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Limites do corpo

 

30/03/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula intitulada limites do corpo objetivamos: trabalhar com a consciência corporal por meio da interação com o outro; identificar os próprios limites de movimento e do outro; aprender que há semelhanças e diferenças entre o próprio corpo e do outro (dimensões físicas, emocionais, etc); estimular o estabelecimento de novas relações por meio das aulas de EF (toque no corpo do outro, “movimento passivo”, etc.); trabalhar com as noções de equilíbrio e desequilíbrio num sentido amplo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não há.

Estratégias e recursos da aula

 Espaços: Sala de aula, sala de dança ou semelhantes.   

Materiais: Aparelho de som, cd com músicas instrumentais.           

Atividade 1. Rolando por cima de todos (15’).

Nesse primeiro momento, faça a brincadeira do “rola por cima” para incentivar o contato entre os corpos dos alunos de maneira divertida. Peça para que todos façam uma fila, deitados, um ao lado do outro, de barriga para cima e braços estendidos ao lado do corpo. O primeiro da fila deve rolar seu corpo por cima de todos os outros até chegar do outro lado da fila, onde deitará na mesma posição em que começou. Instrua os alunos para que não apóiem os cotovelos nem os joelhos sobre os alunos deitados, porque pode machucá-los. Depois de todos terem passado pela fila, converse sobre as impressões que tiveram dessa forma de contato.   

Atividade 2. Espelhos que giram (30’).

Faça duas rodas de crianças com a mesma quantidade de alunos em cada uma delas. Uma roda por dentro e uma por fora, sendo que cada criança deve ficar de frente uma para a outra. Ligue a música e peça para que cada aluno da roda de fora, dance da maneira que quiser. Quem está dentro da roda deve imitá-lo. Não vale sair da roda ao movimentar-se. Estipule um tempo de mais ou menos 30 segundos e faça a troca de pares. Uma das rodas deve ficar parada e a outra deve girar. Repita o mesmo exercício até que os primeiros pares se encontrem novamente. Varie os propositores dos movimentos indicando ora os alunos de dentro da roda, ora os de fora.   

Atividade 3. Coisas que podemos ser (30’)

Divida a turma em grupos de, no máximo, 3 ou 4 alunos. Escreva, ou desenhe, previamente,  em pedaços de papel nomes de objetos, eletrodomésticos, coisas de uma casa, brinquedos de parque, por exemplo. A ideia dessa atividade é fazer com que cada grupo represente um desses objetos por meio da expressão do corpo, enquanto os outros alunos tentam adivinhar. Para cada objeto selecionado, todos os alunos do grupo devem se envolver na representação do funcionamento deste. Estipule um tempo, de mais ou menos 1 minuto para cada encenação. Cada objeto descoberto gerará um ponto para o grupo que o encenou.

trenzinho Fig. 1-Caminhão (último acesso em 12/02/2011)

sapoFig. 2 - Sapo (último acesso em 12/02/2011)

caminhão Fig. 3 - Caminhão (último acesso em 12/02/2011)

boneca Fig. 4 - Boneca (último acesso em 12/02/2011)

Atividade 4. Bonecos-vivos (25’)

Nessa brincadeira, divida seus alunos em duplas. Cada criança deve ser o boneco de pano de seu par. Coloque algumas músicas estimulantes para as crianças e, de tempos em tempos, peça para que elas representem algum sentimento com os movimentos de seus bonecos (p.ex. alegria, desânimo, surpresa, etc.). Durante todo o tempo, as crianças deve dançar umas com as outras sendo que uma ficará com o corpo relaxado, mole, permitindo que o colega conduza seus movimentos.

Recursos Complementares

www.efdeportes.com/efd81/brincad.htm (acesso em 18/09/2010)

http://www.pedagogico.com.br (acesso em 18/09/2010)

Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas e às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? O que acharam de dançar juntos? Entre outras perguntas que julgar necessárias.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • rose, E.E.Cesar Martinez , São Paulo - disse:
    rose_ordonis@hotmail.com

    30/06/2011

    Quatro estrelas

    Adorei a aula, Gostaria de saber se vc conhece algum site que mostre aulas que podem ser realizadas usando o computador nas aulas de educação fisica abrços


  • jean machado, seduc , Pará - disse:
    cruks@ig.com.br

    10/04/2011

    Três estrelas

    boa aula para início das atividades.


Sem classificação.
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