21/02/2011
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Nessa aula de danças de salão temos a continuação das aulas de forró. Para isso, selecionamos como objetivos: aprender os ritmos de danças a dois e sua importância na sociabilidade humana; aprender e vivenciar os movimentos mais elementares de dança, avançando no que já foi aprendido na aula I; aprender giros da dama e do cavalheiro, troca de lugares, deslocamento no salão, etc; criar estratégias de superação dos limites do próprio corpo, trabalhando o respeito pelas diferenças.
Aulas de danças de salão (forró I)
Espaço: sala de aula, sala de dança.
Materiais: aparelho de som, cd com músicas de forró.
Atividade 1: Relembrando (30')
Essa é uma aula conectada com a primeira, de mesmo nome, publicada no Portal do Professor, por isso, relembre com os alunos os passos, conceitos e movimentos trabalhados na aula anterior.
Atividade 2: Giros da dama (20')
Para esse movimento, o cavalheiro deve conduzir a dama, a partir do passo básico, para o passo que a dama abre uma perna para trás. No momento em que o cavalheiro "abrir" a dama, peça para que a vire a mesma, fazendo a abertura também para o outro lado. Esse é o passo em que a dama se separa do cavalheiro, ficando em contato somente com as mãos, e ficando frente a frente com o parceiro.
Atividade 3: Peão (20')
Dançando juntos, partindo do "dois pra lá, dois pra cá" o cavalheiro conduz a dama a fazer um giro mais acentuado para a direita dele, sem separar seus corpos, sempre contando três tempos. Troque os pares em períodos regulares para que os alunos tenham contato com todos os colegas.
Fig 1 - Baile de forró (fonte: http://4.bp.blogspot.com/_NyvzmU57TkU/TBHBBaJjhfI/AAAAAAAADuE/tfNb9XK4nS0/s400/forro.jpg) (acesso em 12/01/2011)
Atividade 4: Trocas de lugares (20')
A partir do passo com abertura de ambos os participantes, os dançarinos devem executar a troca de lugares, um passando para o lugar do outro, sem soltar as mãos, sendo que ora os braços passam por cima, ora passam por baixo. Observe o vídeo que o ajudará a entender como é o passo:
Atividade 5: Bailinho (10')
Agora, deixe que as crianças dancem livremente pela sala e faça uma dinâmica de troca de pares de tempos em tempos. Ao final de uma aula de danças é importante que os alunos pratiquem de forma mais descontraída o que aprenderam em aula.
http://www.youtube.com/watch?v=s9LkK03Yfs8
(acesso em 18/09/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=_odq4ar4ARw
(acesso em 18/09/2010)
Avalie as crianças quanto a participação, envolvimento, capacidade de entendimento e respeito às habilidades dos outros, etc. Ao longo da aula, observe aquelas que possuem maiores dificuldades, que são mais inibidas e dê incentivos individuais para que não sejam reforçadas essas dificuldades. Para aqueles que têm maior facilidade, o professor pode estabelecer parcerias pedindo-os que ajudem outros colegas. Avalie também a própria aula em relação às estratégias pedagógicas escolhidas. Os próprios alunos dão dicas sobre a adequação dessas ao grupo.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/09/2011
Cinco estrelasMuito bom a dança além de desenvolver coordenação motora, postura e ritmo. Também desenvole a afetividade o respeito e a confiação entre os alunos, e a autoconfiança e autoestima de cada um deles.