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Jogos Indígenas: Cabo de Guerra, Corrida com Tora e Rõkrã.

 

28/09/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Jogos indígenas e seus significados históricos, sociais e culturais.
  • Novos conhecimentos referentes aos jogos indígenas, suas regras e formas de organização.
  • Os aspectos dos jogos: Cabo de Guerra, a Corrida de Tora e o Rõkrã, coordenando diferentes movimentos - deslocamentos no espaço, para frente, para trás, para o lado – e interagindo com o espaço, com os colegas e com os materiais.
Duração das atividades
2 aulas de 50 Minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo os Jogos Indígenas. 

Recursos: Vídeos e Imagens/projetor de vídeos e imagens

Duração: Aproximadamente de 20 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e imagens sugeridos logo abaixo, contextualizando a temática e a proposta da aula com os alunos.

Vídeos Jogos Indígenas:

http://www.youtube.com/watch?v=nUyT0t3xEgQ (Acessado em 06/09/2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=wmXXkXZBDdA (Acessado em 06/09/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=tf_WOIPFItk&feature=related (Acessado em 06/09/2010).    

Imagens:

Cabo de Guerra: Fonte: http://www.seriea.com.br/tag/jogos-indigenas-pataxo (Acessado em 06/09/2010). 

Corrida de Toras Feminino

Fonte: http://www.seriea.com.br/tag/jogos-indigenas-pataxo (Acessado em 06/09/2010).

 Rõkrã. Fonte: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#012 (Acessado em 06/09/2010).

Professor no momento em que os vídeos forem sendo exibidos, destaque para os(as) alunos(as) a história dos Jogos Indígenas, destacando suas perspectivas de divulgação e reconhecimento da cultura indígena em diferentes partes do nosso país.

Professor(a), o link abaixo dá acesso ao site da FUNAI que traz informações importantes e interessantes de serem compartilhadas com os(as) alunos(as):

História e Curiosidades

http://www.funai.gov.br/indios/jogos/jogos_indigenas.htm (Acessado em 06/09/2010). 

Atividade 2: Experimento o Cabo de Guerra 

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Corda Grande

Descrição: Nesta atividade divida a turma em dois grupos, contendo o mesmo número de alunos(as). Peça para que cada aluno(a) se posicione no seu lado da corda. Para marcar o meio da corda utilize um pedaço de pano e delimite um espaço por onde este deverá passar para ser considerado ponto de uma equipe ou outra. Para tal, o(a) professor(a) poderá utilizar dois cones. Em um primeiro momento peça para os alunos disputarem com todos os jogadores em pé. Posteriormente peça para que se sentem no chão. Faça um pequeno torneio, melhor de cinco. Antes do início do jogo, o(a) professor(a) poderá expor um pouco as história do cabo de guerra para a turma, como descrito no texto abaixo.

Histórico

Modalidade praticada para medir a força física, o cabo de guerra é muito aceito entre as etnias participantes de todas as edições dos Jogos, como atrativo emocionante, que arranca manifestação da torcida indígena e do público em geral. Permite a demonstração do conjunto de força física e técnica, que cada equipe possui. É uma das provas mais esperadas pelos atletas, pois muitas equipes treinam intensamente em suas aldeias, puxando grandes troncos de árvores. Isso porque, para os indígenas a força física é de suma importância, dando o caráter de destaque e reconhecimento entre todos. Na preparação de seus guerreiros, os índios sempre procuraram meios de desenvolver e medir a coragem e os limites de sua capacidade na força física. 

Fonte: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#012 (Acessado em 06/09/2010).    

Atividade 3: Experimentando o Rõkrã

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: Bola de iniciação e tacos (Cabos de vassoura)

Descrição: Professor(a), nesta atividade divida a turma em 4 grupos. É interessante que os dois grupos anteriores sejam divididos, onde cada grupo será composto por duas equipes. Utilize a quadra de futsal ou de vôlei e marque os gols. Jogarão duas equipes de cada vez, na qual vencerá aquela que conseguir fazer o gol. Oriente os(as) alunos(as) para que fiquem atentos ao rebater na bola com o cabo de vassoura para não atingir o colega.

Antes do início do jogo, o(a) professor(a) poderá expor um pouco das características do Rõkrã para a turma, como descrito no texto abaixo.

Rõkrã

Jogo coletivo tradicional praticado pelo Povo Kayapó do estado do Pará. Jogado em um campo de tamanho semelhante ao do futebol. Se desenvolve entre duas equipes de 10 ou mais atletas de cada lado, onde todos usam uma espécie de borduna (bastão), cujo objetivo é rebater uma pequena bola (coco) que ao ultrapassar a linha de fundo de seu oponente, marca um ponto. De acordo com informações dos kayapó, esse esporte já não estava mais sendo praticado devido a sua violência que causava graves contusões nos competidores. Essa modalidade tem muita semelhança com um dos esportes mais populares do Canadá, o Lacrosse, coincidentemente considerado de origem indígena daquele país.

Fonte: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#012 (Acessado em 06/09/2010).    

Atividade 4: Experimentando a corrida de tora maluca 

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: 20 Espaguetes de natação (2 “toras”) cones para marcar o trajeto.

Professor(a), em algum momento antes desta aula prepare as “toras” utilizando o espaguetes de natação. Para fazer uma tora, reúna 10 espaguetes e amarre-os com pedaços de barbante ou corda.  Este ficará em forma de um cilindro. Faça dois para serem utilizados na atividade. Caso o professor prefira construir com os(as) alunos(as) será necessário dedicar maior tempo da aula, portanto é importante se programar com antecedência.

Descrição: Professor(a), para esta atividade peça aos alunos que se organizem em 2 grupos. Elabore um circuito no espaço da quadra, utilizando cones. Oriente os dois grupos descrevendo qual o trajeto a ser percorrido e de que forma deverão revezar a "tora". A “tora” deverá ser carregada nos ombros e só poderá ser passada para o outro colega quando ultrapassar a marca do cone. O grupo que conseguir cumprir todo o trajeto, revezando de maneira correta a tora será a vencedora. A figura abaixo demonstra a forma como os(as) alunos(as) deverão carregar a tora.

Fonte. http://www.folhadoestado.com.br/arquivos/news/1702_6127.JPG (acessado em 06/09/2010)       

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: As atividades propostas poderão ser vivenciadas em diversos espaços. Na atividade do cabo de guerra é mais segura se desenvolvida em um campo gramado ou de areia. Caso haja próximo da escola a possibilidade de visita a alguma aldeia indígena procure oportunizar os(as) alunos(as) esse tipo de experiência.

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 3 os(as) alunos(as) podem realizar o jogo com as mãos dadas, como se formassem um único jogador. Na atividade 4 os(as) alunos(as) poderão formar duplas e o(a) professor(a) sugerir novas atividades e formas de carregar a tora, deslocando-se por diversos espaços da escola.

Quanto ao Material: Caso fique inviável a aquisição dos espaguetes de natação, o(a) professor(a) poderá utilizar um colchão e enrolá-lo, formando um cubo.

Recursos Complementares

O link abaixo dá acesso a um texto informativo referente a cultura indígena e aos jogos.

http://www.museodeljuego.org/_xmedia/contenidos/0000000060/docu2.pdf (Acessado em 06/09/2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como se envolveram durante a exibição dos vídeos? Que tipos de associações/comparações fazem com os esportes “não indígenas”? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão envolvidos com as atividades? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? A partir das minhas observações, quais atividades eu posso acrescentar, modificar ou retirar do plano executado? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar os movimentos? Como foi experimentar os esportes praticados pelos povos indígenas? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega durante os jogos propostos? Peça sugestões para a aula posterior.

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