Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Patrimônio Imaterial

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer diferentes manifestações culturais.

 Reconhecer crenças e costumes de sua região.

 Confeccionar um livro de curiosidades relacionadas as crenças e costumes da comunidade local.

Valorizar o patrimônio imaterial do Brasil

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Manifestações culturais.

 Crenças e costumes locais e nacionais.

Estratégias e recursos da aula

Capa do livro

ATIVIDADE 1

Converse com as crianças sobre as manifestações culturais existentes em sua cidade, mostrando que essas manifestações são diferentes e estão relacionadas as crenças e costumes da sociedade. Informe que algumas manifestações fazem parte do patrimônio imaterial do Brasil. Questione:

  • O que é patrimônio?
  • Quem sabe dizer o que é patrimônio imaterial?
  • Quem pode dar um exemplo?

Leia um texto que explique o conceito de patrimônio imaterial. Segue a sugestão de um texto:

 [...] Essa definição está em consonância com a Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em 1° de março de 2006, que define como patrimônio imaterial:

 "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural".

Texto adaptado.  

Texto original disponível no site: http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/conPatrimonioE.jsf

ATIVIDADE 2

Faça uma pesquisa na internet com as crianças sobre o acervo do patrimônio imaterial do Brasil. Leia a lista com o nome dos bens que são registrados como patrimônio imaterial do Brasil. Em duplas, os alunos irão escolher dois bens da lista, pesquisar em revistas, livros e na internet mais informações para organizar cartazes. Promova um momento de troca de informações entre os alunos, cada dupla apresentará o seu cartaz. Exponha os cartazes no mural da sala.

Segue a lista:

Os bens registrados como patrimônio imaterial no Brasil

Ofício das Paneleiras de Goiabeiras

Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica dos ameríndios Wajãpi

Círio de Nossa Senhora de Nazaré Samba de Roda do Recôncavo Baiano

 Modo de Fazer Viola-de-Cocho

Ofício das Baianas de Acarajé

Jongo no Sudeste

Cachoeira de Iauaretê – Lugar sagrado dos povos ameríndios do Rio Uaupés e do Rio Papuri

Feira de Caruaru

Frevo

Tambor de Crioula

Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo

Modo artesanal de fazer Queijo de Minas, nas regiões do Serro e da Serra da Canastra e da Serra do Salitre

Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira

Toque dos Sinos em Minas Gerais e o Ofício de Sineiros

Festa do Divino de Pirenópolis

Teatro de Nova Jerusalém e a Peça da Paixão de Cristo;

Bolo Souza Leão; Maracatu;

Bloco Carnavalesco Galo da Madrugada;

Bolo de Rolo ou Rocambole;

Feira de Caruaru; Frevo; Míssa do Vaqueiro;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio_cultural_imaterial

Pesquise vídeos sobre os bens acima e passe para os alunos assistirem.  Sugestão de vídeos:

Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica dos ameríndios Wajãpi

http://www.youtube.com/watch?v=qnCa6Em_y54

Círio de Nazaré

http://video.google.com/videoplay?docid=-3660241672965232930#

Paixão de Cristo - Teatro de Nova Jeruzalém

http://www.youtube.com/watch?v=SQ0_YAdL9ns

Cidade dos Sinos

http://www.youtube.com/watch?v=oeNUmxkHGBA&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=EAqnjoAar-c

Matrizes do Samba do Rio de Janeiro parte 1 e parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=0S9xgFa2I6Q e http://www.youtube.com/watch?v=IPemK36hcL4

 

  ATIVIDADE 3

Após a exibição do vídeo/documentário as crianças registram por meio do desenho e escrita o que elas entenderam/aprenderam. Em duplas os alunos organizam pequenos textos sobre alguns patrimônios imateriais. Distribua cartolina e lápis de cor, hidrocor, grafite para as crianças. Depois exponha os cartazes dos alunos no mural da escola para que outras turmas apreciem, leiam.

ATIVIDADE 4

Proponha aos alunos uma pesquisa, em casa, sobre as manifestações culturais existentes na cidade onde moram. As crianças poderão entrevistar as pessoas mais velhas de sua família ou da rua onde moram. De posse das informações, em sala de aula, sugira as crianças a organização das informações pesquisadas, por exemplo: festas religiosas, feiras, cantigas. Em grupos, elas irão organizar um livro de curiosidades relacionadas as crenças e costumes da comunidade local. Para construir o livro pode-se usar alguns programas de computadores, como o paint, ou as crianças escrevem a mão, fazem desenhos e/ou colagem de imagens/fotos. O livro pode ser xerocado para cada criança.

Recursos Complementares

http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/conCategoriaE.jsf?ordem=1 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio_cultural_imaterial

Converse com as crianças sobre as categorias de patrimônio imaterial registrado no Brasil. Por exemplo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Leia o texto sobre essa manifestação cultural e religiosa. Segue um texto disponível no site: http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/folBemCulturalRegistradoE.jsf Acesso em 11 de dezembro de 2010.  

SUGESTÃO DE LIVRO

Cultura é patrimônio: um guia. Lúcia Lippi Oliveira. FGV Editora, 2008.

.

Avaliação

Registre o envolvimento dos alunos durante as as aulas; proponha uma autoavaliação para que os alunos tenham a oportunidade de identificar as suas aprendizagens relacionadas ao estudo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.