25/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o jogo de xadrez
Recursos: Vídeos
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Como introdução ao tema e proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos relacionadas ao jogo de xadrez. Peça bastante atenção dos alunos nesse momento, pois os vídeos demonstram aspectos importantes do funcionamento do jogo.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=aVHjaC0I3mk (Acessado em 12/09/2010).
Regras e Funcionamento do Jogo.
http://www.youtube.com/watch?v=0VeT9EWEH3k&feature=related (Acessado em 12/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=Dtb65TKTn8w&feature=related (Acessado em 12/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=5mEhiPoli3Y&feature=related (Acessado em 12/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=PwRQ7BvA-4k&feature=related (Acessado em 12/09/2010).
No momento em que os vídeos forem exibidos, destaque questões relacionadas às regras, o espaço do jogo e a forma de jogar, podendo ser feitas ponderações referente aos movimentos das peças e suas funções. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do jogo. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos.
O(a) professor(a) poderá exibir algumas imagens relacionadas ao Jogo de Xadrez:
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_06sBvGKzT-o/RvlWXvKKgxI/AAAAAAAAAyQ/4Th2uhVUk6I/s1600-h/xadrez.jpg (Acessado em 12/09/2010).
Fonte: http://www.fiemg.org.br/Default.aspx?tabid=5400 (Acessado em 12/09/2010)
Atividade 2: Conhecendo as peças e seus movimentos durante a partida
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Texto contendo informações a respeito do jogo de xadrez, tabuleiro e peças. Caso seja difícil o acesso as peças e tabuleiro, o(a) professor(a) poderá propor a construção de peças com cartolina. Esta pode ser uma atividade previamente planejada dentro do conteúdo proposto ao longo do ano.
Descrição: Nesta atividade divida a turma em grupos. Cada grupo terá em mãos um tabuleiro, peças e o texto sugerido abaixo: Movimentos das peças Cada tipo de peça tem um valor e um movimento diferente. Os movimentos de cada peça são:
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez (Acessado em 12/09/2010)
Cada grupo irá mover as peças no tabuleiro de acordo com as funções de cada uma. Professor(a), nesta atividade circule nos grupos e auxilie-os nesta tarefa.
Imagem das peças do Xadrez:
Peças na ordem da esquerda para direita: Peão, Bispo, Rainha, Rei, Cavalo e Torre.
Fonte: http://br.olhares.com/pecas_de_xadrez_foto118286.html (Acessado em 12/09/2010)
Atividade 3: Entendendo como funciona o jogo
Recursos: Peças e tabuleiro de xadrez
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Nesta atividade, permanecerão os mesmos grupos da atividade anterior. Cada grupo jogará partidas de xadrez, afim de se familiarizarem com os movimentos das peças. Para auxiliar os alunos nesta tarefa o texto abaixo explica como funciona o jogo. Distribua cópias para os grupos e circule entre eles para auxiliá-los.
Como Jogar
A cada vez um jogador faz um movimento. As peças têm movimentação diferenciada, o que faz com que tenham valores diferentes.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez#Fases_da_partida (Acessado em 12/09/2010)
Atividade 4: O Xadrez Humano
Recursos: Giz (desenho do tabuleiro no chão)
Duração: Aproximadamente 50 minutos.
Descrição: Nesta atividade proponha a formação de duas equipes contendo 17 jogadores cada. Cada equipe deverá eleger um jogador chave, que conduzirá e orientará o movimento das peças humanas durante o jogo. Caso a turma não possua o número suficiente de jogadores utilize cones. Faça o desenho do tabuleiro de xadrez no espaço da quadra utilizando o giz. Preencha os quadrados que correspondem a cor preta do tabuleiro com o giz branco ou com outra cor.
O jogador chave distribuirá seus jogadores no tabuleiro de acordo com a função de cada peça que desempenharão no jogo. Para tal é importante que nas atividades anteriores os alunos tenham compreendido o funcionamento básico do jogo e a função de cada peça. Ao iniciar a partida cada jogador chave irá orientar os demais jogadores de sua equipe conduzindo-os pelo espaço do tabuleiro. No decorrer da partida será permitido aos jogadores que desempenham os papéis das peças ajudarem o jogador chave de sua equipe.
Xadrez Humano. Fonte. http://xadrez-tocantins.blogspot.com/2009_09_01_archive.html (Acessado em 12/09/2010)
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a marcação do espaço proposto nas atividades 4.
Quanto ao Material: Caso fique inviável a aquisição dos tabuleiros e as peças de xadrez, o(a) professor(a) poderá acrescentar no plano de aula uma atividade propondo a construção de peças ou imprimindo peças verticais, como sugerido no site abaixo: http://sites.google.com/site/edukabrinke/xadrez-peca-vertical (Acessado em 12/09/2010).
O site abaixo dá acesso ao jogo do xadrez online:
http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Xadrez/ (Acessado em 06/09/2010)
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam dos vídeos? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Eles entenderam as regras e as funções das peças do jogo de xadrez? Conseguiram realizar o jogo? Criaram estratégias e novas formas de jogar? Os grupos se ajudaram? Já tinham vivenciado o jogo? Eles relataram o que aprenderam? Exploraram as possibilidades de criar ações e atitudes que o jogo permite? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades foram mais interessantes? Como foi desempenhar o papel das peças de xadrez? Qual(is) gostaria(m) de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior. Utilize os relatos para (re)planejar e (re)organizar seu projeto/plano de aula a respeito do conteúdo ministrado.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/03/2015
Cinco estrelasexcelente trabalho,só que eu trabalho com pouquíssimas crianças
09/01/2013
Cinco estrelascriativo e encantador as aulas, vou praticar para diferenciar e fazer a diferença com os alunos do mais educação de minha escola .
21/11/2012
Quatro estrelasÓtima sugestão para desenvolver o raciocínio dos alunos, e ao mesmo tempo trabalhar com atividades físicas. Um boa forma de que todos se envolvem em um mesmo jogo.
22/05/2012
Quatro estrelasGostei de ver! Estou procurando novidades para incrementar o ensino de xadrez em sala de aula. Já tinha ouvido falar no xadrez humano. Vou copiar.