Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Pião entrou na Roda

 

12/10/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A origem e a história do Pião.
  • A construir o brinquedo com materiais alternativos.
  • Aprender os aspectos relacionados às formas de brincar de Pião.
  • Diversificadas brincadeiras com o Pião, interagindo com o colega, com o espaço e com os materiais
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento: Conhecendo a história do Pião.

Recursos: Texto da internet e vídeos (Sala de Vídeo)

Duração: Aproximadamente de 30 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) realizará com a turma a leitura do texto contido no site:

http://www.jogos.antigos.nom.br/piao.asp (Acessado em 06/09/2010)  

Imprima cópias do texto para os(as) alunos(as) para que todos acompanhem sua leitura. Para enriquecer o conteúdo da aula exiba algumas imagens e vídeos do Pião:

Vídeos Pião:

http://www.youtube.com/watch?v=UZTByLv6n5U&feature=related (Acessado em 06/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=3cQVg1GOrOY&feature=related (Acessado em 06/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=zmG8gi3NPlw&feature=related (Acessado em 06/09/2010).  

Imagens:

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_0u1uJdWp834/TFeWhj0LxJI/AAAAAAAAKic/BjpFOMmCSL8/s1600/pi%C3%A3o.jpg (Acessado em 06/09/2010). 

Pião. Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_SZ7AMy5KXs0/TEgw9kCXOTI/AAAAAAAABKk/MV4RpF7bj3w/s1600/pi%C3%A3o+de+madeira.jpg (Acessado em 06/09/2010). 

Pião de madeira. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/brinca9.htm (Acessado em 06/09/2010).

Professor(a), no momento da leitura do texto e da exibição dos recursos midiáticos faça ponderações a respeito do pião e sua presença no contexto dos jogos e brincadeiras antigos.

Atividade 1: Construindo o pião com material alternativo.

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: Jornal, Fita tipo crepe, cola e palito de churrasco.

Descrição: Antes dos(as) alunos(as) brincarem com de pião, faz-se interessante propor para os alunos a construção do brinquedo. Este poderá ser confeccionado com materiais de fácil acesso. Esse processo de construção do brinquedo enriquece a proposta da aula, além de ser uma ótimo atrativo para a participação dos(as) alunos(as).

Com os materiais em mãos, cada aluno(a) irá confeccionar o seu diabolo. Para facilitar a explicação do processo faça uma roda e exponha cada etapa:   

  1. Enrole a folha de jornal fazendo um canudo e cole sua ponta para não soltar;
  2. Meça 3 cm da ponta do palito e cole a ponta do canudo;
  3. Enrole o canudo passando cola.
  4. Por fim prenda a base do pião com a fita crepe.

O vídeo abaixo demonstra passo-a-passo a construção do Pião.   

http://www.youtube.com/watch?v=y7boBrWXjOo&feature=related (Acessado em 06/09/2010).   

Construindo o Pião artesanal:

Caso o(a) professor(a) considere relevante, ele(a) poderá exibir o vídeo sugerido ligo abaixo que demonstra a construção do Pião artesanal.

http://www.youtube.com/watch?v=WnEZEN4Lhb8&feature=related (Acessado em 06/09/2010).  

Atividade 2: Brincando com o pião 

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Recursos: Pião Confeccionado

Descrição: Professor(a), nesta atividade cada aluno(a) experimentará o brinquedo, buscando manter o pião rodando o máximo de tempo possível. Após todos treinarem, proponha a formação de pequenos grupos. Distribua uma cópia contendo a seguinte letra da cantiga de roda:   

O pião entrou na roda, ó pião

O pião entrou na roda, ó pião

Roda pião, bambeia pião

Roda pião, bambeia pião

Sapateia no terreiro, ó pião!

Sapateia no terreiro, ó pião!

Roda pião, bambeia pião

Roda pião, bambeia pião

Mostra tua figura, ó pião

Mostra tua figura, ó pião

Roda pião, bambeia pião

Roda pião, bambeia pião

Faça uma cortesia, ó pião

Faça uma cortesia, ó pião.

Roda pião, bambeia pião

Roda pião, bambeia pião...  

Cada grupo fará uma roda e cantará a cantiga, jogando o pião no centro. Esse tipo de atividade ajudará os(as) alunos(as) à aprenderem os aspectos culturais e históricos presentes na brincadeira.

Atividade 3: Desafio de Piões 

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: Giz e Piões

Descrição: Nesta atividade redistribua a turma em pequenos grupos, contendo no máximo 3 componentes. Cada grupo irá desenhar um círculo no chão. Neste os(as) alunos(as) jogarão o pião na tentativa de tirar o pião do colega do círculo ou manter o seu o máximo de tempo rodando. O aluno que conseguir deixar seu pião no círculo por último vencerá. Ao final da atividade, o(a) professor(a) poderá propor uma final entre o vencedor de cada grupo.

Possibilidades de Ampliação: 

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 a construção do pião poderá ser auxiliada pelos colegas mais experientes. Priorize atividades em duplas, trios e grupos.

Quanto ao Material: Ao invés do(a) professor(a) propor a construção do piaô com materiais alternativos, ele(a) poderá pedir para que os(as) alunos(as) providenciem a compra de um pião artesanal.

Recursos Complementares

O site abaixo apresenta uma curiosa história do pião, podendo ser utilizado para enriquecer a aula.

http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=899730 (Acessado em 06/09/2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam da exibição dos vídeos e das imagens? Como os alunos constroem o brinquedo? Se interagem com os colegas? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de brincar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Que outras brincadeiras já vivenciaram com o pião? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? Como foi confeccionar o pião com materiais alternativos? O que foi fácil e/ou difícil? Qual(is) brincadeiras gostariam de fazer novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.