03/12/2010
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Propriedades de polígonos
Construção de quadriláteros
Perímetro de polígonos
Professor, inicie a aula com o seguinte problema:
Sabendo que uma lata de tinta de 18 litros, aplicando 3 demãos, cobre 32 m² de parede, quantas latas de tinta seriam necessárias para pintarmos esta sala de aula?
Questione:
Qual a forma de cada parede?
Como podemos calcular a medida da superfície de cada parede?
O que quer dizer m2?
Introduza o conceito de área de retângulo.
http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/area-retangulo.htm
A = b . h
Volte ao problema da pintura da sala. Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo deverá fazer a tomada de medidas de uma das paredes da sala, socializando as informações com os outros grupos. A seguir, devem elaborar um esboço dos desenhos de cada parede, não esquecendo das portas e janelas, onde serão anotadas as medições realizadas para resolução do problema.
É interessante deixar que os alunos desenvolvam seus próprios métodos para solucionar as questões relacionadas às áreas das paredes que possuem porta e janelas, gerando um bom material para uma posterior discussão sobre decomposição de figuras.
Para esta atividade você vai precisar de cartolina, tesoura e material de desenho geométrico ( régua, equadros, compasso).
Solicite aos alunos que desenhem três retângulos diferentes em uma cartolina, e recortem-os.
Eles devem registrar, no caderno, um esboço do primeiro retângulo construído, a fórmula da área do retângulo e calcular sua área.
Traçando uma das diagonais deste primeiro retângulo eles devem dividí-lo em dois triângulos. Questione: qual a relação entre as áreas do retângulo e de cada triângulo obtido? A partir daí deduza a fórmula da área do triângulo. Os alunos devem registrar, no caderno, o esboço, a fórmula e o cálculo da área do triângulo.
http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/area-triangulo.htm
Proceda da mesma maneira para a dedução das fórmulas das áreas do trapézio e do losango, utilizando os outros dois retângulos. Porém, deixe que os alunos elaborem que tipo de corte devem fazer no retângulo para deduzirem as fórmulas. Faça interferências, quando necessárias.
www.colegioweb.com.br/matematica/Area-do-losango
http://www.colegioweb.com.br/matematica/Area-do-trapezio
Esta atividade é para ser realizada em grupos, parte na sala de aula, parte em casa e parte no laboratório de informática.
Em sala de aula:
Proponha a criação de um projeto para transformar um galpão em um espaço para festas. Imaginem que o galpão está abandonado e precisa de reformas. Eles devem elaborar um esboço do projeto para ser levado ao laboratório de informática, onde será realizado o desenho da planta.
No laboratório de Informática:
Utilize o software livre sweet home 3d, que você pode encontrar no link: http://www.sweethome3d.com/pt/download.jsp , para que os alunos executem o projeto realizado em sala de aula. Este software é muito fácil de usar, os alunos adoram e aprendem muito rápido.
Em casa
Devem elaborar um cronograma contendo as etapas da obra, assim como, o material necessário para revestimento de paredes, divisão do espaço em ambientes, iluminação, som, decoração etc. Devem fazer um levantamento de custo, onde o material deverá ter o aproveitamento máximo.
Seria interessante que eles envolvessem as famílias no projeto, fizessem pesquisa com profissionais da área e na internet.
Faça uma exposição com os projetos dos alunos.
Ajuda do sweet home 3d : http://www.sweethome3d.com/pt/documentation.jsp
Avalie a aula pelas atividades, considerando os seguintes aspectos:
Os alunos compreendem área como medida de superfície?
Os alunos conseguem deduzir e aplicar as fórmulas estudadas?
Os alunos aplicam os conceitos estudados em uma situação concreta?
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