07/10/2010
Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Conhecer estratégias utilizadas por povos indígenas da atualidade, no Brasil, no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas.
Identificar dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na preservação de suas histórias e culturas na sociedade brasileira atual.
Refletir sobre a importância da preservação das histórias e culturas dos indígenas no Brasil, como um aspecto fundamental do reconhecimento dos direitos de cidadania desses povos.
Povos indígenas do Brasil no período anterior à chegada dos portugueses.
A colonização portuguesa no Brasil.
A trajetória histórica dos povos indígenas na sociedade brasileira, após o século XV.
Para introduzir a temática, a proposta é o trabalho com três vídeos de curta duração, da série "Indios no Brasil", os quais totalizam 54 minutos. Para saber sobre a ficha técnica e episódios da série, bem como sobre os representantes indígenas que os apresentam, acesse:
http://www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php http://www.socioambiental.org/website/parabolicas59/secoes/video2.htm
Os professores indígenas do Acre produziram uma cartilha intitulada "História Indígena", a qual divide a História do Brasil em quatro períodos: o tempo da maloca, o tempo da correria, o tempo do cativeiro e o tempo dos direitos. Portanto, a primeira atividade desta aula tem o objetivo de focalizar as representações dos indígenas a respeito da sua história, antes e depois dos colonizadores.
Orientações para a atividade:
1- Projeção do vídeo da série "Indios no Brasil", intitulado "Uma outra história", de curta duração (17 min.), o qual apresenta em linhas gerais, entre outras questões, o conteúdo da cartilha, caracterizando cada um dos tempos da História do Brasil, sob o ponto de vista dos indígenas do Acre.
Uma outra história [Índios no Brasil]
2- Promover, entre os alunos, uma reflexão a respeito das características principais de cada período da história do Brasil, segundo a concepção dos índios do Acre.
O tempo da maloca, como explicam os professores Joaquim Maná (Kaxinawá, AC) e Jaime Lulhu (Manchineri, AC) é o tempo da vida livre, saudável, onde o alimento era farto e os povos indígenas vivenciavam livremente as suas tradições e os seus costumes.
O tempo da correria é o tempo da chegada dos europeus, no caso dos indígenas brasileiros, da chegada dos portugueses. Eles o denominam de correria por representar a fuga dos índios que foram forçados a "dar o seu lugar para os brancos". Na memória dos índios do Acre, o tempo da correria é também aquele dos abusos contra as mulheres indígenas e das doenças trazidas pelos colonizadores.
O tempo do cativeiro é o tempo da escravização dos índios, quando são marcados a ferro e tratados como animais, forçados a trabalhar para os colonizadores.
O tempo dos direitos é o tempo da luta pela demarcação das terras, por escolas e agentes de saúde nas aldeias, por direitos de cidadania, como defende o professor Maná.
Orientar os alunos a observarem atentamente os desenhos produzidos pelos índios para cada "tempo", ressaltando as diferenças entre cada período. Esta atividade deve ser sistematizada, por escrito, no caderno.
1- Para aprofundar a reflexão a respeito da importância das escolas indígenas na preservação das histórias e culturas dos povos indígenas do Brasil, fortalecendo, por exemplo, a língua como fator de resistência cultural, propor aos alunos que assistam outro vídeo da série "Indios no Brasil", intitulado "Nossas Línguas" (20 min.). No vídeo, entre outras questões abordadas, a socióloga Kaingang, Azilene Inácio, fala de sua experiência, quando criança, com as escolas do SPI (Serviço de Proteção ao Índio).
A partir da projeção do vídeo, destacar as seguintes questões, por meio de debate:
a- A criação do SPI em 1910 e a sua substituição pela FUNAI em 1967. Orientar os alunos para uma consulta a respeito dos dois órgãos oficiais, buscando informações quanto às suas funções e quanto à visão dos povos indígenas sobre os mesmos.
b- Depoimento da socióloga Kaingang Azilene Inácio:
"Eu me lembro das escolas do SPI, a repressão à língua, a proibição de falar, os militares colocavam a nossa língua como uma coisa feia (...) eu me lembro da política dos panelões nas áreas indígenas, ao meio-dia se batia um sino como se tivesse chamando o gado para comer, todo mundo corria com a sua bacia, mas você não podia pedir a comida em kaingang, você tinha que pedir em português, e se você pedisse em kaingang você voltava para o final da fila, se sobrasse comida você pegava, se não sobrasse vc não pegava."
Discutir com os alunos os significados, para os indígenas, do SPI.
c- As possibilidades colocadas no vídeo, para a preservação da língua e da história dos povos.
d- As línguas indígenas faladas no Brasil.
Acesso para download em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8608
Duração: (17 min.)
Sinopse: Depoimentos sobre os direitos já conquistados e legitimados pela constituição atualmente vigente: o direito à terra, à saúde, ao ensino de suas línguas e à livre organização de suas comunidades. Lideranças indígenas reiteram a necessidade de se respeitar os direitos conquistados pelos povos indígenas. Há depoimentos do líder da federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIR), Pedro Garcia e lideranças das tribos indígenas Kaiowá, Kaxinawá, Yanomami, Ashaninka e Kaingang.
Orientações para a atividade:
1- Após a projeção do vídeo e o debate das suas idéias centrais, os alunos devem sistematizar, por escrito, as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas do Brasil, na atualidade e as estratégias utilizadas no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas.
O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos a sistematização de dados e informações a respeito dos direitos de cidadania dos povos indígenas no Brasil, tal como se apresentam na constituição de 1988 e nas ações de órgãos e associações que representam os seus interesses. A partir do trabalho de sistematização, o professor deverá promover, entre os alunos, a reflexão e o debate dos princípios e ações que os/as caracterizam.
Orientações para a atividade:
1- Dividir os alunos em grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por um dos temas abaixo indicados:
a- A Constituição de 1988 e os direitos de cidadania dos povos indígenas no Brasil.
b- Órgãos e associações que atuam na defesa e na luta pelos direitos de cidadania dos povos indígenas do Brasil.
Sugestões de links para a consulta dos alunos:
http://www.socioambiental.org/inst/index.shtm
http://www.funai.gov.br/projetos/Plano_editorial/livro18.htm
2- Cada grupo deverá apresentar as suas conclusões para os demais colegas em um seminário.
Nome | Tipo |
---|---|
Uma outra história [Índios no Brasil] | Vídeo |
Nossas línguas [Índios no Brasil] | Vídeo |
Para aprofundar as discussões da aula, acesse:
http://babeldasartes.wordpress.com/2009/04/19/dia-do-indio-quase-nada-a-comemorar/
http://observatoriodedireitosindigenas-odin.blogspot.com/2010_02_01_archive.html
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor fornecendo-lhe, constantemente, elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho, por meio das atividades de leitura, interpretação, debate, pesquisa e seminário.Também poderá avaliar os alunos a partir das conclusões sistematizadas no caderno. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos para a aula foram efetivamente alcançados pelos alunos.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/12/2012
Cinco estrelasGostei muito e gostaria de que tivesse sobre desenho, pintura e arquitetura indigena brasileira
25/04/2011
Cinco estrelasEstou trabalhando esses Tempos Indígenas com a turma de 4º ano da Fundação Bradesco de Ceilêndia, gostaria muito de baixar o vídeo para apresentá-lo aos alunos, como consigo?
03/04/2011
Cinco estrelasAs aulas elaboradas que abordaram o conteúdos retratando os tempos na história dos índios do Acre foi excelente. Principalmente devido a sequência didática apresentadas e os vídeos. Trabalhei com meus alunos e as aulas fora um sucesso.