Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O mundo saboroso das frutas.

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Teresa Régia Araújo de Medeiros
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e nomear algumas frutas.
  • Identificar semelhanças e diferenças entre as frutas a partir dos atributos de forma, tamanho, peso, cor, textura e sabor.
  • Compreender o processo de nascimento e crescimento das plantas, reconhecendo os fatores que auxiliam nesse processo (luz solar, calor, água, areia adubada, etc).
  • Conhecer as partes das plantas: (semente, raiz, caule, folhas, flores e frutos).
Duração das atividades
Cada momento terá a duração de 40 a 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças construirão seus conhecimentos no decorrer do desenvolvimento do tema a partir de suas atividades.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Perguntar às crianças que frutas elas conhecem, as que mais gostam de comer e fazer uma listagem. Em seguida perguntá-las de onde vem essas frutas, como nascem. Resgistrar esses conhecimentos prévios.

Combinar um passeio a um sitio que tenha pomar, de modo que as crianças conheçam as árvores frutíferas e suas respectivas frutas. Durante o passeio, levar as crianças a observarem as cores, formatos, tamanhos e experimentarem os seus sabores.

Ao retornar do passeio as crianças, junto ao professor, poderão listar o nome das frutas que haviam no pomar e de suas respectivas árvores. Também poderão fazer o registro, através da escrita e desenho, da fruta que mais gostou e ou mais lhe chamou atenção.

2º MOMENTO:

Levar para a sala de aula várias frutas para que suas características físicas externas e internas sejam exploradas, garantindo um momento para a degustação. É interessante que as crianças tenham contato com frutas que não fazem parte do seu cotidiano, a fim de ampliar esse universo de sabores. Para tornar a atividade mais motivante, o professor poderá fazer o jogo de advinha de modo que deverão tentar descobrir que fruta é, através do sabor, do cheiro e do tato sem vê-las.

3º MOMENTO:

Realizar um passeio pela escola e seus arredores, a fim de identificar árvores frutíferas e observar como são, que partes possuem. Conversar na roda sobre as observações e buscar em diferentes fontes informações sobre as partes das plantas e suas funções. Fazer um painel coletivo com tais informações e pedir para que as crianças faça a ilustração.

4º MOMENTO:

Propor as crianças a plantação de alguma árvore ou arbusto frutífero para que se observe o seu crescimento. Conhecer os elementos necessários que contribuem para o seu desenvolvimento. Criar um quadro no qual, cada dia da semana, um grupo fique responsável em observar e fazer as anotações necessárias, assim como regar as plantações. Ao fim de um mês organizar um relatório geral das observações realizadas. As crianças poderão desenhar a sequência de crescimento observado.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será contínua tendo em vista o desempenho da criança nas atividades que realizou. Espera-se que a criança consiga ampliar seu conhecimento sobre as frutas, identificando e nomeando-as com segurança, assim como aprenda a comê-las com maior prazer. Que durante as conversas e registros gráficos (desenhos, escrita) expresse a compreensão do processo de nascimento e desenvolvimento das plantas, demonstrando ter adquirido noções da função de cada parte desse ser vivo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.