Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Frutas: para que comê-las?

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Teresa Régia Araújo de Medeiros
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de átima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um nutricionista como o responsável por uma alimentação saudável e equilibrada.
  • Reconhecer a importância das frutas para a nossa saúde.
  • Conhecer e compreender a produção de alguns alimentos em cuja composição possuem frutas.
Duração das atividades
Cada momento durará cerca de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer algumas frutas identificando e nomeando-as com segurança.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Convidar uma nutricionista para conversar com as crianças sobre a importância das frutas para o crescimento e desenvolvimento saudável. Elaborar junto com as crianças as perguntas que desejam fazer para a profissional.  Para que a conversa seja motivante, sugerimos a realização de um teatro de fantoches, cujos personagens - as frutas- mantenham um diálogo com a platéia. Após esta conversa, cada criança poderá desenhar duas frutas que mais gosta e escrever para que elas servem.

2º MOMENTO:

Onde podemos comprar frutas? Propor para as crianças um momento de compras e o ideal é levar a turma a um mercado de bairro que tenha frutas variadas e frescas. Nesta visita as crianças conhecerão mais frutas, assim como deverão observar a forma como estão organizadas nas prateleiras e nos caixotes. Também deverão estar atentas ao processo de compras: escolhe, pesa, embala, paga e leva para casa. Nesta visita as crianças terão a oportunidade de manusear as frutas, perceber textura das cascas, o peso, a variedade de cores.

3º MOMENTO:

Ao chegar do mercado com as frutas, propor para as crianças a organização das mesmas em algumas bandejas. O professor deverá observar e perguntar a forma como estão arrumando, quais critérios estão elegendo. Além das bandejas, poderá pedir que organizem sobre a mesa para ver como vão agrupá-las. Entre uma organização e outra, o professor poderá pedir que façam o registro através de desenho.

4º MOMENTO:

Propor para a turma a preparação de algumas receitas com a utilização de frutas. É interessante que as crianças conheçam diferentes alimentos a base de frutas, que percebam todo o processo químico, desde a mistura à transformação e produção de um novo alimento. Pedir que as crianças tragam os ingredientes e juntos quantifiquem, pesem e façam toda a preparação. Escrever no coletivo a receita e depois distribuir com todos da turma. Poderão fazer um caderninho de receitas, caso seja possível realizar várias aulas de culinária.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será contínua, observando:

 a compreensão da importância de se alimentar de frutas,

a ampliação do grupo de frutas preferidas,

a compreensão do processo de transformação dos diferentes produtos/alimentos em um novo a base de frutas,

a percepção dos atributos das diferentes frutas e a organização delas com base em um ou mais deles.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.