06/12/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
1° Momento:
Nas aulas anteriores, o professor vem lendo para a turma o capítulo “Casa de Coruja”, do livro “Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato – Brasiliense.
Neste capítulo, a turma do Sítio é visitada pelos personagens do País das Maravilhas: Gato de Botas, Ali Babá, Cinderela, Branca de Neve, Pequeno Polegar, Chapeuzinho Vermelho, Rosa Branca e Rosa Vermelha, Aladim e também a célebre dona Carochinha, uma baratinha de mantilha.
Pergunta se a turma já havia ouvido falar em dona Carochinha.
Os alunos falam livremente, mas há a possibilidade de poucos ou até de nenhum saber algo sobre ela.
Neste momento, então, o professor fala um pouco sobre as histórias da Carochinha que pertencem ao tesouro geral da humanidade: as mil e uma noites, os contos que Charles Perrault, Mane d´Aulnoy, os irmãos Grimm recolheram oralmente e eternizaram com palavras escritas.
Charles Perrault, no século XVII, recolheu contos que circulavam entre o povo e apresentou-os em texto escrito que dedicou ao príncipe herdeiro do trono da França.
Link: http://ludicalivros.blogspot.com/2009/09/historias-da-carochinha.html
2° momento:
Propor aos alunos a montagem de um cantinho na sala “O canto da Carochinha” e presenteá-los com uma 1ª história. “Pele de asno” - A bela adormecida e outros contos de Perraut. Recontados por Roseana Murray – 1996, Belo Horizonte. Editora Lê, Coleção Arco da Velha.
Eis aqui um trecho da história que será trabalhado para que os alunos descubram a importância das circunstâncias:
"O rei estranhou o pedido da princesa, mas deu a terrível ordem. Que matassem o asno e dessem a sua pele para a princesa.
A princesa, com a pele aos seus pés, chorava e arrancava os cabelos desesperada. o que faria agora para escapar deste casamento?
Novamente a fada Lilás veio ao seu encontro:
-Não chore mais. você terá que ser muito forte e corajosa, mas tudo dará certo. Hoje, à noite, vestida com a pele do asno, você fugirá do palácio e irá tão longe quanto a distância que separa as estrelas. suas roupas e jóias, seus espelhos a seguirão dentro de um baú por debaixo da terra.Tome a minha varinha mágica. Sempre que precisar é só tocar a terra, e o baú aparecerá. Lembre-se, estarei com você em pensamento e não deixarei que nada de mal lhe aconteça.
A princesa beijou sua fada mil vezes e, à noite, depois de sujar o rosto de fuligem e vestir a pele do asno, saiu do palácio sem ser reconhecida por ninguém.
O rei, que já estava com a festa de casamento pronta, mandou todos os seus guardas vasculharem todas as estradas. Mas a fada Lilás protegia a princesa e a fazia invisível com o seu encanto.
A princesa nunca foi encontrada."
3° Momento:
O professor destaca, então, numa tira de papel presa no quadro.
a) “Hoje, à noite, vestida com a pele do asno, você fugirá do palácio.”
Numa frase há palavras ou expressões que indicam circunstâncias que estão ligadas aos fatos expressos nas frases.
Na frase destacada, há palavras e expressões que dão circunstâncias de lugar e de tempo ao fato. São os advérbios de tempo e de lugar.
b) “Suas roupas e jóias, seus espelhos a seguirão dentre de um baú por debaixo da terra.”
c) “Sempre que precisar é só tocar a terra, e o baú aparecerá. Não dexarei que algo lhe aconteça.”
As palavras sempre e não dão circunstâncias aos fatos da frase.
d) Com calma, pele de asno sujou seu rosto com fuligem e saiu do palácio. O rei preparou a festa de casamento apressadamente e logo ela ficou pronta.
Que palavras expressam circunstancias nas frases destacadas?
Algumas delas indicam o modo como os fatos aconteceram.
Analisando as frases destacadas, percebemos que essas palavras ou expressões podem ser encontradas com maior facilidade, quando fazemos as perguntas:
4° momento:
A turma senta-se em roda e no seu meio, tiras de papel, hidrocores e cinco saquinhos com elementos variados para a realização da atividade que se segue:
O professor pede que um aluno retire uma palavra de cada saquinho e que monte uma frase com elas.
Ex:
Depois de estruturar a frase, o aluno a escreve na tira de papel, colocando a pontuação certa.
A turma é convidada a reescrever a frase, mudando a ordem das palavras, mas sem mudar seu sentido.
Novas possibilidades de estruturação da frase surgirão e o uso da vírgula também terá variação de acordo com a posição da circunstância em relação ao verbo.
Obs: Os saquinhos devem conter também cartões em branco. Assim, a turma nesse momento, criará o termo pedido.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!