27/10/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
- Agrupar elementos por uma característica comum.
- Identificar critério na formação de grupos.
- Formar grupos, utilizando blocos lógicos, a partir de um ou mais atributos.
- Conhecer as cores básicas: vermelho, amarelo e azul.
- Identificar figuras planas: triângulo, retângulo, quadrado e círculo.
- caixas de blocos lógicos (uma para cada grupo de 4 alunos)
- caixas de papelão ou potes plásticos
- folhas
- saco de pano
- venda para os olhos
Atividade 1
Traga para sala caixas de blocos lógicos. De preferência, forme grupos pequenos, por exemplo de 4 alunos para que possam manusear com tranquilidade o material.
Se for a primeira vez que trabalham com os blocos, permita que brinquem livremente com as peças por um determinado tempo.
Então, comece pedindo para que observem o material e digam o que descobriram. Discuta com eles sobre o que perceberam.
Poderão falar sobre as características dos blocos, como cor, forma, tamanho e espessura.
Tenha cautela para orientá-los quanto à forma dos blocos, já que mesmo os finos têm certa espessura e não podem ser considerados como figuras planas.
Eles podem dizer que o bloco lembra um triângulo, um quadrado, um círculo ou um retângulo, já que correspondem às faces do bloco.
Em seguida, proponha aos alunos que formem grupos de blocos que podem ficar juntos.
Ofereça pedaços de papel para que escrevam um nome para cada grupo de blocos formado.
Circule pela sala e observe como os alunos trabalham e trocam ideias com os colegas.
Interfira quando considerar nacessário. Procure ser madiadora, caso haja conflitos.
Ao final, peça aos alunos que apresentem os grupos de blocos que conseguiram formar.
É possível que neste momento, surjam agrupamentos dos blocos, envolvendo apenas um atributo.
Poderão surgir os seguintes grupos:
- pela cor: vermelhos, amarelos e azuis
- pelo tamanho: grandes e pequenos
- pela forma ( " lembra um . . . " ) : triângulo, quadrado, círculo, retângulo
- pela espessura: finos e grossos
Atividade 2
Desafie a turma agora a trabalhar com os blocos, envolvendo mais de um atributo, dois ou três. Por exemplo: cor e espessura (azul fino / amarelo grosso); tamanho, cor e espessura (grande, vermelho e fino / pequeno, grosso e azul).
Traga caixas de papelão ou potes plásticos. Arrume a turma em pequenos grupos. Dê uma uma caixa ou pote para cada grupo e blocos lógicos.
Proponha que formem uma caixa de blocos em que a condição para entrar envolva 2 atributos. Então devem esconder o segredo da caixa. A tarefa será levar outro grupo a descobrir o que é preciso para o bloco entrar na caixa ou pote.
Neste exemplo, o segredo da caixa é : "Tem que ser fino e grande".
Coordene a apresentação dos grupos, de forma que toda turma possa acompanhar a atividade.
Explore a noção de pertinência, provocando os grupos com um bloco que não poderia entrar na caixa ou pote.
Pergunte aos grupos: Mas por que não? Leve-os a explicitar as condições para um bloco poder entrar.
Experimente aumentar o número de atributos envolvidos.
Como uma variante desta atividade, sente em roda com a turma. Distribua aleatoriamente blocos entre os alunos. Comece colocando um bloco, identificando com a turma seus 3 atributos.
Para entrar neste pote, tem que ser pequeno, grosso e amarelo. Passe a caixa ou pote e quem tiver um bloco com estes atributos, vai colocando dentro do pote.
Depois passe a vez para outro começar a brincadeira. Use outro pote ou esvazie a primeiro.
Devolva os blocos para os alunos ou se preferir retire-os e continue a brincadeira.
Atividade 3
Brincando com blocos lógicos . . .
Que tal uma cabra-cega de blocos lógicos?
Arrume um saco para colocar os blocos e uma venda para brincar com a turma.
Sente em roda e escolha um aluno para ter os olhos vendados e tentar descobrir algumas características do bloco que retirar do saco.
Leve a turma a perceber que é possível através do tato, identificar o tamanho, a espessura e a forma, mas não a cor.
Para adivinhar a cor, poderá dar dicas. Exemplos: Tem a cor do céu. Tem a cor da maçã. É uma das cores da bandeira brasileira, que representa o ouro.
http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p8.php
- Veja aula publicada no Portal do MEC com o título: Trabalhando com sequencias, da mesma autora.
Acompanhe o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades.
Veja se foram capazes de identificar os atributos dos blocos lógicos e de reconhecer os critérios de agrupamento por um ou mais atributo.
Observe como trabalharam em grupo. Se conseguiram trocar ideias e ouvir os colegas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!