28/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Como se brinca de paredão?
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: “Parede” e bola de vôlei
Descrição: Em um espaço onde os(as) alunos(as) possam rebater a bola de vôlei na parede explique para a turma o funcionamento do jogo, de acordo com as seguintes etapas abaixo:
Abaixo seguem algumas fotos do jogo que podem ser expostas para a turma. Fotos do Paredão:
Atividade 2: Inventando e recriando regras e formas de jogar
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: 2 “Paredes” e 2 bolas de vôlei
Descrição: Nesta atividade divida a turma em dois grupos e peça-os para criarem um manual de regras para o jogo do paredão, levando em consideração os seguintes aspectos:
Cada grupo irá construir as regras de acordo com o que eles desejarem, porém deverão seguir o roteiro acima sugerido. O roteiro de regras do grupo será registrado no caderno, para que posteriormente todos possam ter acesso. Como exemplo, o(a) professor(a) poderá demonstrar o modelo de um roteiro elaborado por ele:
Atividade 3: Compartilhando as regras do paredão
Duração: aproximadamente 20 minutos
Recursos: “Parede” e bola de vôlei
Descrição: Nesta atividade reúna os grupos e proponha a partilha das regras e jogadas combinadas. Dessa forma, cada grupo irá ensinar ao outro a regras criadas, tendo como referência o roteiro elaborado na atividade anterior. O grupo deverá escolher um de seus membros para expor as regras.
Atividade 4: Debatendo as regras
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: “Parede” e Bola de Volei.
Descrição: Após a exposição das regras elaboradas pelos grupos, faça uma roda com os dois grupos e proponha um debate das regras, tendo como critério de escolha as mais viáveis e interessantes de serem jogadas. Para tal, o(a) professor(a) mediará o debate para a elaboração das regras para o próximo jogo, onde todos brincarão. Após o debate proponha um jogo de paredão tendo como base as regras escolhidas por ambos os grupos.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A brincadeira do paredão poderá ser praticada em qualquer espaço onde tenha uma parede. Para diversificar a atividade, pilastras e colunas poderão ser utilizadas como possibilidade de rebatida da bola.
Quanto ao Material: Nas atividades o(a) professor(a) poderá propor o jogo do paredão com diferentes tipos de bolas, tais como: Tênis, basquete, futebol, handebol, iniciação etc.
Quanto ao corpo do Colega: Nas atividades os jogadores poderão montar duplas e de mãos dadas formarem um “único jogador”.
Na rede online há jogos virtuais que podem enriquecer a aula. Para ter acesso ao jogo do paredão online visite o site abaixo.
http://www.jogosegamesdahora.com.br/jogos_online_path/584/Paredao/ (Acessado em 06/09/2010)
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam das atividades? Os(as) alunos(as) se mostram interessados com a elaboração do roteiro/manual de regras? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Questionam as regras? Exploraram os espaços e os materiais? A partir das minhas observações, quais atividades eu posso acrescentar, modificar ou retirar do plano executado? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? O que foi fácil e/ou difícil? Qual(is) jogos gostariam de fazer novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!