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Brasil, ano 2000: a visão dos povos indígenas sobre as “comemorações dos 500 anos”

 

21/09/2010

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os elementos que fundamentaram a organização de eventos, no ano 2000, para a “comemoração dos 500 anos” do Brasil.

Interpretar fontes iconográficas e escritas relacionadas a ações e reações de representantes dos povos indígenas aos eventos comemorativos dos “500 anos”.

Refletir sobre os significados das “comemorações dos 500 anos” na perspectiva dos povos indígenas do Brasil, no período focalizado.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os povos indígenas do Brasil no período anterior à colonização portuguesa.

A colonização portuguesa no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Para a discussão desta temática, o professor deverá desenvolver as seguintes atividades:

I- Leitura, debate e interpretação do texto “O encobrimento do Brasil”, de  José Murilo de Carvalho.

O texto deverá ser reproduzido para os alunos.Confira, abaixo, um excerto do mesmo:   

"Em 1999, o Brasil entra na febre dos seus 500 anos. No entanto, nas celebrações oficiais e oficiosas, nas reportagens da mídia, nas exposições, nos seminários acadêmicos, a terminologia empregada para descrever a chegada dos portugueses às nossas praias é uma só. Com uma ou outra exceção, em geral vinda de algum chato inconveniente, celebra-se o descobrimento do Brasil. A quase unanimidade vocabular deixa perplexos observadores de outros países. Perguntam-se se os brasileiros não tomaram conhecimento do debate de 1992. Se tomamos, ou não lhe demos importância, ou achamos que ele não nos dizia respeito, ou as duas coisas - a primeira por causa da segunda. Segundo a última hipótese, para os brasileiros os problemas relacionados à palavra descobrimento só existiriam no caso da América espanhola. A acusação de eurocentrismo é descartada, talvez por desprezo pelo menor número e menor complexidade social de nossos nativos. O genocídio que a palavra encobre seria também fenômeno exclusivamente espanhol, fruto da truculência dos conquistadores."

O texto completo está disponível no link: http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/dc_6_4.htm  

Roteiro de questões sugerido para uma interpretação pontual do texto, pelos alunos:

1- Fazer o vocabulário das palavras desconhecidas.

2- Segundo o autor, que assunto provocou intenso e extenso debate em 1992? Por quê?

3- De acordo com o autor, foi feita uma crítica devastadora ao uso da palavra descobrimento/descoberta relacionada ao tema da chegada dos europeus em 1492. Grife, no texto, os três principais argumentos que ele utiliza para explicar por que a palavra descobrimento foi criticada.

4- Procure o significado da palavra etnocentrismo no dicionário. Em seguida, explique a seguinte afirmação do autor: “Uma crítica devastadora foi então feita ao uso da palavra "descobrimento", ou "descoberta", por representar um insuportável etnocentrismo europeu”.

5- De acordo com o autor, em relação aos “500 anos do Brasil” aconteceu o mesmo debate que ocorreu na discussão dos “500 anos da América”? Explique.

6- Explique o que o autor quis dizer com “A quase unanimidade vocabular deixa perplexos observadores de outros países. Perguntam-se se os brasileiros não tomaram conhecimento do debate de 1992”.

7- Segundo o autor, as críticas feitas, em 1992, ao marco oficial “descobrimento da América”, não foram feitas com igual intensidade no ano 2000, em relação ao marco “descobrimento do Brasil” e isto ocorreu devido a uma justificativa (equivocada) muito utilizada no Brasil. Qual seria esta justificativa?

8- Você diria que o autor concorda com a justificativa mencionada na questão 6? Justifique sua resposta.

9- O que você entendeu a respeito da “comparação” feita pelo autor entre Las Casas e Anchieta?

10- Após o trabalho de interpretação realizado, explique o título dado ao texto pelo autor.

II- A visão oficial e a visão dos povos indígenas sobre os "500 anos"

Consultar a página da Folha Online com Especial sobre as "Comemorações dos 500 anos". Acesse:  http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/brasil500dc.htm 

Na página, o leitor tem acesso a um material muito rico e diversificado, constituído por várias reportagens e artigos da época, trazendo o ponto de vista oficial e o ponto de vista dos povos indígenas sobre as comemorações dos "500 anos do Brasil". Artigos de intelectuais brasileiros relativos ao tema também compõem o acervo.

Alguns títulos de reportagens do especial organizado pela Folha Online:

Índios realizam marcha inédita para contestar o Descobrimento

Líder aponta "contradição" nos festejos

Índios entregam carta de protesto a Fernando Henrique

Entrevistas com historiadores revelam a influência do passado nos dias de hoje

Intelectuais analisam500 anos de Brasil

Orientações para a atividade:

1- O professor deve orientar os alunos a uma primeira consulta à página, para uma percepção geral do material disponível.

2- Em seguida, os próprios alunos devem ser estimulados a selecionar as reportagens e artigos que possam contribuir para a reflexão e o debate da temática central proposta na aula.

3- Divididos em grupos, os alunos devem preparar um seminário sobre o tema "A visão dos povos indígenas sobre as comemorações dos 500 anos do Brasil". É importante que, no debate e nas apresentações preparadas para o Seminário, os alunos confrontem a visão dos povos indígenas com a visão oficial.

III- Painel de Fotos: "500 anos do Brasil"

Orientações para a atividade:

1- Os alunos devem ser instigados a selecionar, nas diversas fontes consultadas, fotos da época que expressem a visão dos povos indígenas em relação às comemorações dos 500 anos. Veja alguns exemplos:

Fonte: http://www.comciencia.br/reportagens/501anos/br08.htm  

Fonte: http://www.comciencia.br/reportagens/501anos/br08.htm 

Fonte: http://veja.abril.com.br/030500/p_044.html  

2- Em seguida, os alunos devem criar frases e poemas que façam referência às situações representadas nas fotos.

3- As fotos com as frases e os poemas devem ser organizadas em um painel na escola.

IV- Interpretando charge: Brasil 500

Observar atentamente a charge abaixo:

Fonte: http://www.revistaturismo.com.br/humor/nau.html 

1- Pedir aos alunos que descrevam o que veem na charge.

2- Instigá-los a construir a idéia central da mesma.

3- Orientar os alunos para a leitura e discussão do texto: "De nau a pior". Disponível em: http://veja.abril.com.br/030500/p_044.html  

4- Reconstruir a ideia central da charge a partir da leitura da reportagem.

Recursos Complementares

BBC organiza  lista dos principais sites brasileiros e internacionais com informações sobre as comemorações dos 500 anos no Brasil. Acesse: http://www.bbc.co.uk/portuguese/esp_bra_links.htm 

Especial Brasil 500 anos. O dia seguinte. Acesse: http://www.comciencia.br/reportagens/501anos/br08.htm 

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor fornecendo-lhe, constantemente, elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho, por meio das atividades de leitura, interpretação de textos e charge, debates, seminário e produção de painel.Também poderá avaliar os alunos a partir das conclusões sistematizadas no caderno. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos para a aula foram efetivamente alcançados pelos alunos.

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