Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esticando histórias- Ampliação de textos

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar coletivamente, ouvindo e respeitando outras opiniões.
  • Usar adequadamente os sinais de pontuação.
  • Ampliar um texto de base não real, dando novos elementos à sua estrutura.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

          A atividade que se segue se baseia na crença de que a escola tem se apoiado muito mais na atenção e na memória do que na imaginação e na fantasia.

          “Da mesma forma que uma pedra lançada no pântano, uma palavra escolhida ao acaso, e lançada à mente, produz ondas de superfície e de profundidade, provoca uma série infinita de reações em cadeia, agitando em sua queda sons e imagens, analogias e recordações, significados e sonhos, em um movimento que toca a experiência e a memória, a fantasia e o inconsciente, e que se complica pelo fato de que essa mesma mente não assiste passiva a representação, mas nela intervém continuamente, para aceitar e rejeitar, relacionar e censurar, construir e destruir." 

          Gianni Rodari - Gramática da Fantasia

1º momento:

→A turma dividida em grupos, recebe a poesia:

          Elefante Elegante

          O elefante foi pra cidade

          Entrou numa loja

          Viu novidade

          Subiu depressa               

          No elevador

          Dormiu de colcha e cobertor

          Tomou um táxi  

          Comprou um jornal  

          e viu um filme

          Sensacional.

          Entrou pra escola   

          mas que elegância         

          Com o avental     

          Do Jardim de infância!

                                                ( Maria Mazzetti, livro: Ouve só... Elefante Elegante).

          Os grupos leem a poesia e falam livremente sobre ela.

2º momento:

          É colocada, então, uma folha branca, de aproximadamente 50cm x 40 cm, no quadro-de-giz e pede-se à turma que escolha uma palavra da poesia.

          Palavras que podem ser escolhas possíveis:

ELEFANTE   -   LOJA   -   ELEVADOR   -   FILME   -   ESCOLA   -   AVENTAL

          Exemplo da atividade partindo da palavra ESCOLA.

          Realizam-se associações:

          1º) com palavras que começam com E , mas que não continuam com S, como:

EMPADA   -   ENROLAR   -   ELÁSTICO   -   ECOLOGIA

          2º) palavras que começam com ES, como:

ESCADA   -   ESPINHO   -   ESCUDO   -   ESMERALDA 

          3º) com palavras que rimam com ELA, como:               

SACOLA   -   GRAVIOLA    -    CAROLA   -   MARIOLA 

          4º) com palavras que estão ao seu lado lexicamente, para efeito de significado, como:

LEITURA   -   CADERNO   -   MOCHILA   -   AMIGO   -   RECREIO

          Estas associações são consideradas ainda preguiçosas e podem ainda não funcionar como estopim para a criação de um “tema fantástico”, por isso a exploração da palavra “ESCOLA” não pode acabar ainda. Deve ser decomposta em suas letras que devem ser escritas umas sobre as outras numa folha branca, de aproximadamente 60cm x 70 cm.

          E

          S 

          C 

          O 

          L 

          A

          Em seguida, ao lado de cada letra, escreve-se uma palavra que vem à cabeça da turma, obtendo uma nova série como:

          E-strela

          S-uco

          C-aixa

          O-sso

          L-aranja

          A-marelo

          Muito mais divertido é escrever ao lado das 6 letras, palavras que formem Uma frase com sentido.

          E-lefantes

          S-urfistas

          C-açarão

          O-ndas

          L-uminosas

          A-manhã 

3º momento:

          Surge assim, um tema fantástico e os grupos criam suas histórias com estes elefantes surfista.

          As histórias são apresentadas à turma pelos grupos, que escolhem a maneira: leitura, contação, pantomima, dramatização, leitura em coro, etc...

          Ao final, as histórias podem ser colocadas num varal de barbante junto ao cartaz com as palavras que deram origem a este tema fantástico.

Recursos Complementares
  • CD: Grupo Olá! Sonopress-RIMO-TEARCD0106.

Avaliação
  • Os grupos realizam a avaliação das histórias apresentadas e do ritmo dado à sua narração.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.