12/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
A atividade que se segue se baseia na crença de que a escola tem se apoiado muito mais na atenção e na memória do que na imaginação e na fantasia.
“Da mesma forma que uma pedra lançada no pântano, uma palavra escolhida ao acaso, e lançada à mente, produz ondas de superfície e de profundidade, provoca uma série infinita de reações em cadeia, agitando em sua queda sons e imagens, analogias e recordações, significados e sonhos, em um movimento que toca a experiência e a memória, a fantasia e o inconsciente, e que se complica pelo fato de que essa mesma mente não assiste passiva a representação, mas nela intervém continuamente, para aceitar e rejeitar, relacionar e censurar, construir e destruir."
Gianni Rodari - Gramática da Fantasia
1º momento:
→A turma dividida em grupos, recebe a poesia:
Elefante Elegante
O elefante foi pra cidade
Entrou numa loja
Viu novidade
Subiu depressa
No elevador
Dormiu de colcha e cobertor
Tomou um táxi
Comprou um jornal
e viu um filme
Sensacional.
Entrou pra escola
mas que elegância
Com o avental
Do Jardim de infância!
( Maria Mazzetti, livro: Ouve só... Elefante Elegante).
Os grupos leem a poesia e falam livremente sobre ela.
2º momento:
É colocada, então, uma folha branca, de aproximadamente 50cm x 40 cm, no quadro-de-giz e pede-se à turma que escolha uma palavra da poesia.
Palavras que podem ser escolhas possíveis:
ELEFANTE - LOJA - ELEVADOR - FILME - ESCOLA - AVENTAL
Exemplo da atividade partindo da palavra ESCOLA.
Realizam-se associações:
1º) com palavras que começam com E , mas que não continuam com S, como:
EMPADA - ENROLAR - ELÁSTICO - ECOLOGIA
2º) palavras que começam com ES, como:
ESCADA - ESPINHO - ESCUDO - ESMERALDA
3º) com palavras que rimam com ELA, como:
SACOLA - GRAVIOLA - CAROLA - MARIOLA
4º) com palavras que estão ao seu lado lexicamente, para efeito de significado, como:
LEITURA - CADERNO - MOCHILA - AMIGO - RECREIO
Estas associações são consideradas ainda preguiçosas e podem ainda não funcionar como estopim para a criação de um “tema fantástico”, por isso a exploração da palavra “ESCOLA” não pode acabar ainda. Deve ser decomposta em suas letras que devem ser escritas umas sobre as outras numa folha branca, de aproximadamente 60cm x 70 cm.
E
S
C
O
L
A
Em seguida, ao lado de cada letra, escreve-se uma palavra que vem à cabeça da turma, obtendo uma nova série como:
E-strela
S-uco
C-aixa
O-sso
L-aranja
A-marelo
Muito mais divertido é escrever ao lado das 6 letras, palavras que formem Uma frase com sentido.
E-lefantes
S-urfistas
C-açarão
O-ndas
L-uminosas
A-manhã
3º momento:
Surge assim, um tema fantástico e os grupos criam suas histórias com estes elefantes surfista.
As histórias são apresentadas à turma pelos grupos, que escolhem a maneira: leitura, contação, pantomima, dramatização, leitura em coro, etc...
Ao final, as histórias podem ser colocadas num varal de barbante junto ao cartaz com as palavras que deram origem a este tema fantástico.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!