Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o que é e para que serve o ECA, a partir de uma história.

Aprimorar a linguagem oral, fazendo a interpretação de alguns itens do estatuto.

Elaborar, de forma coerente, pequenos textos e frases simples tendo como base o ECA.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A partir de uma conversa informal, perguntar às crianças se sabem o que significa a palavra "Estatuto". Após as possíveis respostas, explicar que estatuto é um conjunto de regras, ou seja, leis que devem ser seguidas em um país e que são criadas para defender direitos e deveres. Dizer que existe um estatuto no Brasil só para as crianças e os adolescentes, representado pela sigla ECA e, nessa aula iremos estudá-lo.

Disponibilizar para cada criança uma cópia do gibi abaixo: A turma da Mônica em: o estatuto da criança e do adolescente.

Nesse momento a professora deve fazer a leitura.

* Caso seja possível, a professora pode exibir em um data show cada quadro lendo a história em voz alta:

Imagem disponível em: http://www.portalibahia.com.br/blogs/brincantes/wp-content/uploads/2010/07/20070223-eca-criancas-hqs400.jpg  

Disponível para baixar: http://www.4shared.com/get/ViOJUwcO/ECA.html 

Disponível em slides: http://www.slideshare.net/pbluis/turma-da-monica-eca 

Momento 2

Após a leitura, interpretar a história oralmente através de perguntas, dando a oportunidade dos alunos tirarem possíveis dúvidas:

  • Até quantos anos a pessoa é considerada criança? E adolescente?
  • Qual é o primeiro direito garantido à criança?
  • Uma criança pode viajar sozinha? Do que ela precisa?
  • O que é adoção?
  • O Estatuto mostra somente os direitos das crianças?
  • Quais os deveres que uma criança tem?
  • Que outros direitos o Estatuto garante às crianças e adolescentes?

Momento 3

Pedir aos alunos para numerarem cada página do gibi xerocado. Ao todo serão 17 páginas.

As atividades, a seguir, devem ser feitas de forma coletiva:

1- Pedir para circular na página 1 o quadro que explica o que é um estatuto. Em seguida, um aluno poderá ler o que está escrito nesse quadrinho.

2- Pinte na página 5, todos os direitos das crianças e adolescentes.

3- Faça um X no quadrinho que representa o direito de toda criança poder brincar, praticar esporte e se divertir. Em que página encontra-se esse quadrinho?

4- Na página 13, marque com X todas as cenas em que está acontecendo algo proibido para as crianças.

5- Circule uma cena mostrando um dos deveres da criança.

Momento 4

Distribuir uma folha (xerocada anteriormente) para cada aluno com a seguinte atividade:

Momento 5

Imprimir e fixar no quadro a seguinte imagem:

No caderno ou em uma folha de papel A4, pedir que cada criança escolha duas imagens e escreva uma frase sobre a sua importância.

Recursos Complementares

A música "Direitos e Deveres" de Toquinho pode ser trabalhada caso haja interesse do professor.

Disponível para baixar em: http://www.4shared.com/get/lNZ_GVBY/01_-_Toquinho_-_1987_-_Deveres.html 

Avaliação

Observar se as crianças compreenderam o que é o ECA.

Observar se foram capazes de compreender que existem direitos e deveres, através da interpretação oral, feita após a leitura da história.

Observar se foram capazes de responder às atividades do momento 4.

Analisar a coerência da escrita e a evolução do código escrito, através da última atividade realizada.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.