para a preservação de suas histórias e de suas culturas no Brasil atual

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer estratégias utilizadas por povos indígenas da atualidade, no Brasil, no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas.

Identificar dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na preservação de suas histórias e culturas na sociedade brasileira atual.

Refletir sobre a importância da preservação das histórias e culturas dos indígenas no Brasil, como um aspecto fundamental do reconhecimento dos direitos de cidadania desses povos.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Povos indígenas do Brasil no período anterior à chegada dos portugueses.

A colonização portuguesa no Brasil.

A trajetória histórica dos povos indígenas na sociedade brasileira, após o século XV. 

Estratégias e recursos da aula

Para introduzir a temática, a proposta é o trabalho com três vídeos de curta duração, da série "Indios no Brasil", os quais totalizam 54 minutos. Para saber sobre a ficha técnica e episódios da série, bem como sobre os representantes indígenas que os apresentam, acesse:

http://www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php                                                                                http://www.socioambiental.org/website/parabolicas59/secoes/video2.htm  

I- Os tempos da "História do Brasil" na representação dos povos indígenas do Acre

Os professores indígenas do Acre produziram uma cartilha intitulada "História Indígena", a qual divide a História do Brasil em quatro períodos: o tempo da maloca, o tempo da correria, o tempo do cativeiro e o tempo dos direitos. Portanto, a primeira atividade desta aula tem o objetivo de focalizar as representações dos indígenas a respeito da sua história, antes e depois dos colonizadores.

Orientações para a atividade:

1- Projeção do vídeo da série "Indios no Brasil", intitulado "Uma outra história", de curta duração (17 min.), o qual apresenta em linhas gerais, entre outras questões, o conteúdo da cartilha, caracterizando cada um dos tempos da História do Brasil, sob o ponto de vista dos indígenas do Acre.

Uma outra história [Índios no Brasil] 

2- Promover, entre os alunos, uma reflexão a respeito das características principais de cada período da história do Brasil, segundo a concepção dos índios do Acre. 

O tempo da maloca, como explicam os professores Joaquim Maná (Kaxinawá, AC) e Jaime Lulhu (Manchineri, AC)   é o tempo da vida livre, saudável, onde o alimento era farto e os povos indígenas vivenciavam livremente as suas tradições e os seus costumes.

O tempo da correria é o tempo da chegada dos europeus, no caso dos indígenas brasileiros, da chegada dos portugueses. Eles o denominam de correria por representar a fuga dos índios que foram forçados a "dar o  seu lugar para os brancos". Na memória dos índios do Acre, o tempo da correria é também aquele dos abusos contra as mulheres indígenas e das doenças trazidas pelos colonizadores.

O tempo do cativeiro é o tempo da escravização dos índios, quando são marcados a ferro e tratados como animais, forçados a trabalhar para os colonizadores.

O tempo dos direitos é o tempo da luta pela demarcação das terras, por escolas e agentes de saúde nas aldeias, por direitos de cidadania, como defende o professor Maná.

 Orientar os alunos a observarem atentamente os desenhos produzidos pelos índios para cada "tempo", ressaltando as diferenças entre cada período. Esta atividade deve ser sistematizada, por escrito, no caderno.

II- Aprofundando a reflexão: projeção do vídeo "Nossas Línguas"

Nossas línguas [Índios no Brasil] 

1- Para aprofundar a reflexão a respeito da importância das escolas indígenas na preservação das histórias e culturas dos povos indígenas do Brasil, fortalecendo, por exemplo, a língua como fator de resistência cultural, propor aos alunos que assistam outro vídeo da série "Indios no Brasil", intitulado "Nossas Línguas" (20 min.). No vídeo, entre outras questões abordadas, a socióloga Kaingang, Azilene Inácio, fala de sua experiência, quando criança, com as escolas do SPI (Serviço de Proteção ao Índio).

A partir da projeção do vídeo, destacar as seguintes questões, por meio de debate:

a- A criação do SPI em 1910 e a sua substituição pela FUNAI em 1967. Orientar os alunos para uma consulta a respeito dos dois órgãos oficiais, buscando informações quanto às suas funções e quanto à visão dos povos indígenas sobre os mesmos.

b- Depoimento da socióloga Kaingang Azilene Inácio:

"Eu me lembro das escolas do SPI, a repressão à língua, a proibição de falar, os militares colocavam a nossa língua como uma coisa feia (...) eu me lembro da política dos panelões nas áreas indígenas, ao meio-dia se batia um sino como se tivesse chamando o gado para comer, todo mundo corria com a sua bacia, mas você não podia pedir a comida em kaingang, você tinha que pedir em português, e se você pedisse em kaingang você voltava para o final da fila, se sobrasse comida você pegava, se não sobrasse vc não pegava."

Discutir com os alunos os significados, para os indígenas, do SPI.

c- As possibilidades colocadas no vídeo, para a preservação da língua e da história dos povos.

d- As línguas indígenas faladas no Brasil.

III- Projeção do vídeo "Nossos direitos"

Acesso para download em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8608  

Duração: (17 min.)

Sinopse: Depoimentos sobre os direitos já conquistados e legitimados pela constituição atualmente vigente: o direito à terra, à saúde, ao ensino de suas línguas e à livre organização de suas comunidades. Lideranças indígenas reiteram a necessidade de se respeitar os direitos conquistados pelos povos indígenas. Há depoimentos do líder da federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIR), Pedro Garcia e lideranças das tribos indígenas Kaiowá, Kaxinawá, Yanomami, Ashaninka e Kaingang.

Orientações para a atividade:

1- Após a projeção do vídeo e o debate das suas idéias centrais, os alunos devem sistematizar, por escrito, as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas do Brasil, na atualidade e as estratégias utilizadas no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas.

IV- A luta pelo reconhecimento dos direitos de cidadania dos povos indígenas no Brasil

O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos a sistematização de dados e informações a respeito dos direitos de cidadania dos povos indígenas no Brasil, tal como se apresentam na constituição de 1988 e nas ações de órgãos e associações que representam os seus interesses. A partir do trabalho de sistematização, o professor deverá promover, entre os alunos, a reflexão e o debate dos princípios e ações que os/as caracterizam.

Orientações para a atividade:

1- Dividir os alunos em grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por um dos temas abaixo indicados:

a- A Constituição de 1988 e os direitos de cidadania dos povos indígenas no Brasil.

b- Órgãos e associações que atuam na defesa e na luta pelos direitos de cidadania dos povos indígenas do Brasil.

Sugestões de links para a consulta dos alunos:

http://pib.socioambiental.org/pt/c/iniciativas-indigenas/organizacoes-indigenas/sobre-as-organizacoes    

http://www.socioambiental.org/inst/index.shtm   

http://www.funai.gov.br/projetos/Plano_editorial/livro18.htm 

http://www.funai.gov.br/ 

2- Cada grupo deverá apresentar as suas conclusões para os demais colegas em um seminário.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Uma outra história [Índios no Brasil] Vídeo
Nossas línguas [Índios no Brasil] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor fornecendo-lhe, constantemente, elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho, por meio das atividades de leitura, interpretação, debate, pesquisa e seminário.Também poderá avaliar os alunos a partir das conclusões sistematizadas no caderno. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos para a aula foram efetivamente alcançados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • maria eliomar diniz monteiro, SEDUC. Crede 01 Maracanaú-Ce. , Ceará - disse:
    maza.dm@hotmail.com

    10/12/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito e gostaria de que tivesse sobre desenho, pintura e arquitetura indigena brasileira


  • Fernanda Lacerda de Aguiar, Fundação Bradesco , Distrito Federal - disse:
    nandinhalaguiar@hotmail.com

    25/04/2011

    Cinco estrelas

    Estou trabalhando esses Tempos Indígenas com a turma de 4º ano da Fundação Bradesco de Ceilêndia, gostaria muito de baixar o vídeo para apresentá-lo aos alunos, como consigo?


  • MARIA DAS GRAÇAS ALVES, FUNDAÇÃO BRADESCO , Paraíba - disse:
    mgalves29@yahoo.com.br

    03/04/2011

    Cinco estrelas

    As aulas elaboradas que abordaram o conteúdos retratando os tempos na história dos índios do Acre foi excelente. Principalmente devido a sequência didática apresentadas e os vídeos. Trabalhei com meus alunos e as aulas fora um sucesso.


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