14/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Conhecer diferentes manifestações culturais.
Reconhecer crenças e costumes de sua região.
Confeccionar um livro de curiosidades relacionadas as crenças e costumes da comunidade local.
Valorizar o patrimônio imaterial do Brasil
Manifestações culturais.
Crenças e costumes locais e nacionais.
Converse com as crianças sobre as manifestações culturais existentes em sua cidade, mostrando que essas manifestações são diferentes e estão relacionadas as crenças e costumes da sociedade. Informe que algumas manifestações fazem parte do patrimônio imaterial do Brasil. Questione:
Leia um texto que explique o conceito de patrimônio imaterial. Segue a sugestão de um texto:
Texto adaptado.
Texto original disponível no site: http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/conPatrimonioE.jsf
Faça uma pesquisa na internet com as crianças sobre o acervo do patrimônio imaterial do Brasil. Leia a lista com o nome dos bens que são registrados como patrimônio imaterial do Brasil. Em duplas, os alunos irão escolher dois bens da lista, pesquisar em revistas, livros e na internet mais informações para organizar cartazes. Promova um momento de troca de informações entre os alunos, cada dupla apresentará o seu cartaz. Exponha os cartazes no mural da sala.
Segue a lista:
Os bens registrados como patrimônio imaterial no BrasilOfício das Paneleiras de Goiabeiras Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica dos ameríndios Wajãpi Círio de Nossa Senhora de Nazaré Samba de Roda do Recôncavo Baiano Modo de Fazer Viola-de-Cocho Ofício das Baianas de Acarajé Jongo no Sudeste Cachoeira de Iauaretê – Lugar sagrado dos povos ameríndios do Rio Uaupés e do Rio Papuri Feira de Caruaru Frevo Tambor de Crioula Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo Modo artesanal de fazer Queijo de Minas, nas regiões do Serro e da Serra da Canastra e da Serra do Salitre Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira Toque dos Sinos em Minas Gerais e o Ofício de Sineiros Festa do Divino de Pirenópolis Teatro de Nova Jerusalém e a Peça da Paixão de Cristo; Bolo Souza Leão; Maracatu; Bloco Carnavalesco Galo da Madrugada; Bolo de Rolo ou Rocambole; Feira de Caruaru; Frevo; Míssa do Vaqueiro; http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio_cultural_imaterial |
Pesquise vídeos sobre os bens acima e passe para os alunos assistirem. Sugestão de vídeos:
Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica dos ameríndios Wajãpi
http://www.youtube.com/watch?v=qnCa6Em_y54
Círio de Nazaré
http://video.google.com/videoplay?docid=-3660241672965232930#
Paixão de Cristo - Teatro de Nova Jeruzalém
http://www.youtube.com/watch?v=SQ0_YAdL9ns
Cidade dos Sinos
http://www.youtube.com/watch?v=oeNUmxkHGBA&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=EAqnjoAar-c
Matrizes do Samba do Rio de Janeiro parte 1 e parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=0S9xgFa2I6Q e http://www.youtube.com/watch?v=IPemK36hcL4
Após a exibição do vídeo/documentário as crianças registram por meio do desenho e escrita o que elas entenderam/aprenderam. Em duplas os alunos organizam pequenos textos sobre alguns patrimônios imateriais. Distribua cartolina e lápis de cor, hidrocor, grafite para as crianças. Depois exponha os cartazes dos alunos no mural da escola para que outras turmas apreciem, leiam.
Proponha aos alunos uma pesquisa, em casa, sobre as manifestações culturais existentes na cidade onde moram. As crianças poderão entrevistar as pessoas mais velhas de sua família ou da rua onde moram. De posse das informações, em sala de aula, sugira as crianças a organização das informações pesquisadas, por exemplo: festas religiosas, feiras, cantigas. Em grupos, elas irão organizar um livro de curiosidades relacionadas as crenças e costumes da comunidade local. Para construir o livro pode-se usar alguns programas de computadores, como o paint, ou as crianças escrevem a mão, fazem desenhos e/ou colagem de imagens/fotos. O livro pode ser xerocado para cada criança.
http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/conCategoriaE.jsf?ordem=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio_cultural_imaterial
Converse com as crianças sobre as categorias de patrimônio imaterial registrado no Brasil. Por exemplo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Leia o texto sobre essa manifestação cultural e religiosa. Segue um texto disponível no site: http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/folBemCulturalRegistradoE.jsf Acesso em 11 de dezembro de 2010.
SUGESTÃO DE LIVRO
Cultura é patrimônio: um guia. Lúcia Lippi Oliveira. FGV Editora, 2008.
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Registre o envolvimento dos alunos durante as as aulas; proponha uma autoavaliação para que os alunos tenham a oportunidade de identificar as suas aprendizagens relacionadas ao estudo.
Cinco estrelas 1 classificações
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29/03/2015
Cinco estrelasExcelente, me ajudou muito. grata