27/09/2010
Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Realizar atividades que provoquem o desequilíbrio e o equilíbrio após saltar;
Criar e explicar a estratégia utilizada para superar os desafios da atividade proposta;
Identificar os lados direito e esquerdo de seu corpo bem como, dentro e fora, acima e abaixo, em diferentes situações de aula.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Reserve para esta aula, um espaço que seja amplo, arejado e que tenha pequenos desníveis do solo – pequenas escadas, bancos, rampas etc. – para realizar uma atividade de saltos e equilíbrio através de uma história contada pelo professor e vivenciada pelos alunos.
Prepare com antecedência giz com cores variadas (branco, verde, vermelho, azul e amarelo) e cinco cordas grandes (aproximadamente cinco metros de comprimento).
Divida o espaço destinado para a aula em três partes, e no piso de cada parte do espaço de aula, desenhe:
Na primeira parte do espaço da aula, coloque 5 cordas coloridas que levarão o grupo de alunos até suas casinhas.
Na segunda parte do espaço da aula, desenhe:
Na terceira parte do espaço da aula, desenhe no piso:
Fonte: Sequência de atividades organizada pelo próprio autor.
Faça uma “rodinha” com os alunos, próximos ao local reservado para a aula, e conte a história sobre uma “viagem que irão fazer com os colegas da sala de aula”. A criação dessa história tem como objetivo, substituir a realidade concreta pela invenção de uma situação imaginária que favorece a superação de desafios conhecidos e desconhecidos pelos alunos.
Relate em tom de desafio, a seguinte história:
“Era uma vez, uma pequena cidade que existia no topo de uma montanha. Essa cidade era pequenina e se chamava ___________________ (solicitar que os alunos deem nome a essa cidade).Mas essa cidade era diferente das outras, pois, todos seus moradores moravam em apenas cinco casinhas, todas de cores diferentes. Outra diferença que existia nessa cidade, era que para chegar ou sair dessas casinhas, seus moradores tinham que passar sobre pontes fracas, pequenas, estreitas e que ficavam muito altas sobre vários desfiladeiros.”
Neste momento da história, dividir os alunos em grupos de no máximo quatro componentes (nessa aula estamos tendo como referência 20 alunos) e:
Observar se os alunos estão respeitando as regras:
No momento que todos os alunos chegarem dentro de suas casas (segunda parte do espaço de aula), o professor deverá continuar contando a história, colocando alguns desafios a serem superados:
É importante que ao desafiar os alunos, o professor inicie colocando alguns pontos de referência, partindo sempre as “casinhas de cada grupo”, para solicitar algumas ações que exijam algum tipo de orientação, como por exemplo: dentro, fora, em cima, abaixo, à esquerda, à direita, perto, longe, ao lado, para ficar em frente, atrás, pular, andar, cobrir, etc.
Antes de iniciar essa aula, o professor deve, além do material previsto na aula anterior, reunir o seguinte material: a) uma folha de jornal para cada aluno; b) um rolo de fita crepe e; c) cinco cordas pequenas (um a dois metros de comprimento).
Reunir os alunos e solicitar que façam uma “rodinha”, próximo ao local de aula, para recordar e retomar a história contada na aula anterior. Entregar uma folha de jornal para cada aluno e solicitar que façam uma bolinha de papel. Utilizar a fita crepe para enrijecer a bolinha construída por cada aluno.
Terminado a confecção da bolinha de papel, solicitar aos alunos que:
O professor observará se os alunos estão respeitando as regras colocadas:
Quando todos os alunos chegarem dentro de suas novas casas, o professor continuará contando a história e ampliando os desafios a serem superados, como, dentre outros:
Explicar para os alunos que deverão atravessar o riacho (desenhado na terceira parte do espaço de aula). Para isso, continuar a história:
“Vamos dar uma volta no riacho que banha nossa cidade? Mas, teremos que pagar um pedágio para passar por cima de um desfiladeiro. Teremos que deixar a bolinha no chão sem cair da ponte. Será que vocês conseguem? Vamos lá? O riacho que banha nossa cidade fica no final dessa pequena ponte. Esse riacho é muito bonito, grande e cheio de peixes, jacarés, pedras e armadilhas. Para atravessá-lo, teremos que estar atentos e ter muito cuidado. Nas pedras que tem o formato de um círculo só podemos pisar com os dois pés. Nas pedras que tem o formato de um quadrado, só podemos pisar com o pé esquerdo. Vocês sabem qual é seu pé esquerdo? Nas pedras que tem o formato de um triângulo, só podemos pisar com o pé direito. Vocês sabem qual é seu pé direito?”
O professor deverá mostrar qual é o pé esquerdo e direito daquele aluno que não souber.
“Agora, para quem não sabe, aqui nesse riacho mora um jacaré de dez metros de comprimento, e não há peixe que mate sua fome. Se você cair da pedra ou pisar numa armadilha, esse jacaré vai comer seu pé. Fique esperto, tá!”
O professor observará se os alunos estão respeitando as regras colocadas:
Solicite novamente aos alunos que façam a “rodinha” para conversar e pergunte:
Sugerimos ao professor que registre as principais falas dos alunos, para servir de referência para as futuras aulas.
Antes de encerrar essa aula, o professor reunirá o grupo de alunos no lugar que ficaram no início da aula e proporá que cada aluno desenhe uma figura final envolvendo todos os materiais, desenhos e sentimentos vivenciados por cada aluno.
Caso o professor tenha interesse em elevar os níveis de complexidade da aula, sugerimos que incorpore:
FARIA, E. R. de, REZENDE, L. MUÑOZ PALAFOX, G. H. Formas jogadas como estratégia lúdica de ensino no contexto do jogo na educação infantil. Revista Especial em Educação Física. Uberlândia, v. 1, p. 34 – 48. 2003. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2003/comunic_coord/e_formas_jogadas_elizabet.pdf Acesso em 18 set. 2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu melhorar o domínio dos movimentos corporais – equilíbrio e lateralidade – que permearam essa aula.
Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades de planejamento e construção de estratégias para superar os desafios colocados.
Avaliar se os alunos conseguem identificar os lados direito e esquerdo de seu corpo, bem como, acima e abaixo, dentro e fora, nas diferentes situações de aula.
Cinco estrelas 3 classificações
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12/04/2013
Cinco estrelasAchei bem interessante, esta atividade sobre a história, as estratégias abordadas.
06/04/2011
Cinco estrelassou psicopedagoga e psicomotricista...adorei estas aulas. vou te-las como exemplos!
20/10/2010
Cinco estrelasmaravilhosa esta aula...adorei