Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Paredão e suas Regras

 

28/09/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Os aspectos básicos do funcionamento do jogo Paredão e suas regras.
  • Capazes de inventar novas possibilidades de jogar o paredão, criando e recriando novas regras ao decorrer dos jogos.
  • Diferentes movimentos com os braços e com as pernas – deslocamentos no espaço, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega, com os materiais e com o espaço.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Como se brinca de paredão? 

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Recursos: “Parede” e bola de vôlei

Descrição: Em um espaço onde os(as) alunos(as) possam rebater a bola de vôlei na parede explique para a turma o funcionamento do jogo, de acordo com as seguintes etapas abaixo:

  1. Os alunos farão uma fila e o primeiro irá rebater a bola de vôlei na parede utilizando as mãos;
  2. O segundo aluno da fila tentará rebater a bola na parede novamente, tentando dificultar a rebatida do próximo jogador. Caso o aluno não consiga rebater a bola na parede novamente ele é eliminado da partida, podendo entrar somente na próxima;   
  3. Após esta explanação, deixe os alunos experimentarem diferentes formas de bater a bola na parede, utilizando qualquer parte do corpo.

Abaixo seguem algumas fotos do jogo que podem ser expostas para a turma.   Fotos do Paredão:

 Imagem do autor

 Imagem do autor

Atividade 2: Inventando e recriando regras e formas de jogar

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: 2 “Paredes” e 2 bolas de vôlei

Descrição: Nesta atividade divida a turma em dois grupos e peça-os para criarem um manual de regras para o jogo do paredão, levando em consideração os seguintes aspectos:

  1. Espaço de jogo;
  2. Formação das filas;
  3. Toques na bola;
  4. Partes do corpo que podem tocar na bola;
  5. Batidas da bola no chão antes de ser rebatida novamente;
  6. Possibilidade de salvar o outro; Formas de eliminar o outro do jogo; Início e término do jogo.

Cada grupo irá construir as regras de acordo com o que eles desejarem, porém deverão seguir o roteiro acima sugerido. O roteiro de regras do grupo será registrado no caderno, para que posteriormente todos possam ter acesso. Como exemplo, o(a) professor(a) poderá demonstrar o modelo de um roteiro elaborado por ele:

  1. Espaço de jogo: a partida será realizada em um local onde tenha uma parede bem larga e alta;
  2. Formação das filas: para iniciar a partida todos deverão fazer uma fila; ou para iniciar a partida, cada equipe formará sua fila ao lado uma da outra...;
  3. Toques na bola; será permitido apenas 1 toque na bola;
  4. Partes do corpo que podem tocar na bola; a bola poderá ser rebatida com as mãos, com a cabeça ou com os pé;
  5. Batidas da bola no chão antes de ser rebatida novamente; a bola poderá tocar apenas uma vez no chão antes de ser rebatida
  6. etc.

Atividade 3: Compartilhando as regras do paredão 

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: “Parede” e bola de vôlei

Descrição: Nesta atividade reúna os grupos e proponha a partilha das regras e jogadas combinadas. Dessa forma, cada grupo irá ensinar ao outro a regras criadas, tendo como referência o roteiro elaborado na atividade anterior. O grupo deverá escolher um de seus membros para expor as regras.

Atividade 4: Debatendo as regras 

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: “Parede” e Bola de Volei.

Descrição: Após a exposição das regras elaboradas pelos grupos, faça uma roda com os dois grupos e proponha um debate das regras, tendo como critério de escolha as mais viáveis e interessantes de serem jogadas. Para tal, o(a) professor(a) mediará o debate para a elaboração das regras para o próximo jogo, onde todos brincarão. Após o debate proponha um jogo de paredão tendo como base as regras escolhidas por ambos os grupos.   

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: A brincadeira do paredão poderá ser praticada em qualquer espaço onde tenha uma parede. Para diversificar a atividade, pilastras e colunas poderão ser utilizadas como possibilidade de rebatida da bola.

Quanto ao Material: Nas atividades o(a) professor(a) poderá propor o jogo do paredão com diferentes tipos de bolas, tais como: Tênis, basquete, futebol, handebol, iniciação etc.

Quanto ao corpo do Colega: Nas atividades os jogadores poderão montar duplas e de mãos dadas formarem um “único jogador”.

Recursos Complementares

Na rede online há jogos virtuais que podem enriquecer a aula. Para ter acesso ao jogo do paredão online visite o site abaixo.

http://www.jogosegamesdahora.com.br/jogos_online_path/584/Paredao/ (Acessado em 06/09/2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam das atividades? Os(as) alunos(as) se mostram interessados com a elaboração do roteiro/manual de regras? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Questionam as regras?  Exploraram os espaços e os materiais? A partir das minhas observações, quais atividades eu posso acrescentar, modificar ou retirar do plano executado? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? O que foi fácil e/ou difícil? Qual(is) jogos gostariam de fazer novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.