Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ginástica na minha vida.

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar ginástica;

Identificar as diferentes formas de manifestação da ginástica e a presença de seus elementos constitutivos na vida cotidiana;

Vivenciar as diferentes formas de manifestação da ginástica e a percepção do seu corpo, durante a realização da mesma;

Avaliar as percepções e sentimentos presentes durante a realização dos movimentos.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Reserve uma quadra ou uma sala de aula ampla e arejada, para realizar uma aula de ginástica aeróbica. Se em sua escola, houver sala de ginástica ou espaço onde há um espelho (do tipo que se encontra em academias), a aula deve ser feita preferencialmente nesse espaço.

Reserve também para a aula, um aparelho de som, folhas de papel sulfite em branco, lápis de escrever, lápis de cor ou giz de cera ou canetinhas hidrocor, em número suficiente para cada aluno.

Escolha uma coreografia e/ou movimentos para serem realizados durante a aula. Sugestão de sites com coreografias e movimentos: 

Aerobic Exercise. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hNECyt6Bo0A&p=8DBF6F207B584A4B&playnext=1&index=6 Acesso em 15/09/2010. 

Programa Infantil TVX - Atividade esportiva e Ginástica para crianças. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uC1jo39GPRs Acesso em 15/09/2010.    

Caso não tenha acesso à internet, sugerimos que programe uma sequência de exercícios e movimentos aeróbicos, respeitando os seguintes procedimentos:

  1. Dividir a aula em quatro etapas: a) Alongamento – 5 a 7 minutos; b) Trabalho aeróbico – 4 minutos; c) Relaxamento – 2 minutos e; d) Alongamento – 3 minutos.
  2. Exercícios indicados: balanceios; passos de baixo impacto (mantendo um dos pés no chão o tempo todo); exercícios localizados em determinado segmento corporal.
  3. Todos estes movimentos podem ser utilizados nas aulas com variações de repetições e movimentação de braços, sendo interligados por transições simples ou: giros, piruetas no solo ou no alto, saltos e, movimentos isolados quaisquer.
  4. Escolher uma música para dar ritmo à sequência de movimentos criados pelo professor.
  5. A música escolhida para vivenciar a prática da ginástica aeróbica deve ser preferencialmente instrumental ou em inglês e pouco conhecida dos alunos. Essa escolha deve desvincular a dança coreográfica da música, direcionando a atenção do aluno aos movimentos que serão realizados e a percepção corporal.

Sugestões de músicas para download:

http://www.4shared.com/audio/wbt0LG9g/Best_Aerobic_Remix_Music_DJ_20.htm Acesso em 15/09/2010.  

http://www.4shared.com/audio/XfSm7ztC/DJ_Earworm_-_United_State_of_P.htm Acesso em 15/09/2010.    

Sugestão de textos para auxiliar o professor:

AKIAU, Paulo. Técnicas em Ginástica Aeróbica. Cooperativa do Fitness, Belo Horizonte, 01 dez. 2008. Disponível em: http://www.cdof.com.br/aerobica1.htm#1 Acesso em 11 set. 2010.  

XENICARE. Melhore seu astral com uma aula de ginástica aeróbica. Disponível em: http://www.xenicare.com.br/pc/obesidade/xenicare/web/movimente_se/mov_aerobica.asp Acesso em 11 set. 2010. 

Aula 1:

Reunir os alunos na quadra ou espaço amplo e propor uma atividade (ginástica aeróbica). Informar aos alunos que realizarão hoje, uma atividade diferente. Organizar os alunos lado a lado, em filas de no máximo cinco alunos, de frente para o professor, como o exemplo na imagem a baixo:

.

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_zRi_jfFz89o/SNkIUTANwNI/AAAAAAAAABA/Il1-mZwseMA/s320/IMG_0515.jpg Acesso em 12/09/2010.    

Iniciar a aula com exercícios de alongamento - braços, pernas e tronco. Orientar os alunos para que façam cada exercício respeitando os seguintes procedimentos:

  1. Começar a fazer o movimento e ir até o seu limite, parando antes de chegar ao limite extremo;
  2. Parar sempre que começar a sentir alguma dor;
  3. Não forçar o colega ou a si mesmo, a fazer um movimento além do que consegue;
  4. O professor marcará um tempo para cada movimento – de 10 a 20 segundos – evitando ultrapassar o limite de 7 minutos do tempo total do alongamento;
  5.  Realizar os exercícios de alongamento com todos os segmentos corporais.
  6. Sugestão de vídeo de alongamento: Aula 01 Alongamento. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_TPYZWOuWuw Acesso em 11/09/2010. 
  7. Sugestão de exercícios de alongamentos:

Tipos de alongamento. Disponível em: http://www.mulherbeleza.com.br/wp-content/uploads/2009/09/imagem_alongamento.JPG Acesso em 10/09/2010.    

Terminado o alongamento, solicitar aos alunos que acompanhem e repitam os movimentos que o professor ira fazer.

Colocar a música e fazer os exercícios e movimentos da ginástica aeróbica programados anteriormente pelo professor. Nesse momento, o professor deve estimular os movimentos ginásticos saltar, equilibrar, balançar, andar e girar.

Ao final da vivência da ginástica aeróbica, organizar os alunos sentados no chão em um círculo e, conversar sobre as seguintes perguntas:

  1. O que acabamos de fazer?
  2. O que vocês sentiram ao fazerem essa atividade?
  3. Fazemos estes movimentos em outros momentos, na escola, em casa, na rua?
  4. Essa atividade é importante para nossas vidas? Por quê?  

No caso de nenhum aluno responder que foi feito ginástica, o professor deve informar que a atividade realizada é um tipo de ginástica aeróbica.

Solicitar que os alunos desenhem e/ou escrevam, numa folha de papel sulfite, a resposta da seguinte pergunta: Quais foram os movimentos realizados durante a aula da ginástica aeróbica? 

O professor recolherá folhas com as respostas dos alunos e, posteriormente, sistematizará, num cartaz ou painel, as respostas dos alunos. Esses cartazes ou paineis serão utilizados na terceira aula.

Antes do término dessa aula, solicitar aos alunos que em casa, recortem imagens dos diferentes tipos de ginástica que eles conhecem, em revistas, jornais, encartes, panfletos etc., e que tragam na próxima aula.   

Aula 2

Professor, antes de iniciar a segunda aula, preparar quatro cartazes (pode ser em cartolina, papel krafit ou outro similar). Escrever em cada cartaz, o nome de cada tipo de manifestação da ginástica (classificar e colar as imagens, solicitadas aos alunos na aula anterior, de acordo com os diferentes tipos de ginástica):

  1. Ginástica de condicionamento físico: engloba todas as modalidades que possuem o objetivo de adquirir e manter a condição física. Exemplos: ginástica localizada, ginástica de academia, step, aeroboxe, body pump, body jump, tae fight, circuito, musculação, ginástica aeróbica (estamos  fazendo na aula), pilates, etc.
  2. Ginástica de Competição: reúne todas as modalidades competitivas, como por exemplo: a ginástica ritmica, artística ou olímpica, acrobática, trampolim acrobático (tumbling, duplo-mini trampolim), aeróbica e geral.
  3. Ginástica Fisioterapêutica e de Conscientização Corporal: são todas aquelas práticas responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças e para reabilitação de acidentados: RPG, yoga, hidroginástica, ginástica corretiva de compensação e de conservação, ginástica laboral, etc.
  4. Ginástica de Demonstração: são as ginásticas que tem como finalidade a interação social e o compartilhamento do aprendizado e da evolução gímnica, como exemplos: a gymnaestrada, o tai chi chuan, o contorcionismo, a ginástica circense (malabares, tecido, trapézio, acrobacias, trampolim) etc.

Solicite a cada aluno, que apresente  a imagem de ginástica que trouxe para a escola e que fale para os colegas para que serve.

Após essa apresentação, o professor deverá solicitar que o aluno cole, com fita crepe, a imagem no cartaz que caracteriza a manifestação ou modalidade de ginástica apresentada por ele.

Terminadas as apresentações e montagens dos cartazes, o professor deverá:

  1. Fixar na parede da sala, numa altura que os alunos possam visualizá-los;
  2. Solicitar que os alunos observem todas as imagens presentes nos cartazes;
  3. Solicitar que cada aluno escolha um dos tipos de ginástica para ser vivenciada durante a aula de educação física.
  4. Registrar no quadro negro, os tipos de ginástica escolhidos pelos alunos, identificando o nome e a incidência de indicações.
  5. Em função do espaço físico e dos materiais pedagógicos presentes na escola, o professor poderá interferir na escolha da modalidade de ginástica a ser vivenciada. Nesse caso, ele irá comunicar aos alunos, somente quais os tipos de ginásticas poderão ser experimentados.

Reunir os alunos e informar qual foi a modalidade de ginástica que teve o maior número de votos e, que essa modalidade, será vivenciada na próxima aula de educação física.   

Aula 3 e 4   

Independente da modalidade de ginástica escolhida para ser vivenciada na escola, o professor deverá evidenciar os movimentos que a constituem: saltar, equilibrar, balançar, correr, rolar, girar, escalar e embalar.

Para realizar a modalidade de ginástica escolhida pelos alunos, o professor deverá ter os mesmos cuidados descritos na primeira aula: organizar o local de aula, os materiais necessários para a realização da mesma e, estar de posse do cartaz ou painel com a síntese das respostas dos alunos, quando da realização da pergunta: Quais foram os movimentos realizados durante a aula da ginástica aeróbica? (1ª aula).

Após a vivência da ginástica, reunir os alunos no local que foi realizado a aula e, solicitar que identifiquem quais foram os movimentos que fizeram durante a aula da modalidade de ginástica, escolhida por eles. Para isso, o professor deve conversar com os alunos sobre as seguintes questões:

  1. O que vocês sentiram ao realizarem essa atividade?
  2. Essa atividade é importante para nossas vidas? Por quê?
  3. Realizaram algum movimento da ginástica que vocês escolheram? Mostre quais?

No momento que os alunos estão socializando suas respostas, o professor registrará no quadro negro ou painel, os movimentos corporais relatados pelos alunos.

Ao final da socialização, comparar com o grupo de alunos, quais foram os movimentos que estiveram presentes nas duas modalidades de ginástica realizadas por eles, apontando as aproximações e distanciamentos entre as duas modalidades.

Para finalizar essa aula, o professor construirá, em conjunto com os alunos, o conceito que o grupo tem sobre ginástica. Para atender esse objetivo, o professor deverá:

  1. Perguntar aos alunos: O que é ginástica?
  2. Utilizar a dinâmica de grupo chuva de idéias, para auxiliar na construção do conceito. Sobre essa dinâmica, consultar o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming. Acesso em 11 set. 2010. 
  3. Organizar a sequência de falas dos alunos, e solicitar que cada aluno, escute e preste atenção na fala do colega, para não repetir o que já foi falado.
  4. À medida que o os alunos vão falando, o professor anotará no quadro negro, as frases e palavras chaves pontuadas por eles.
  5. Registrado todas as palavras chaves e frases expressadas pelos alunos, solicitar que o grupo de alunos avalie se: a) O que foi registrado é ginástica; b) Se há algum termo que está repetitivo; c) Quais termos que não podem faltar no conceito de Ginástica.
  6. Com os termos definidos, construir com o grupo, uma frase que expresse o conceito de ginástica, garantindo a presença dos principais termos escolhidos pelos alunos.
  7. Organizar grupos de quatro alunos e solicitar que façam um único desenho numa cartolina, retratando o conceito de ginástica e os movimentos realizados nas modalidades vivenciadas nas aulas de educação física.
Recursos Complementares

Sugestão de sites sobre ginástica:

WIKIPÉDIA. Ginástica. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica Acesso em 11/09/2010. 

http://www.ginasticas.com.br/ Acesso em 11/09/2010. 

http://www.ginasticas.com.br/conteudo/gimnica/gin_ginastica/ginasticas_com_gimnica_o_universo_da_ginastica.pdf Acesso em 11/09/2010.

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as várias formas de manifestações da ginástica, os movimentos corporais que permeiam essa prática, bem como, a presença dos mesmos, na vida de cada um.

Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Claudiane Suett, EMEB Judith Arruda Curado Almeida , São Paulo - disse:
    clausuett@hotmail.com

    16/02/2015

    Quatro estrelas

    Gostei da aula e vou utilizar algumas atividades adaptando para minha realidade. Me deu muitas ideias


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.