Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os advérbios nos “Contos da Carochinha”

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a importância do uso dos advérbios no enriquecimento de um texto.
  • Associar os contos da carochinha a Charles Perrault.
  • Identificar os advérbios e as locuções adverbiais como termos que dão circunstância aos verbos.
Duração das atividades
2 aulas de 50min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção de verbo como palavra que expressa ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza.
Estratégias e recursos da aula

1° Momento: 

          Nas aulas anteriores, o professor vem lendo para a turma o capítulo “Casa de Coruja”, do livro “Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato – Brasiliense.

          Neste capítulo, a turma do Sítio é visitada pelos personagens do País das Maravilhas: Gato de Botas, Ali Babá, Cinderela, Branca de Neve, Pequeno Polegar, Chapeuzinho Vermelho, Rosa Branca e Rosa Vermelha, Aladim e também a célebre dona Carochinha, uma baratinha de mantilha.

          Pergunta se a turma já havia ouvido falar em dona Carochinha.

          Os alunos falam livremente, mas há a possibilidade de poucos ou até de nenhum saber algo sobre ela.

          Neste momento, então, o professor fala um pouco sobre as histórias da Carochinha que pertencem ao tesouro geral da humanidade:  as mil e uma noites, os contos que Charles Perrault, Mane d´Aulnoy, os irmãos Grimm recolheram oralmente e eternizaram com palavras escritas.

          Charles Perrault, no século XVII, recolheu contos que circulavam entre o povo e apresentou-os em texto escrito que dedicou ao príncipe herdeiro do trono da França.

Link: http://ludicalivros.blogspot.com/2009/09/historias-da-carochinha.html 

2° momento:

          Propor aos alunos a montagem de um cantinho na sala “O canto da Carochinha” e presenteá-los com uma 1ª história. “Pele de asno” - A bela adormecida e outros contos de Perraut. Recontados por Roseana Murray – 1996, Belo Horizonte. Editora Lê, Coleção Arco da Velha.

          Eis aqui um trecho da história que será trabalhado para que os alunos descubram a importância das circunstâncias:

      "O rei estranhou o pedido da princesa, mas deu a terrível ordem. Que matassem o asno e dessem a sua pele para a princesa.

       A princesa, com a pele aos seus pés, chorava e arrancava os cabelos desesperada. o que faria agora para escapar deste casamento?

       Novamente a fada Lilás veio ao seu encontro:

-Não chore mais. você terá que ser muito forte e corajosa, mas tudo dará certo. Hoje, à noite, vestida com a pele do asno, você fugirá do palácio e irá tão longe quanto a distância que separa as estrelas. suas roupas e jóias, seus espelhos a seguirão dentro de um baú por debaixo da terra.Tome a minha varinha mágica. Sempre que precisar é só tocar a terra, e o baú aparecerá. Lembre-se, estarei com você em pensamento e não deixarei que nada de mal lhe aconteça.

       A princesa beijou sua fada mil vezes e, à noite, depois de sujar o rosto de fuligem e vestir a pele do asno, saiu do palácio sem ser reconhecida por ninguém.

       O rei, que já estava com a festa de casamento pronta, mandou todos os seus guardas vasculharem todas as estradas. Mas a fada Lilás protegia a princesa e a fazia invisível com o seu encanto.

      A princesa nunca foi encontrada."

3° Momento: 

          O professor destaca, então, numa tira de papel presa no quadro.

          a) “Hoje, à noite, vestida com a pele do asno, você fugirá do palácio.”   

  • Quem? _________________
  • O que fará? ___________________
  • Quando? _____________________
  • Onde? ________________

          Numa frase há palavras ou expressões que indicam circunstâncias que estão ligadas aos fatos expressos nas frases.

          Na frase destacada, há palavras e expressões que dão circunstâncias de lugar e de tempo ao fato. São  os advérbios de tempo e de lugar.   

          b) “Suas roupas e jóias, seus espelhos a seguirão dentre de um baú por debaixo da terra.”

  • Que palavras expressam circunstâncias? ____________
  • Vamos reler a frase sem elas? _______________
  • Qual a sua importância? _________________

          c) “Sempre que precisar é só tocar a terra, e o baú aparecerá. Não dexarei que algo lhe aconteça.” 

          As palavras sempre e não dão circunstâncias aos fatos da frase.

  • Quais são elas?                                                   
  • São advérbios de _____________________   

          d) Com calma, pele de asno sujou seu rosto com fuligem e saiu do palácio.   O rei preparou a festa de casamento apressadamente e logo ela ficou pronta.  

          Que palavras expressam circunstancias nas frases destacadas?   

          Algumas delas indicam o modo como os fatos aconteceram.   

  • Quais são elas?                              
  • São advérbios de ________________

          Analisando as frases destacadas, percebemos que essas palavras ou expressões podem ser encontradas com maior facilidade, quando fazemos as perguntas:   

  • Quando ? – para tempo. 
  • Onde? – para lugar. 
  • Como? – para modo.

4° momento: 

          A turma senta-se em roda e no seu meio, tiras de papel, hidrocores e cinco saquinhos com elementos variados para a realização da atividade que se segue:

  • 1° saquinho – Quem?
  • 2° saquinho – O que faz?
  • 3° saquinho – Quando?
  • 4° saquinho – Onde?
  • 5° saquinho – Como?   

          O professor pede que um aluno retire uma palavra de cada saquinho e que monte uma frase com elas.   

         Ex: 

  • Quem? Branca de Neve
  • O que faz? foge
  • Quando? ao amanhecer
  • Onde? do castelo
  • Como? com muito medo.

          Depois de estruturar a frase, o aluno a escreve na tira de papel, colocando a pontuação certa.   

          A turma é convidada a reescrever a frase, mudando a ordem das palavras, mas sem mudar seu sentido.

          Novas possibilidades de estruturação da frase surgirão e o uso da vírgula também terá variação de acordo com a posição da circunstância em relação ao verbo.   

          Obs: Os saquinhos devem conter também cartões em branco. Assim, a turma nesse momento, criará o termo pedido.

Recursos Complementares
  • Vídeos: O teatro dos contos de fada – DVD vídeo: - A bela adormecida.- e - Chapeuzinho Vermelho.-
  • CD - Coleção Disquinho - Histórias com faixas interativas para computador
  • CD – Sítio do Picapau Amarelo – Reinações de Narizinho. revista CD ROM Criança. Sonopress.
Avaliação
  • O trabalho com a estrutura e reestrutura de frases será um rico momento para o professor avaliar o entendimento da turma quanto ao uso das circunstâncias.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.