05/01/2011
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Por ser um trabalho introdutório com esse tipo de gênero, não são necessários conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1
Para iniciar o trabalho, o professor pode sondar o acesso que os alunos têm ao rádio. Pergunte se eles têm o hábito de escutar esse meio de comunicação. Em seguida, questione: o que vocês ouvem no rádio? Provavelmente, os alunos se lembrarão das músicas, mas é importante ressaltar que, no rádio, também são apresentados anúncios, notícias e propagandas. Introduza, então, o conceito de spot. Uma definição de spot é dada por Costa (2008):
Spot: texto publicitário breve falado, gravado em fita ou disco, usado em transmissão radiofônica. Pode haver efeitos sonoros acompanhando o texto. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica: 2008 |
Após explicar para os alunos o que significa a expressão spot, exiba os dois primeiros anúncios que estão presentes no vídeo a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=q9WOJh5Voh4
Peça para que os alunos identifiquem as semelhanças e diferenças entre os dois anúncios. Como semelhança, espera-se que percebam que os dois têm função semelhante (vender/anunciar um determinado produto) e que são produzidos para um mesmo meio. Quanto às diferenças, espera-se que, além de diferenças relacionadas ao conteúdo (os produtos anunciados são distintos), os alunos percebam que, no primeiro spot, uma música é utilizada para anunciar o produto e, no segundo, esse elemento não está presente. Nesse momento, é importante estabelecer a diferença entre spot e jingle. Enquanto o primeiro utiliza de elementos falados, o segundo constitui-se em uma música. Embora tenham objetivos semelhantes (divulgação de algum produto), a estrutura dos dois é diferente. Para mais informações, leia a seguinte aula sobre jingle presente no Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22511
Sugira que os alunos escutem rádio em casa, fiquem atentos aos spots que ouvirem e registrem aqueles que mais lhe chamaram a atenção, no caderno, para que possam ser explorados na aula seguinte.
ATIVIDADE 2
Sonde quais spots foram trazidos pelos alunos. Pergunte o que eles estavam anunciando e quais as estratégias utilizadas para que os produtos fossem anunciados. Em seguida, pode-se levar para a sala de aula um rádio e combinar com os alunos de ouvi-lo por alguns minutos, prestando atenção nos anúncios. Após isso, peça que eles:
Pergunte para os alunos se eles acham que um spot deve ser longo ou curto. Explique que é uma característica desse gênero textual ser curto e ter apenas as informações mais importantes sobre o que se pretende anunciar, pois pressupõe um ouvinte que não fica muito tempo prestando atenção. Além disso, o spot deve usar recursos diferentes para atrair a atenção daqueles que estão escutando o rádio, já que, em geral, enquanto se escuta o rádio, as pessoas estão envolvidas em outras atividades. Assim, é importante que exista algo peculiar no spot, que desperte o interesse do ouvinte para que ele mantenha sua atenção e, consequentemente, possa ser persuadido de comprar o produto anunciado. Também é importante que a entonação de voz usada pelo locutor seja clara, para que seja possível compreender nitidamente o que está sendo vendido.
Após fazer essa exploração no rádio, que ajudará os alunos a vivenciarem e a refletirem sobre o meio de circulação desse gênero textual, reproduza um spot para que todos façam uma análise crítica dele. Uma lista com alguns spots pode ser encontrada no site:
http://www.audiofive.com/portfolio.htm
Escolha um spot, como, por exemplo, o spot número 6 (Palácio dos Esportes) e o reproduza. Faça algumas questões referentes ao conteúdo. Como, por exemplo:
Em seguida, faça também perguntas referentes às características desse gênero textual, como por exemplo:
ATIVIDADE 3
Depois que os alunos estiverem familiarizados com spots que pretendem divulgar determinados produtos, introduza a idéia de que esse gênero pode ter também um fim educativo. Spots educativos pretendem ensinar alguma coisa para as pessoas. Exiba o seguinte spot e peça para que os alunos identifiquem o que se pretende ensinar por meio dele.
http://www.youtube.com/watch?v=Ftqksii9HU0
Assim como foi feito com os outros spots, peça aos alunos que identifiquem os recursos utilizados para compor o spot estudado.
Em seguida, sugira que os alunos produzam um spot, utilizando como tema questões relacionadas ao meio ambiente. Se a escola tiver uma emissora interna de rádio, o spot poderá ser reproduzido nela. Se não houver, o spot pode ser exibido em sala de aula, para os outros colegas.
A turma pode ser dividida em grupos (com temas como aquecimento global, poluição das águas, poluição do ar, reciclagem, extinção de animais e plantas etc.). Para que isso seja feito, podem ser necessárias pesquisas na internet ou em livros na biblioteca. Pode ser também realizado um trabalho interdisciplinar, com conteúdos que estejam sendo trabalhados na disciplina Ciências. Sites como os indicados a seguir podem auxiliar esse processo:
http://www.smartkids.com.br/especiais/meio-ambiente.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
Após a etapa de pesquisa, ajude os alunos a produzir um roteiro do spot. O professor pode dar uma aula explicando o que deve haver no roteiro e, depois, auxiliar os grupos na produção. No processo de produção do roteiro, o primeiro passo é a definição do que se quer transmitir, que mensagem se quer passar. Os alunos devem ter bastante clareza sobre o tema e sobre o que querem ensinar. É importante também pensar no público a que se dirige a mensagem. Reforce a idéia de que o spot deve ser curto e objetivo. Explique também que ele deve usar frases simples para que possa ser entendido pelo ouvinte.
No trabalho realizado nos grupos, o professor pode auxiliar na construção das frases. Pode-se também pedir que os alunos leiam o que já foi produzido em voz alta para ver se há erros ou se alguma parte não está clara.
ATIVIDADE 4
Após a montagem do roteiro, ensaie com os alunos o spot produzido. O grupo deve escolher quem vai ser o locutor que dará voz ao texto escrito. Podem ser pensados efeitos sonoros (barulhos para indicar a queda da água ou o barulho de um incêndio). Depois de ensaiarem, os spots podem ser exibidos na emissora de rádio da escola, encenados para a turma ou gravados para também serem exibidos em sala de aula.
Após as exibições, o professor pode conversar com a turma para ver o que eles puderam aprender com o processo de produção do spot. Pode também questionar os alunos para ver se a mensagem que os grupos gostariam de transmitir foi bem compreendida pela turma. Outra atividade seria propor que cada grupo fizesse uma comparação entre o que foi planejado no roteiro e o spot final, apresentado à turma.
Os sites a seguir trazem exemplos de spots que podem ser utilizados em sala de aula:
http://www.audiofive.com/portfolio.htm
http://www.aminharadio.com/radio/radio_spots
Para maiores informações sobre o processo de produção de spots, indica-se a leitura do texto disponível no site:
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0135-1.pdf
A avaliação pode se dar durante todo o processo. O professor pode avaliar o interesse e a participação dos alunos ao longo do trabalho. Entretanto, a última atividade permite que o professor veja se os alunos compreenderam as características do spot, pois, ao falarem sobre a adequação/pertinência dos spots produzidos pelos colegas, os alunos irão demonstrar se entenderam ou não as peculiaridades desse gênero
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!