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Yoga: que bicho é este?

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar o tema Yoga;

Vivenciar exercícios de Yoga relacionados ao alongamento, respiração e concentração;

Vivenciar coletivamente uma sequência de exercícios e posições de Yoga;

Explicitar os sentimentos e as percepções durante a vivência do Yoga.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Reservar uma quadra ou uma sala de aula ampla e arejada, para realizar uma aula de alongamento e exercícios respiratórios.

Solicitar que todos os alunos venham para essa aula, com roupas apropriadas - bermudas e camisetas confortáveis, largas e que não limitem o movimento.  

Aula 1

Iniciar a aula com exercícios de alongamento - braços, pernas e tronco. Orientar os alunos para que faça cada exercício respeitando os seguintes procedimentos:

  1. Começar a fazer o movimento e ir até o seu limite, parando antes de chegar ao limite extremo;
  2. Parar sempre antes de começar a doer;
  3. Não forçar o colega ou, a si mesmo, a fazer um movimento além do que consegue;
  4. O professor marcará um tempo para cada movimento – de 20 a 30 segundos – evitando ultrapassar o limite de 10 minutos do tempo total do alongamento.
  5. Realizar os exercícios de alongamento com todos os segmentos corporais.

Sugestões de exercícios de alongamentos:

Exercício 01: De pé, estender os braços acima da cabeça, alongando a musculatura lateral do corpo, até ficar na ponta dos pés;

Exercício 02: De pé, alongar os músculos do pescoço, virando a cabeça para um lado e depois para o outro, tentando colocar a orelha no ombro;

Exercício 03: Em seguida, inclinar levemente o tronco para um lado com os braços estendidos e as pernas afastadas, como se fossem alcançar um dos joelhos. Fazer para os dois lados;

Exercício 04: Tentar inclinar um pouco mais, como se fosse encostar no pé. Esse movimento, também deve ser realizado para os dois lados.

Exercício 05: De pé e com as pernas afastadas lateralmente, elevar os braços por trás do corpo e segurar suas mãos, girar o tronco para o lado e flexionar a perna do lado que fez o giro de tronco e tentar encostar o peito no joelho que está flexionado.

Exercício 06: De pé e com as pernas afastadas, flexionar o tronco para frente e colocar as palmas das mãos no solo, entre as pernas.

Exercício 07: Em seguida, levantar totalmente seu corpo, estender os braços para cima da cabeça e flexionar o tronco, mantendo os braços atrás da cabeça.

Exercício 08: Logo após, flexionar o tronco para frente e colocar as palmas das mãos no solo a frente das pernas.

Exercício 09: Esse último, você deverá agachar, mantendo os pés totalmente em contato com o solo e, levar os braços para frente do corpo, deixando os joelhos entre eles.

Fonte: Sequência de exercício organizada pelo próprio autor. Imagens disponíveis no site: http://www.yogakobrasol.org/html/img/ilustracoes_pratica_basica_de_swasthya_yoga.gif Acesso em 18/09/2010. 

Terminada essa sequência de exercícios de alongamento, reunir os alunos para discutir sobre as seguintes perguntas:

  1. Como você se sente após a realização dessa atividade?
  2. Teve algum segmento de seu corpo que doeu mais do que os outros? Qual? Você sabe por que esse segmento de seu corpo doeu mais?
  3. Você controlou sua respiração?
  4. Você conhece algum método de realizar o alongamento com o controle da respiração? Qual? Como é que você deve realizá-los?
  5. O Yoga pode nos ajudar na realização dessas atividades? Como?

O professor fará uma pergunta por vez, pois facilitará a condução da discussão entre os alunos. As respostas de cada pergunta deverão ser registradas, pelo professor, para serem retomadas posteriormente.

Terminada a discussão, sugerir aos alunos que realizem novamente o alongamento feito no início da aula, porém, orientá-los a:

  1. Prestar atenção no seu ritmo respiratório;
  2. Fazer uma respiração lenta e profunda;
  3. Inspirar quando estiver contraindo algum segmento corporal;
  4. Expirar quando estiver voltando para a posição inicial e relaxando seu corpo.

Realizar a mesma sequência de exercícios de alongamento propostos no início da aula e, ao seu final, avaliar novamente com os alunos se sentiram ou perceberam alguma mudança no seu corpo depois que realizaram essa atividade.

Informar aos alunos que a próxima aula será realizada no Laboratório de Informática e/ou na biblioteca da escola. Todos devem levar papel e lápis para realizar as anotações necessárias.   

Aula 2

Reunir os alunos no Laboratório de Informática ou biblioteca da escola, e solicitar que se dividam em dois grandes grupos para pesquisar (internet ou livros, revistas, jornais, enciclopédias, etc.), sobre os seguintes assuntos:

Grupo de Trabalho 01:

Será composto por 3 subgrupos com 4 ou 5 componentes e pesquisará sobre as seguintes questões:

  1. Qual é a importância da respiração em nossas vidas, principalmente quando da realização do Yoga, bem como, qualquer atividade física?
  2. Qual é a importância de realizar uma respiração correta durante a execução das atividades de alongamento?
  3. Quais são as técnicas de respiração presentes no Yoga que podemos experimentá-las nas aulas de Educação Física?

Cada subgrupo, entregará na próxima aula, sua pesquisa por escrito e apresentará suas conclusões, utilizando mídias (data show), cartazes e/ou painéis.

Sugestão de sites de artigos sobre a respiração:

Respiração. Disponível em: http://www.arunayoga.com.br/?artigo/mostrar/35. Acesso em 18 set. 2010.    

KUPSER, P. Exercícios respiratórios básicos. Disponível em: http://www.ekadantayoga.com.br/exercicios-respiratorios-basicos.html. Acesso em 18 set. 2010.  

RESENDE, T. Yoga e respiração. 22 mai. 2009. Disponível em: http://animamundhy.blogspot.com/2009/05/yoga-e-respiracao.html. Acesso em 18 set. 2010.    

Sugestão de sites de vídeos sobre respiração:

Reeducação respiratória 1. Disponível em: http://www.videosmetododerose.com/2010/08/reeducacao-respiratoria-1-2.html. Acesso em 18 set. 2010.  

Reeducação respiratória 2. Disponível em: http://www.videosmetododerose.com/2010/08/reeducacao-respiratoria-2-2.html. Acesso em 18 set. 2010.    

Grupo de Trabalho 02:

Será composto também, por três subgrupos com quatro ou cinco componentes e pesquisará sobre as seguintes questões:

  1. O que é Yoga?
  2. Qual é sua aplicação e finalidade?
  3. Quais técnicas podem ser utilizadas para nos ajudar a melhorar nosso alongamento, respiração e concentração?
  4. Quais posições de Yoga podem ser realizadas na escola?

Cada subgrupo, também entregará na próxima aula, sua pesquisa por escrito e apresentará suas conclusões, utilizando mídias (data show), cartazes e/ou painéis.   

Sugestões de sites de textos sobre o Yoga e sua história:

WIKIPÉDIA. História do ioga. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_ioga. Acesso em 18 set. 2010. 

YOGA NET. História do Yoga. Disponível em: http://www.yoganet.com.br/yoga/historia.php. Acesso em 18 set. 2010. 

CABRAL, J.; GOMES, L. História do Yoga. Disponível em: http://anandasurya.com.br/1136/3899.html. Acesso em 18 set. 2010. 

CENTRO DE YOGA LOTUS POPULAR. O que é Yoga. Disponível em: http://www.yogalotus.com.br/oqueeyoga.htm. Acesso em: 14 set. 2010.  

PORTAL SÃO FRANCISCO. Yoga. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-yoga/. Acesso em: 14 set. 2010. 

UNI YÔGA. História do Yôga no Brasil. Disponível em: http://yogaplazasul.com/metodo-derose/historia-do-yoga-no-brasil/. Acesso em 18 set. 2010. 

Sugestões de sites de vídeos sobre o Yoga e sua história:

História do Yôga: da Índia antiga até o Brasil e o Swásthya Yôga. Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-6151310154088540111#. Acesso em 18 set. 2010.  

Yôga Documentário: Yôga Filme. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=56NTVwPGlyM. Acesso em 18 set. 2010. 

Ashtanga Yoga demo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Hu9Sq1RvuoA. Acesso em 18 set. 2010. 

Krisnamacharya Yoga Film 1938 (silent). Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=cd_eTupTCbI&feature=related. Acesso em 18 set. 2010.  

Entrevista com Mestre DeRose Parte 1.  Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Na6fcaW416Q&feature=related. Acesso em 18 set. 2010.    

Informar a todos os alunos, que na próxima aula, deverão estar vestidos com roupas confortáveis e que não prendam os movimentos, para realizar aula de respiração e Yoga.    

Aula 3

Reservar uma sala de aula ampla, limpa e arejada para a apresentação dos trabalhos e realização das atividades propostas pelos Grupos de Trabalhos 01 e 02.

O professor deverá organizar essa sala de aula, respeitando os seguintes procedimentos:

  1. Encostar as carteiras dos alunos nas paredes, deixando um espaço livre para realização das apresentações e atividades;
  2. Providenciar os seguintes materiais: um colchonete para cada aluno, computador, data show, aparelho de som, fita crepe e qualquer outro material que os subgrupos necessitarem para sua apresentação.

Reunir todos os alunos nessa sala e solicitar que, os subgrupos do Grupo de Trabalho 01, iniciem a apresentação do resultado de sua pesquisa. Recomendações:

  1. Solicitar que os três subgrupos se organizem para responder a primeira pergunta;
  2. Quando o primeiro subgrupo estiver apresentando, os demais subgrupos deverão estar atentos para não repetir as questões pontuadas por esse grupo. Ou seja, os subgrupos somente apresentarão as questões que ampliam ou contestam a apresentação do subgrupo anterior;
  3. O que foi apresentado e foi consenso entre os subgrupos, não é necessário apresentar novamente;
  4. Terminado a apresentação da primeira pergunta, realizar o mesmo procedimento para as demais questões, inclusive, a questão voltada para a vivência da respiração.

Respeitar o mesmo procedimento de apresentação para o Grupo de Trabalho 02.

Professor, durante a realização das vivências de cada subgrupo (GT 01 e 02), interferir na apresentação para:

  1. Auxiliar os alunos que estão com dificuldade ou receio de realizar a atividade;
  2. Orientar e corrigir os alunos que não estão realizando ou conseguindo realizar os exercícios respiratórios propostos;
  3. Orientar e auxiliar os alunos que não estão conseguindo se manter nas posições propostas pelos subgrupos.

Informar aos alunos, que na próxima aula, será realizada uma sequência de posições básicas do Yoga – ásanas – e, para isso, é necessário que cada aluno traga um tapete ou colchonete que não escorregue, para utilizá-lo durante a aula..

Aula 4 e 5

Manter a sala ampla, limpa e arejada, com a mesma organização da aula anterior – deve estar com as carteiras dos alunos encostadas nas paredes, com espaço livre em seu interior. Separar e organizar um colchonete ou tapete que não escorregue, para cada aluno, e um aparelho de som.

Antes de iniciar a realização das posições básicas do Yoga – ásanas – o professor deverá:

  1. Orientar os alunos a realizar cada movimento em um ritmo lento, com bastante suavidade e consciência. Os movimentos não devem gerar dor, cansaço e muito menos, exaustão;
  2. Orientar os alunos quanto à realização da respiração. Durante os exercícios, ela deve ser profunda, ritmada, realizada principalmente na região abdominal. Os movimentos para cima são acompanhados por inspiração e os movimentos para baixo, por expiração;
  3. Os movimentos – ásanas – são executados apenas uma vez para cada lado e permanecemos nele, contando cinco respirações para cada lado;
  4. Observar atentamente se os alunos estão fazendo os movimentos corretos, verificando sua postura, os movimentos respiratórios e se estão respeitando seu limite;
  5. Interferir e fazer as correções necessárias;
  6. Informar que primeiramente, realizaremos os exercícios respiratórios, para em seguida, iniciar as posições básicas do Yoga.

Atividade 01: Sugestão de exercício respiratório abdominal, disponível no site: http://www.arunayoga.com.br/?artigo/mostrar/35. Acesso em 18/09/2010.

  1. Deite-se de costas, com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão.
  2. Esvazie completamente os pulmões, e comece a inspirar pelo nariz, expandindo o abdômen. Imagine que o ar preenche essa área.
  3. O peito permanece vazio, sem se mover, pois, queremos atuar apenas na parte baixa dos pulmões. Faça uma pequena pausa nesse momento.
  4. Agora, solte o ar pelo nariz, puxando o abdômen para dentro.
  5. Continue respirando assim por cinco minutos. 

Fonte: Disponível no site: http://www.arunayoga.com.br/?artigo/mostrar/35. Acesso em 18/09/2010.

Sugestão de sites com vídeos de exercícios respiratórios:

Reeducação respiratória 1. Disponível em: http://www.videosmetododerose.com/2010/08/reeducacao-respiratoria-1-2.html. Acesso em 18 set. 2010.  

Reeducação respiratória 2. Disponível em: http://www.videosmetododerose.com/2010/08/reeducacao-respiratoria-2-2.html. Acesso em 18 set. 2010.    

Atividade 02: Terminado os exercícios respiratórios, dar início às posições básicas do Yoga:

Posição 01: Una os pés e sinta seu peso. Olhe para um ponto fixo à sua frente. Isto o ajudará a manter a concentração. Flexione os braços e encoste as palmas de suas mãos na altura do peito;

Posição 02: Mantendo a mesma posição anterior, levantar uma das pernas flexionadas em direção ao abdômen e apoiar o dorso do pé na coxa oposta. Fazer o mesmo com a outra perna;

Posição 03: De pé, alongar os músculos do pescoço, virando a cabeça para um lado e depois para o outro, tentando colocar a orelha no ombro;

Posição 04: Em seguida, inclinar levemente o tronco para um lado com os braços estendidos e as pernas afastadas como se fossem alcançar um dos joelhos. Fazer para os dois lados;

Posição 05: Tentar inclinar um pouco mais, como se fosse encostar a mão direita no pé esquerdo. Esse movimento também deve ser realizado para os dois lados;

Posição 06: De pé e com as pernas afastadas lateralmente, colocar os braços por trás do corpo e segurar suas mãos, girar o tronco para o lado, flexionar a perna do lado que fez o giro de tronco e tentar encostar o peito no joelho que está flexionado;

Posição 07: De pé e com as pernas afastadas, flexionar o tronco para frente e colocar as palmas das mãos no solo entre as pernas.

Posição 08: De pé, estender os braços acima da cabeça, alongando a musculatura lateral do corpo, até ficar na ponta dos pés;

Posição 09: Em seguida, levantar totalmente seu corpo, estender os braços para cima da cabeça e flexionar o tronco para trás.

Posição 10: Apoiar os pés e as palmas das mãos no solo, a frente das pernas, e tentar estender o tronco e as pernas.

Posição 11: Agachar mantendo os pés totalmente em contato com o solo, e estender os braços para frente do tronco, deixando os joelhos entre eles.

Fonte: Sequência de exercício organizada pelo próprio autor. Imagens disponíveis no site: http://www.yogakobrasol.org/html/img/ilustracoes_pratica_basica_de_swasthya_yoga.gif Acesso em 18/09/2010. 

Atividade 03: Continuando a atividade anterior:

Posição 12: Deitar no solo, estender os braços paralelamente ao corpo, relaxar;

Posição 13: Sentar no solo com as pernas fechadas, inclinar o tronco pra frente em direção aos pés;

Posição 14: Repetir o exercício, mas com as pernas afastadas;

Posição 15: Dobrar a perna direita na altura do joelho. Manter a panturrilha em contato com a coxa e posicionar o joelho dobrado sobre o chão. Trazer o pé direito sobre a coxa esquerda com a sola para cima. Manter a outra perna esticada. Repetir a posição com a outra perna;

Posição 16: Manter a posição anterior e levar seu tronco para frente, procurando encostar a barriga na coxa da perna que está estendida. Repetir com a outra perna;

Posição 17: Sentado com as pernas unidas e estendidas à frente, passar o pé direito sobre a perna esquerda, apoiando-o no solo, perto do joelho. Colocar a mão direita no chão, por trás do corpo, passando o cotovelo esquerdo pela frente do joelho elevado. Torça o corpo e gire a cabeça para a direita e faça o mesmo movimento para o outro lado;

Posição 18: Na sequência, os alunos ficarão ajoelhados com o dorso dos pés no solo, flexionando o tronco para frente;

Posição 19: Partindo da posição anterior, estender o tronco até a coluna ficar ereta, os braços devem ficar apoiados nos joelhos;

Posição 20: Deitar com a barriga para o solo e apoiar as mãos no chão um pouco à frente da linha dos ombros. Pressionar o ventre contra o solo. Elevar a cabeça e o peito, esticando os braços lentamente;

Posição 21: Deitado com a barriga para o solo, flexionar as pernas, encostando as panturrilhas nas coxas. Segurar os calcanhares e tentar estender as pernas sem soltá-las;

Posição 22: Ainda deitado, elevar e estender o tronco e pés para cima e para trás do tronco, em direção ao solo, flexionando e enrolando o tronco. Fazer uma base com as mãos apoiadas nas costas;

Posição 23: Na sequência, manter a base da posição anterior e tentar elevar e estender o tronco com os pés para o alto.

Fonte: Sequência de exercício organizada pelo próprio autor. Imagens disponíveis no site: http://www.yogakobrasol.org/html/img/ilustracoes_pratica_basica_de_swasthya_yoga.gif Acesso em 18/09/2010.  

Sugestão de site com exercícios de Yoga:  

Ásanas. Disponível em: http://www.arunayoga.com.br/?artigo/mostrar/37. Acesso em 18 set. 2010.  

http://www.yogakobrasol.org/html/img/ilustracoes_pratica_basica_de_swasthya_yoga.gif. Acesso em 18/09/2010.  

http://www.todavoce.com.br/wp-content/uploads/2010/05/bikram_yoga_2.jpg. Acesso em 18/09/2010.    

Atividade 04: Realização de exercício de meditação. Solicitar aos alunos:

  1. Sentar no solo com o tronco ereto, esticar as pernas para frente, deixando os calcanhares e joelhos juntos;
  2. Dobrar a perna direita, mantendo a panturrilha em contato com a coxa e colocar o joelho dobrado no solo;
  3. Trazer o pé direito sobre a coxa esquerda com a sola para cima e manter a outra perna esticada;
  4. Após adquirir esta postura, dobrar a perna esquerda e a posicionar embaixo da perna direita de modo, que a sola do pé esquerdo fique sob a coxa direita;
  5. Tocar os polegares de cada mão com o dedo indicador, nas extremidades, de modo a formar um círculo, deixando os outros dedos esticados;
  6. Colocar a mão esquerda sobre o joelho esquerdo e a mão direita sobre o joelho direito com as palmas para cima. Manter os braços retos a partir do cotovelo;
  7. Permanecer nesta postura final com os olhos fechados, fazendo uma respiração lenta e profunda, num tempo de um a dois minutos ou por quanto tempo conseguir;
  8. Repetir os passos acima, invertendo os lados.

Disponível em: http://br.syvum.com/iosundry/fun/yoga/yoga_pose_half_lotus_ardha_padmasana.jpg. Acesso em 18/09/2010.    

Sobre a posição meia lótus e lótus, acesse os sites:

Posturas de Yoga: Posição de Meia Lótus. (Ardha Padmasana ou Ardha Kamalasana). Disponível em: http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/diversao/yoga/half_lotus_ardha_padmasana.html. Acesso em 18 set. 2010.  

Posturas de Yoga: Posição de Lótus (Padmasana ou Kamalasana). Disponível em: http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/diversao/yoga/lotus_padmasana.html. Acesso em 18 set. 2010.   

Terminada as quatro atividades de Yoga, reunir os alunos para discutir sobre as seguintes questões:

  1. Como você se sente após a realização dessa atividade?
  2. Você conseguiu controlar sua respiração?
  3. O Yoga pode nos ajudar na nossa vida cotidiana? Como?   

Solicitar que os alunos façam um texto sobre a temática: O Yoga na escola: como ele pode nos ajudar? Sugerimos que esses textos sejam divulgados em cartazes ou no blog criado pelo professor. Sugestão de provedores gratuitos para criação de blog:

http://www.blogger.com. Acesso em 18/09/2010.  

http://www.criarumblog.com. Acesso em 18/09/2010.  

http://www.uniblog.com.br. Acesso em 18/09/2010.  

Recursos Complementares

Sugestões de sites com artigos sobre Yoga:

Yoga para iniciantes: teoria e prática. Disponível em: http://www.yoga.pro.br/artigos/396/3047/yoga-para-iniciantes-a-teoria-e-a-pratica. Acesso em: 18 set. 2010.  

Yoganidra. Disponível em: http://www.arunayoga.com.br/?artigo/mostrar/34. Acesso em 18 set. 2010.  

Yoga em movimento. Disponível em: http://www.yogaemmovimento.com/. Acesso em: 14/09/2010.  

Postura. Disponível in: http://fitness.kazulo.pt/2874/yoga:-posturas-iniciais.htm. Acesso em: 14/09/2010.  

MORAES, F. O. de; BALGA, R. S. M. Yoga no ambiente escolar como estratégia de mudança no comportamento dos alunos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, SP. v. 6, n. 3, p. 59 – 65. 2007. Disponível em: http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/remef/article/view/1227. Acesso em 18 set. 2010.  

ARENAZA, D. E. M. Relatório de pesquisa: o Yoga na escola. Florianópolis, SC. 08 mai. 2002. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/yoga/relatorio_pesquisa.html.Acesso em 18 set. 2010.    

Sugestão de vídeo de alongamento:

Aula 01 Alongamento. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_TPYZWOuWuw. Acesso em 11/09/2010.  

Vamos alongar? Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-5216869146596647574#. Acesso em 18/09/2010. 

Avaliação

Observar e acompanhar o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, individuais e coletivas, objetivando perceber sua compreensão e a participação durante a realização e apresentação da pesquisa, das discussões e vivência das atividades de Yoga.

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