Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eu, tu, ele...um encontro com os pronomes pessoais

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os pronomes pessoais a partir da reflexão sobre seu uso
  • Identificar a diferença da narrativa realizada na primeira e na terceira pessoa.
  • Utilizar os pronomes pessoais em diferentes contextos.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Concordância verbal em estruturas do dia-a-dia.
Estratégias e recursos da aula

1º momento:

          A aula é iniciada com a turma sendo convidada a ouvir a história : Tampinha, de Angela Lago.

2º momento:

          Depois de contar a história, o professor destaca os trechos abaixo, paulatinamente, fazendo com cada um as seguintes reflexões:

          a) “Era uma vez uma menina tão pequena que, cada vez que espirravam por perto, ela voava.” 

         “Vocês devem ter notado que existe alguém que conta a história. Ela faz parte do texto? É um personagem do texto?”

  • A turma percebe que existe alguém que narra a história, mas que não pertence a ela, sendo portanto um narrador que se posiciona como observador, usando a 3ª pessoa em sua narrativa.

        “A quem está se referindo a palavra ela utilizada pelo narrador?’’

        “Por que será que ele a utiliza?”

  • A turma explora o uso da palavra ela, como substituta da palavra menina.

        “A palavra ela substitui um nome do qual se fala”.   

          b) “– Mas onde vou arranjar alguém com coragem para buscar essa flor!

          Na hora, Tampinha respondeu:

         – Eu vou.”

         “O professor pede à turma que perceba que os personagens que falam no texto são representados por uma palavra. Que palavra é essa?”

  • A turma relaciona o uso da palavra eu como substituta da pessoa que fala.

         “A palavra eu substitui o nome de quem fala.”

          c) “ – Imagina! Logo você, desse tamanhico!”

  • A turma analisa a fala destacada e aponta o personagem substituído pela palavra você.
  • A turma relaciona a palavra você à pessoa com quem se fala.

         Apresentam-se à turma, outras tiras de papel com frases onde devem ser encontradas palavras que substituem os nomes.

  • De quem fala.
  • De com quem se fala.
  • De quem se fala.

         “Amarrou a pimenta no pescoço de Tampinha e lhe ensinou umas palavras mágicas para ela falar nas horas de perigo.”

         “Você tem avó, eu tenho um tio. Você tem agulha, eu tenho o fio.”

         “Seus braços cresceram. Eles ficaram enormes, mas o resto do corpo continuou do mesmo tamanho.”

         “O moço bonito gostou da moça que não era mais tampinha e lhe falou:  –Nós fazemos um belo par!”

         “Bem,o final vocês já sabem, a avó ficou feliz de ver a neta grande...”

          Depois de feita a análise do uso de cada uma das palavras, a turma conclui que as palavras que substituem as pessoas de um discurso são os pronomes pessoais.

  • 1ª pessoa → quem fala. 
  • 2ª pessoa → com quem se fala.
  • 3ª pessoa → de quem se fala.

3º momento:

         Com a turma dividida em duplas, o professor entrega aos alunos dois balões onde deverão criar duas frases que apareçam personagens do texto. Num dos balões, deve ser utilizado o pronome pessoal tu e, no outro, o pronome pessoal você.

          Neste momento deve ser feita a reflexão do uso do pronome tu no nosso dia-a- dia e do uso do pronome você, que é um pronome pessoal de tratamento.

          O que acontece no uso informal do pronome tu é que ele é usado com o verbo na 3ª pessoa, o que é errado, já que se trata de uma 2ª pessoa.

          O uso do pronome você pede o verbo na 3ª pessoa, pois embora seja a pessoa com quem se fala é também um pronome de tratamento  e, por isso, o verbo é flexionado na 3ª pessoa.

4º momento:

          Jogo das tampinhas.

  • A turma é dividida em 5 grupos. Cada um recebe 6 tampinhas de garrafa, como as usadas na cabeça da personagem Tampinha (tampa de plástico, tampa de desodorante, de spray, de xampu, de refrigerante).
  • O grupo cria, em círculos de papel, com diâmetros que caibam no fundo das tampinhas, frases onde apareçam os pronomes.

VOCÊ                       EU                           VÓS                        ELES 

ELA                                        VOCÊS                                     NÓS 

TU                                          ELE                                          ELAS

          Cada grupo escolhe os pronomes. Podem ser usados um ou mais de um em cada frase.

          Ao terminarem, devem colocar todas as tampinhas voltadas para o grupo e aguardar a solicitação do professor.

          Neste momento, é apresentada à turma uma sacola contendo 3 cartões, onde deve estar escrito:

  • No 1º cartão: quem fala.
  • No 2º cartão: com  quem se fala.
  • No 3º cartão: de quem se fala.

          O jogo acontece com o professor sorteando um cartão.

          Ex: Quem fala?

          Os grupos separam uma tampinha com um pronome que representa quem fala, apresentam sua frase para a turma e viram a tampinha para baixo.

          O cartão volta para a sacola, o professor a sacode e retira o 2º cartão, que pode ser um outro ou o mesmo, já que é sorteio.

          Os grupos vão virando tampinha por tampinha, conforme os cartões sorteados.

          De acordo com as frases criadas, pode haver rodada onde algum grupo não ter virado alguma tampinha, por não ter utilizado os pronomes sorteados ou por já ter utilizado todos os pronomes sorteados.

          O vencedor será o grupo que conseguir virar 1º todas as suas tampinhas.

Recursos Complementares
Avaliação
  • O jogo das tampinhas mostrará a compreensão do assunto pela turma, apontando as dificuldades apresentadas pela turma e os pronomes mais utilizados com maior e menor exatidão.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.