06/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Reconhecer o que é e para que serve o ECA, a partir de uma história.
Aprimorar a linguagem oral, fazendo a interpretação de alguns itens do estatuto.
Elaborar, de forma coerente, pequenos textos e frases simples tendo como base o ECA.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
A partir de uma conversa informal, perguntar às crianças se sabem o que significa a palavra "Estatuto". Após as possíveis respostas, explicar que estatuto é um conjunto de regras, ou seja, leis que devem ser seguidas em um país e que são criadas para defender direitos e deveres. Dizer que existe um estatuto no Brasil só para as crianças e os adolescentes, representado pela sigla ECA e, nessa aula iremos estudá-lo.
Disponibilizar para cada criança uma cópia do gibi abaixo: A turma da Mônica em: o estatuto da criança e do adolescente.
Nesse momento a professora deve fazer a leitura.
* Caso seja possível, a professora pode exibir em um data show cada quadro lendo a história em voz alta:
Imagem disponível em: http://www.portalibahia.com.br/blogs/brincantes/wp-content/uploads/2010/07/20070223-eca-criancas-hqs400.jpg
Disponível para baixar: http://www.4shared.com/get/ViOJUwcO/ECA.html
Disponível em slides: http://www.slideshare.net/pbluis/turma-da-monica-eca
Momento 2
Após a leitura, interpretar a história oralmente através de perguntas, dando a oportunidade dos alunos tirarem possíveis dúvidas:
Momento 3
Pedir aos alunos para numerarem cada página do gibi xerocado. Ao todo serão 17 páginas.
As atividades, a seguir, devem ser feitas de forma coletiva:
1- Pedir para circular na página 1 o quadro que explica o que é um estatuto. Em seguida, um aluno poderá ler o que está escrito nesse quadrinho.
2- Pinte na página 5, todos os direitos das crianças e adolescentes.
3- Faça um X no quadrinho que representa o direito de toda criança poder brincar, praticar esporte e se divertir. Em que página encontra-se esse quadrinho?
4- Na página 13, marque com X todas as cenas em que está acontecendo algo proibido para as crianças.
5- Circule uma cena mostrando um dos deveres da criança.
Momento 4
Distribuir uma folha (xerocada anteriormente) para cada aluno com a seguinte atividade:
Momento 5
Imprimir e fixar no quadro a seguinte imagem:
No caderno ou em uma folha de papel A4, pedir que cada criança escolha duas imagens e escreva uma frase sobre a sua importância.
A música "Direitos e Deveres" de Toquinho pode ser trabalhada caso haja interesse do professor.
Disponível para baixar em: http://www.4shared.com/get/lNZ_GVBY/01_-_Toquinho_-_1987_-_Deveres.html
Observar se as crianças compreenderam o que é o ECA.
Observar se foram capazes de compreender que existem direitos e deveres, através da interpretação oral, feita após a leitura da história.
Observar se foram capazes de responder às atividades do momento 4.
Analisar a coerência da escrita e a evolução do código escrito, através da última atividade realizada.
Quatro estrelas 1 classificações
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08/11/2014
Quatro estrelasminha filha achou ótimo