19/10/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
1º momento:
A aula é iniciada com a turma sendo convidada a ouvir a história : Tampinha, de Angela Lago.
2º momento:
Depois de contar a história, o professor destaca os trechos abaixo, paulatinamente, fazendo com cada um as seguintes reflexões:
a) “Era uma vez uma menina tão pequena que, cada vez que espirravam por perto, ela voava.”
“Vocês devem ter notado que existe alguém que conta a história. Ela faz parte do texto? É um personagem do texto?”
“A quem está se referindo a palavra ela utilizada pelo narrador?’’
“Por que será que ele a utiliza?”
“A palavra ela substitui um nome do qual se fala”.
b) “– Mas onde vou arranjar alguém com coragem para buscar essa flor!
Na hora, Tampinha respondeu:
– Eu vou.”
“O professor pede à turma que perceba que os personagens que falam no texto são representados por uma palavra. Que palavra é essa?”
“A palavra eu substitui o nome de quem fala.”
c) “ – Imagina! Logo você, desse tamanhico!”
Apresentam-se à turma, outras tiras de papel com frases onde devem ser encontradas palavras que substituem os nomes.
“Amarrou a pimenta no pescoço de Tampinha e lhe ensinou umas palavras mágicas para ela falar nas horas de perigo.”
“Você tem avó, eu tenho um tio. Você tem agulha, eu tenho o fio.”
“Seus braços cresceram. Eles ficaram enormes, mas o resto do corpo continuou do mesmo tamanho.”
“O moço bonito gostou da moça que não era mais tampinha e lhe falou: –Nós fazemos um belo par!”
“Bem,o final vocês já sabem, a avó ficou feliz de ver a neta grande...”
Depois de feita a análise do uso de cada uma das palavras, a turma conclui que as palavras que substituem as pessoas de um discurso são os pronomes pessoais.
3º momento:
Com a turma dividida em duplas, o professor entrega aos alunos dois balões onde deverão criar duas frases que apareçam personagens do texto. Num dos balões, deve ser utilizado o pronome pessoal tu e, no outro, o pronome pessoal você.
Neste momento deve ser feita a reflexão do uso do pronome tu no nosso dia-a- dia e do uso do pronome você, que é um pronome pessoal de tratamento.
O que acontece no uso informal do pronome tu é que ele é usado com o verbo na 3ª pessoa, o que é errado, já que se trata de uma 2ª pessoa.
O uso do pronome você pede o verbo na 3ª pessoa, pois embora seja a pessoa com quem se fala é também um pronome de tratamento e, por isso, o verbo é flexionado na 3ª pessoa.
4º momento:
Jogo das tampinhas.
VOCÊ EU VÓS ELES
ELA VOCÊS NÓS
TU ELE ELAS
Cada grupo escolhe os pronomes. Podem ser usados um ou mais de um em cada frase.
Ao terminarem, devem colocar todas as tampinhas voltadas para o grupo e aguardar a solicitação do professor.
Neste momento, é apresentada à turma uma sacola contendo 3 cartões, onde deve estar escrito:
O jogo acontece com o professor sorteando um cartão.
Ex: Quem fala?
Os grupos separam uma tampinha com um pronome que representa quem fala, apresentam sua frase para a turma e viram a tampinha para baixo.
O cartão volta para a sacola, o professor a sacode e retira o 2º cartão, que pode ser um outro ou o mesmo, já que é sorteio.
Os grupos vão virando tampinha por tampinha, conforme os cartões sorteados.
De acordo com as frases criadas, pode haver rodada onde algum grupo não ter virado alguma tampinha, por não ter utilizado os pronomes sorteados ou por já ter utilizado todos os pronomes sorteados.
O vencedor será o grupo que conseguir virar 1º todas as suas tampinhas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!