18/10/2010
Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Conceituar mímica;
Transmitir mensagens utilizando a mímica;
Verificar se houve compreensão da mensagem transmitida e como o corpo se comportou durante as atividades;
Avaliar as dificuldades e os sentimentos vivenciados durante as atividades.
Aula indicada para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Não é necessário nenhum conhecimento prévio para essa aula.
Reunir os alunos na sala de aula e dividir a turma em duas equipes para organizar e realizar o jogo dramático de “mímica”.
Informar aos alunos, que durante a realização desta atividade, deverão observar como os colegas estão se movimentando para fazer as mímicas. Essa observação é de fundamental importância para a continuidade da aula.
Organizado as equipes, o professor deve:
Sobre jogos de mímica, visitar os sites abaixo:
INÁCIO, G. H.; CLASEN, M. de F. Brincando de mímica. 3 mai. 2010. Disponível em: http://jogointeracaoelinguagem.blogspot.com/2010/05/brincando-de-mimica.html Acesso em 19 set. 2010.
Noites de terror. Disponível em: http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/beleza-idolos/40/artigo57392-1.asp Acesso em 19 set. 2010.
MANUAL DE BRINCADEIRAS DA MÔNICA. Mímicas. http://www.monica.com.br/revistas/brincade/mimica.htm Acesso em 19 set. 2010.
Realizar o jogo dramático de mímica. Durante o mesmo, o professor marcará o tempo de realização da mímica, e identificará quantos e quais alunos conseguiram fazer a mímica correta.
Antes do término da aula, reunir os alunos e questionar:
O professor deverá registrar as principais respostas dadas pelos alunos para cada uma das questões, em uma folha de papel. Essas respostas serão importantes para a próxima aula.
Informar aos alunos que a próxima aula será no laboratório de informática. Caso a escola não tenha laboratório, reunir com os alunos na sala de vídeo.
Reunir os alunos no laboratório de informática e solicitar que se organizem em trios para pesquisar sobre:
Cada trio deve registrar numa folha, o resultado de sua pesquisa, e ao terminar, entregar ao professor. Caso o trio de alunos encontre algum vídeo que seja interessante, apresentar para os demais colegas e solicitar ao professor, que grave o vídeo para posterior apresentação.
Sugestão de sites que possuem artigos e textos sobre mímica:
Mímica. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADmica. Acesso: 12/ set. 2010.
Mímica. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/mimica.htm Acesso em 19 set. 2010.
Mímica e Pantomima. Disponível em: http://www.cialuislouis.com.br/tf-pantomima.htm Acesso em: 19 set.2010.
Sugestões de sites que possuem vídeos de atores fazendo mímicas:
O mímico. Disponível em: http://www.omimico.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=6&gclid=COaz7ai1iqQCFQy87QodHnLUUQ. Acesso em: 12 set. 2010.
Charlie Chaplin. Charlot et le masque de fer. Disponível: http://video.google.com/videoplay?docid=-4252623256870016666#docid=9169350142827581729. Acesso em: 12 set. 2010.
Charlie Chaplin. The fireman. Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-4252623256870016666#docid=-2596096893846540556 Acesso em 19 set. 2010.
Charlie Chaplin. Collection volume 06. Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-4252623256870016666#docid=5953444827554233350 Acesso em 19 set. 2010.
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_QtUHNg4WcN0/S8ilfI9ciuI/AAAAAAAADbw/mF7LaeBmLlM/s1600/Pensamentos-e-frases-de-Charles-Chaplin.jpg. Acesso em: 16/09/2010.
Caso sua escola não tenha computadores suficientes para realizar essa atividade, reunir com os alunos na biblioteca, para fazer a pesquisa da primeira questão.
Para a segunda questão, o professor deverá preparar um aparelho de TV ligado a um DVD, para apresentar um filme de Charlie Chaplin ou qualquer outro filme do cinema mudo.
Sugestões de filmes de Charlie Chaplin:
Charlie Chaplin. Charlot et le masque de fer. Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-4252623256870016666#docid=9169350142827581729. Acesso em 12 set. 2010.
Charlie Chaplin. The fireman. Disponível em: http://video.google.com/videoplay?docid=-4252623256870016666#docid=-2596096893846540556 Acesso em 12 set. 2010.
Informar aos alunos, que na próxima aula, terão que apresentar o resultado de sua pesquisa.
Antes do início dessas aulas, o professor deve:
Reunir os trios nessa sala de aula e solicitar que cada trio apresente o conceito de mímica. No quadro negro, o professor deve registrar as categorias presentes nas respostas.
Terminada a apresentação dos grupos sobre o conceito de mímica, o professor deve retomar as categorias apresentadas pelos alunos a partir das suas anotações, e em conjunto com eles, construir um conceito coletivo de mímica.
Construído o conceito, registrá-lo no cartaz que deverá ser fixado na parede da escola, e ao seu lado, a folha com a síntese das respostas da questão 03, respondida na primeira aula.
Iniciar a apresentação da segunda questão. O professor realizará o mesmo procedimento feito na questão anterior. Na medida em que os trios de alunos vão apresentando o resultado de suas pesquisas, o professor deve anotar em um segundo cartaz, quais as ações das pessoas para transmitir uma mensagem utilizando somente a mímica.
Terminado o cartaz, fixá-lo na parede, e ao seu lado, a folha com a síntese das respostas da primeira questão, respondida pelos alunos na primeira aula.
Propor aos alunos um desafio para a próxima aula: Será que conseguem preparar e transmitir uma mensagem para outras pessoas, utilizando apenas a mímica?
Para essa atividade, o professor realizará:
Atividade 1: Aquecimento:
Atividade 2: Realização de cenas coreógrafas sobre temas a serem sorteados entre os grupos:
O professor deverá:
Terminado o tempo de preparação, solicitar que cada grupo apresente sua mímica e verificar se os demais colegas descobriram qual é a mensagem que queriam transmitir.
Ao final, solicitar que os alunos respondam oralmente as seguintes questões:
Sugestão de artigos sobre mímica e expressão corporal:
PRADO. F. A utilização da mímica como recurso psicopedagógico. Disponível em: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/artigos_fernando_mimica.htm Acesso em 19 set. 2010.
WIKIPEDIA. Marcel Mareceau. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcel_Marceau. Acesso em: 10/09/2010.
Sugestão de sites para pesquisa de músicas:
Música clássica. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1QuiRUynAoQ Acesso em 15/09/2010.
Fantasma da ópera. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UH8ZrxvcPKw. Acesso: 14/09/2010.
Fantasia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X_Hfr2p2IXI&feature=related. Acesso: 14/09/2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu transmitir e compreendeu as mensagens transmitidas pelos colegas com o uso de mímicas, expondo seus sentimentos e estratégias, para superar as dificuldades que encontrou na realização das atividades propostas.
Observar a participação do aluno e seu posicionamento frente às discussões, planejamento das atividades propostas e realizadas no espaço de aula.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2016
Cinco estrelasMuito bom
04/12/2012
Cinco estrelasmuito interessante as propostas assim como as referencias assim indicado. Estudante de Ed.Fisica