27/09/2010
Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceituar ginástica;
Identificar as diferentes formas de manifestação da ginástica e a presença de seus elementos constitutivos na vida cotidiana;
Vivenciar as diferentes formas de manifestação da ginástica e a percepção do seu corpo, durante a realização da mesma;
Avaliar as percepções e sentimentos presentes durante a realização dos movimentos.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Reserve uma quadra ou uma sala de aula ampla e arejada, para realizar uma aula de ginástica aeróbica. Se em sua escola, houver sala de ginástica ou espaço onde há um espelho (do tipo que se encontra em academias), a aula deve ser feita preferencialmente nesse espaço.
Reserve também para a aula, um aparelho de som, folhas de papel sulfite em branco, lápis de escrever, lápis de cor ou giz de cera ou canetinhas hidrocor, em número suficiente para cada aluno.
Escolha uma coreografia e/ou movimentos para serem realizados durante a aula. Sugestão de sites com coreografias e movimentos:
Aerobic Exercise. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hNECyt6Bo0A&p=8DBF6F207B584A4B&playnext=1&index=6 Acesso em 15/09/2010.
Programa Infantil TVX - Atividade esportiva e Ginástica para crianças. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uC1jo39GPRs Acesso em 15/09/2010.
Caso não tenha acesso à internet, sugerimos que programe uma sequência de exercícios e movimentos aeróbicos, respeitando os seguintes procedimentos:
Sugestões de músicas para download:
http://www.4shared.com/audio/wbt0LG9g/Best_Aerobic_Remix_Music_DJ_20.htm Acesso em 15/09/2010.
http://www.4shared.com/audio/XfSm7ztC/DJ_Earworm_-_United_State_of_P.htm Acesso em 15/09/2010.
Sugestão de textos para auxiliar o professor:
AKIAU, Paulo. Técnicas em Ginástica Aeróbica. Cooperativa do Fitness, Belo Horizonte, 01 dez. 2008. Disponível em: http://www.cdof.com.br/aerobica1.htm#1 Acesso em 11 set. 2010.
XENICARE. Melhore seu astral com uma aula de ginástica aeróbica. Disponível em: http://www.xenicare.com.br/pc/obesidade/xenicare/web/movimente_se/mov_aerobica.asp Acesso em 11 set. 2010.
Reunir os alunos na quadra ou espaço amplo e propor uma atividade (ginástica aeróbica). Informar aos alunos que realizarão hoje, uma atividade diferente. Organizar os alunos lado a lado, em filas de no máximo cinco alunos, de frente para o professor, como o exemplo na imagem a baixo:
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_zRi_jfFz89o/SNkIUTANwNI/AAAAAAAAABA/Il1-mZwseMA/s320/IMG_0515.jpg Acesso em 12/09/2010.
Iniciar a aula com exercícios de alongamento - braços, pernas e tronco. Orientar os alunos para que façam cada exercício respeitando os seguintes procedimentos:
Tipos de alongamento. Disponível em: http://www.mulherbeleza.com.br/wp-content/uploads/2009/09/imagem_alongamento.JPG Acesso em 10/09/2010.
Terminado o alongamento, solicitar aos alunos que acompanhem e repitam os movimentos que o professor ira fazer.
Colocar a música e fazer os exercícios e movimentos da ginástica aeróbica programados anteriormente pelo professor. Nesse momento, o professor deve estimular os movimentos ginásticos saltar, equilibrar, balançar, andar e girar.
Ao final da vivência da ginástica aeróbica, organizar os alunos sentados no chão em um círculo e, conversar sobre as seguintes perguntas:
No caso de nenhum aluno responder que foi feito ginástica, o professor deve informar que a atividade realizada é um tipo de ginástica aeróbica.
Solicitar que os alunos desenhem e/ou escrevam, numa folha de papel sulfite, a resposta da seguinte pergunta: Quais foram os movimentos realizados durante a aula da ginástica aeróbica?
O professor recolherá folhas com as respostas dos alunos e, posteriormente, sistematizará, num cartaz ou painel, as respostas dos alunos. Esses cartazes ou paineis serão utilizados na terceira aula.
Antes do término dessa aula, solicitar aos alunos que em casa, recortem imagens dos diferentes tipos de ginástica que eles conhecem, em revistas, jornais, encartes, panfletos etc., e que tragam na próxima aula.
Professor, antes de iniciar a segunda aula, preparar quatro cartazes (pode ser em cartolina, papel krafit ou outro similar). Escrever em cada cartaz, o nome de cada tipo de manifestação da ginástica (classificar e colar as imagens, solicitadas aos alunos na aula anterior, de acordo com os diferentes tipos de ginástica):
Solicite a cada aluno, que apresente a imagem de ginástica que trouxe para a escola e que fale para os colegas para que serve.
Após essa apresentação, o professor deverá solicitar que o aluno cole, com fita crepe, a imagem no cartaz que caracteriza a manifestação ou modalidade de ginástica apresentada por ele.
Terminadas as apresentações e montagens dos cartazes, o professor deverá:
Reunir os alunos e informar qual foi a modalidade de ginástica que teve o maior número de votos e, que essa modalidade, será vivenciada na próxima aula de educação física.
Independente da modalidade de ginástica escolhida para ser vivenciada na escola, o professor deverá evidenciar os movimentos que a constituem: saltar, equilibrar, balançar, correr, rolar, girar, escalar e embalar.
Para realizar a modalidade de ginástica escolhida pelos alunos, o professor deverá ter os mesmos cuidados descritos na primeira aula: organizar o local de aula, os materiais necessários para a realização da mesma e, estar de posse do cartaz ou painel com a síntese das respostas dos alunos, quando da realização da pergunta: Quais foram os movimentos realizados durante a aula da ginástica aeróbica? (1ª aula).
Após a vivência da ginástica, reunir os alunos no local que foi realizado a aula e, solicitar que identifiquem quais foram os movimentos que fizeram durante a aula da modalidade de ginástica, escolhida por eles. Para isso, o professor deve conversar com os alunos sobre as seguintes questões:
No momento que os alunos estão socializando suas respostas, o professor registrará no quadro negro ou painel, os movimentos corporais relatados pelos alunos.
Ao final da socialização, comparar com o grupo de alunos, quais foram os movimentos que estiveram presentes nas duas modalidades de ginástica realizadas por eles, apontando as aproximações e distanciamentos entre as duas modalidades.
Para finalizar essa aula, o professor construirá, em conjunto com os alunos, o conceito que o grupo tem sobre ginástica. Para atender esse objetivo, o professor deverá:
Sugestão de sites sobre ginástica:
WIKIPÉDIA. Ginástica. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica Acesso em 11/09/2010.
http://www.ginasticas.com.br/ Acesso em 11/09/2010.
http://www.ginasticas.com.br/conteudo/gimnica/gin_ginastica/ginasticas_com_gimnica_o_universo_da_ginastica.pdf Acesso em 11/09/2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as várias formas de manifestações da ginástica, os movimentos corporais que permeiam essa prática, bem como, a presença dos mesmos, na vida de cada um.
Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/02/2015
Quatro estrelasGostei da aula e vou utilizar algumas atividades adaptando para minha realidade. Me deu muitas ideias