12/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Primeiro Momento: Conhecendo a história do Pião.
Recursos: Texto da internet e vídeos (Sala de Vídeo)
Duração: Aproximadamente de 30 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) realizará com a turma a leitura do texto contido no site:
http://www.jogos.antigos.nom.br/piao.asp (Acessado em 06/09/2010)
Imprima cópias do texto para os(as) alunos(as) para que todos acompanhem sua leitura. Para enriquecer o conteúdo da aula exiba algumas imagens e vídeos do Pião:
Vídeos Pião:
http://www.youtube.com/watch?v=UZTByLv6n5U&feature=related (Acessado em 06/09/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=3cQVg1GOrOY&feature=related (Acessado em 06/09/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=zmG8gi3NPlw&feature=related (Acessado em 06/09/2010).
Imagens:
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_0u1uJdWp834/TFeWhj0LxJI/AAAAAAAAKic/BjpFOMmCSL8/s1600/pi%C3%A3o.jpg (Acessado em 06/09/2010).
Pião. Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_SZ7AMy5KXs0/TEgw9kCXOTI/AAAAAAAABKk/MV4RpF7bj3w/s1600/pi%C3%A3o+de+madeira.jpg (Acessado em 06/09/2010).
Pião de madeira. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/brinca9.htm (Acessado em 06/09/2010).
Professor(a), no momento da leitura do texto e da exibição dos recursos midiáticos faça ponderações a respeito do pião e sua presença no contexto dos jogos e brincadeiras antigos.
Atividade 1: Construindo o pião com material alternativo.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Jornal, Fita tipo crepe, cola e palito de churrasco.
Descrição: Antes dos(as) alunos(as) brincarem com de pião, faz-se interessante propor para os alunos a construção do brinquedo. Este poderá ser confeccionado com materiais de fácil acesso. Esse processo de construção do brinquedo enriquece a proposta da aula, além de ser uma ótimo atrativo para a participação dos(as) alunos(as).
Com os materiais em mãos, cada aluno(a) irá confeccionar o seu diabolo. Para facilitar a explicação do processo faça uma roda e exponha cada etapa:
O vídeo abaixo demonstra passo-a-passo a construção do Pião.
http://www.youtube.com/watch?v=y7boBrWXjOo&feature=related (Acessado em 06/09/2010).
Construindo o Pião artesanal:
Caso o(a) professor(a) considere relevante, ele(a) poderá exibir o vídeo sugerido ligo abaixo que demonstra a construção do Pião artesanal.
http://www.youtube.com/watch?v=WnEZEN4Lhb8&feature=related (Acessado em 06/09/2010).
Atividade 2: Brincando com o pião
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Recursos: Pião Confeccionado
Descrição: Professor(a), nesta atividade cada aluno(a) experimentará o brinquedo, buscando manter o pião rodando o máximo de tempo possível. Após todos treinarem, proponha a formação de pequenos grupos. Distribua uma cópia contendo a seguinte letra da cantiga de roda:
O pião entrou na roda, ó pião
O pião entrou na roda, ó pião
Roda pião, bambeia pião
Roda pião, bambeia pião
Sapateia no terreiro, ó pião!
Sapateia no terreiro, ó pião!
Roda pião, bambeia pião
Roda pião, bambeia pião
Mostra tua figura, ó pião
Mostra tua figura, ó pião
Roda pião, bambeia pião
Roda pião, bambeia pião
Faça uma cortesia, ó pião
Faça uma cortesia, ó pião.
Roda pião, bambeia pião
Roda pião, bambeia pião...
Cada grupo fará uma roda e cantará a cantiga, jogando o pião no centro. Esse tipo de atividade ajudará os(as) alunos(as) à aprenderem os aspectos culturais e históricos presentes na brincadeira.
Atividade 3: Desafio de Piões
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Giz e Piões
Descrição: Nesta atividade redistribua a turma em pequenos grupos, contendo no máximo 3 componentes. Cada grupo irá desenhar um círculo no chão. Neste os(as) alunos(as) jogarão o pião na tentativa de tirar o pião do colega do círculo ou manter o seu o máximo de tempo rodando. O aluno que conseguir deixar seu pião no círculo por último vencerá. Ao final da atividade, o(a) professor(a) poderá propor uma final entre o vencedor de cada grupo.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 a construção do pião poderá ser auxiliada pelos colegas mais experientes. Priorize atividades em duplas, trios e grupos.
Quanto ao Material: Ao invés do(a) professor(a) propor a construção do piaô com materiais alternativos, ele(a) poderá pedir para que os(as) alunos(as) providenciem a compra de um pião artesanal.
O site abaixo apresenta uma curiosa história do pião, podendo ser utilizado para enriquecer a aula.
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=899730 (Acessado em 06/09/2010)
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam da exibição dos vídeos e das imagens? Como os alunos constroem o brinquedo? Se interagem com os colegas? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de brincar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Que outras brincadeiras já vivenciaram com o pião? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a participação da turma? Como foi confeccionar o pião com materiais alternativos? O que foi fácil e/ou difícil? Qual(is) brincadeiras gostariam de fazer novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!