Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Área de Figuras planas

 

03/12/2010

Autor e Coautor(es)
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer área como medida de superfície.
  • Deduzir as principais fórmulas de áreas de polígonos.
  • Resolver problemas gráficos envolvendo área de figuras planas.
Duração das atividades
Seis aulas de 50 min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Propriedades de polígonos

Construção de quadriláteros

Perímetro de polígonos

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula com o seguinte problema:

Sabendo que uma lata de tinta de 18 litros, aplicando 3 demãos, cobre 32 m² de parede, quantas latas de tinta seriam necessárias para pintarmos esta sala de aula?

Questione:

Qual a forma de cada parede?

Como podemos calcular a medida da superfície de cada parede?

O que quer dizer m2?

Introduza o conceito de área de retângulo.

http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/area-retangulo.htm 

A = b . h

Volte ao problema da pintura da sala. Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo deverá fazer a tomada de medidas de uma das paredes da sala, socializando as informações com os outros grupos. A seguir, devem elaborar um esboço dos desenhos de cada parede, não esquecendo das portas e janelas, onde serão anotadas as medições realizadas para resolução do problema.

É interessante deixar que os alunos desenvolvam seus próprios métodos para solucionar as questões relacionadas às áreas das paredes que possuem porta e janelas, gerando um bom material para uma posterior discussão sobre decomposição de figuras.

Para esta atividade você vai precisar de cartolina, tesoura e material de desenho geométrico ( régua, equadros, compasso).

Solicite aos alunos que desenhem três retângulos diferentes em uma cartolina, e recortem-os.

 Eles devem registrar, no caderno, um esboço do  primeiro retângulo construído, a fórmula da área do retângulo e calcular sua área.

Traçando uma das diagonais deste primeiro retângulo eles devem dividí-lo em dois triângulos. Questione: qual a relação entre as áreas do retângulo e de cada triângulo obtido? A partir daí deduza a fórmula da área do triângulo. Os alunos devem registrar, no caderno, o esboço, a fórmula e o cálculo da área do triângulo.

http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/area-triangulo.htm 

Proceda da mesma maneira para a dedução das fórmulas das áreas do trapézio e do losango, utilizando os outros dois retângulos. Porém, deixe que os alunos elaborem que tipo de corte devem fazer no retângulo para deduzirem as fórmulas. Faça interferências, quando necessárias.

www.colegioweb.com.br/matematica/Area-do-losango

 

http://www.colegioweb.com.br/matematica/Area-do-trapezio     

Esta atividade é para ser realizada em grupos, parte na sala de aula, parte em casa e parte no laboratório de informática.

Em sala de aula:

Proponha a criação de um projeto para transformar um galpão em um espaço para festas. Imaginem que o galpão está abandonado e precisa de reformas. Eles devem elaborar um esboço do projeto para ser levado ao laboratório de informática, onde será realizado o desenho da planta.

No laboratório de Informática:

Utilize o software livre sweet home 3d, que você pode encontrar no link: http://www.sweethome3d.com/pt/download.jsp , para que os alunos executem o projeto realizado em sala de aula. Este software é muito fácil de usar, os alunos adoram e aprendem muito rápido.

Em casa

Devem elaborar um cronograma contendo as etapas da obra, assim como, o material necessário para revestimento de paredes, divisão do espaço em ambientes, iluminação, som, decoração etc. Devem fazer um levantamento de custo, onde o material deverá ter o aproveitamento máximo. 

Seria interessante que eles envolvessem as famílias no projeto, fizessem pesquisa com profissionais da área e na internet.

Faça uma exposição com os projetos dos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a aula pelas atividades, considerando os seguintes aspectos:

Os alunos compreendem área como medida de superfície?

Os alunos conseguem deduzir e aplicar as fórmulas estudadas?

Os alunos aplicam os conceitos estudados em uma situação concreta?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.