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Pilates com bola

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de pilates, nos propomos a : conhecer a prática do pilates por meio de exercícios com bola; conhecer os 6 princípios básicos do pilates aplicando-os às suas atividades; experimentar outras formas de fortalecimento e alongamento do corpo tendo a bola como “mediadora” ou “parceira” dos movimentos; trabalhar a consciência corporal com as crianças por meio de um conteúdo pouco trabalhado nas aulas de Educação Física; exercitar a autonomia e a cooperação entre os parceiros de turma.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não há.

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Sala ampla, pátio ou outro espaço com superfície lisa.  

Materiais.Bolas para a prática do pilates de diferentes tamanhos (para uma turma de 30 alunos, pelo menos 5 bolas); bolinhas de tênis ou de borracha.     

Atividade 1. Conhecendo essa prática (15’)

Nesse momento da aula, apresente para as crianças um breve histórico da prática do pilates, quem foi seu idealizador, quais os princípios básicos, quais as diferenças em relação a outras práticas de atividades físicas, quais seus benefícios para a saúde, etc.

Algumas informações que podem ajudar o professor:

O método pilates foi idealizado no começo do século XX, por uma atleta alemão, chamado Joseph H. Pilates. Ele pensou num sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, a consciência corporal, o equilíbrio e a força sem, necessariamente, ocasionar a hipertrofia muscular. Esse “inventor” acreditava que o estilo de vida moderno, em vigor no século XX, a má postura corporal e a respiração ineficiente, resultavam numa condição de saúde negativa. Dessa maneira, Joseph Pilates estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver  esse método de exercícios que recebeu seu nome. O método Pilates trabalha com noções básicas de respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização, integração dos movimentos.

Pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, dos quais podemos citar:

-       Aumento da resistência física e mental; melhora do alongamento e do controle corporal; correção de más posturas; aumento da flexibilidade, do tônus e da força muscular; alívio das tensões, estresse e dores crônicas; melhora da coordenação motora; aumento da mobilidade das articulações; estímulo do sistema circulatório e oxigenação do sangue; facilitação nos processos de eliminação das toxinas; fortalecimento dos órgãos internos; aumento da concentração; trabalha a respiração e, conseqüentemente, traz maior bem estar e promoção de relaxamento.

 

Atividade 2. Ajudando no relaxamento do outro (20’)

Distribua as bolinhas de borracha e de tênis para os alunos. Peça para que façam um grande fila, com todos os alunos, uns bem próximos aos outros. Peça para que se sentem com as pernas abertas e estendidas lateralmente ao corpo do outro. Dessa maneira, cada aluno deverá massagear as costas do outro com a bolinha, ao mesmo tempo em que é massageado.  Instrua-os a fazerem movimentos circulares, subindo e descendo por toda a extensão das costas. Instrua também a respirarem fundo e lentamente podendo estabelecer tempos de inspiração e expiração.   

 

Atividade 3. Alongando com e sem bolão (30’).

Sem bola: Faça um alongamento dos principais grupamentos musculares junto com os alunos, sempre demonstrando e corrigindo as posturas.

Com bola: Divida as crianças em pequenos grupos, de acordo com o nº de bolas disponíveis. Faça a brincadeira do barquinho, com mostra a fig.1.

  crianças brincando

Fig 1. Alongamento com bola - brincadeira de barquinho. (fonte: http://pilatesposturaemovimento.files.wordpress.com/2010/06/kids20pilates.jpg) (acessado em 15/02/2011)

Faça ainda alongamentos sobre a bola, deitados em decúbito ventral, realizando, ao mesmo tempo, exercícios de alongamento e equilíbrio. Deixe que as crianças experimentem os movimentos sobre a bola.

decúbito ventral

Fig. 2 - Equilíbrio e alongamento (fonte: http://www.mahapilates.com.br/wp-content/uploads/2010/01/pilates_crianca-300x214.jpg) (acessado em 15/02/2011)

barriga para baixo 1

Fig.3 -  Equilíbrio com apoio de uma perna e um braço. (fonte: http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/165/imprime113618.asp) (acessado em 15/02/2011)

barriga para baixo 2

Fig.4 - Variação de posição de equilíbrio. (fonte: http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/165/imprime113618.asp) (acessado em 15/02/2011) 

Uma por vez, peça para que deitem sobre a bola, em posição de decúbito dorsal, com os braços estendidos acima da cabeça. Dessa maneira, eles devem soltar o corpo e rolar sobre a bola, alongando a coluna e demais segmentos corporais, apoiados na bola. Balance as crianças levemente para frente e para trás. Outras opções de alongamentos com bolas podem ser baixadas em: http://www.fnaj.pt/docs/pub29.pdf (acesso em 18/09/2010)

de costas

Fig 5 - Alongamento em decúbito dorsal (fonte:http://2.bp.blogspot.com/_w07ar-29nQ0/TCz0rFHTxTI/AAAAAAAAAlA/-QhC1eXgP8A/s1600/bola.jpg)  (acessado em 15/02/2011) 

Atividade 4. Dividindo e equilibrando (30’).

Ainda nesses pequenos grupos ou duplas, peça para que as crianças posicionem-se sobre a bola, equilibrando-se. Umas devem dar proteção às outras, impedindo que a bola role, por exemplo. Façam pequenos balanços, dêem pulos com o bumbum apoiado, etc. Outra opção é segurar um bambolê sobre a cabeça das crianças para que, pulando sobre a bola, passem com os braços alongados por dentro desse arco.

alongamento com ajuda

Fig 6 - Outras variações. (fonte: http://blog.opovo.com.br/fisioterapiaesaude/files/2010/04/pilates-crian%C3%A7a2.jpg) (acessado em 15/02/2011) 

Atividade 5. Relaxamento...(10’)

Peça para que as crianças se deitem no chão e faça um relaxamento orientado com elas. Com olhos fechados, os alunos devem tentar imaginar e/ou seguir o que o professor indica. O professor, por sua vez, deve sempre manter o tom de voz baixo, caminhar pela sala durante o relaxamento e, em tempos mais ou menos regulares, enfatizar o ritmo da respiração das crianças.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve avaliar a participação dos alunos nas atividades, o envolvimento e a interação com os colegas durante os momentos de ajuda, de cooperação. Conversas com os alunos são indispensáveis para nos mostrar o interesse das crianças pelo tema escolhido, além de indicar possibilidades de ampliação para outras aulas. O professor deve pensar em questões como: o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais são as estratégias pedagógicas que necessitam de ajustes? Como foi a participação da turma em diferentes momentos da aula? Também é importante perguntá-los sobre o contato anterior com o Método Pilates; sobre as atividades que mais gostaram. Procure saber o que já conheciam sobre o assunto para avançar em outros conhecimentos de acordo com cada turma; estimule a partilha de saberes com todas as crianças; questione-os se gostariam de ter mais aulas com esse conteúdo; o que aprenderam que não sabiam; quais movimentos tiveram dificuldades e quais tiveram facilidade para executar; etc. Todas essas informações são essenciais para a avaliação da aula, do conteúdo, da organização do professor, do envolvimento dos alunos.

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