Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ginástica: Movimentando na escola.

 

20/10/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar quais são os elementos constitutivos da ginástica;

Identificar na escola, qual é o espaço físico (espaço natural e construído) propício para a vivência da ginástica;

Propor e vivenciar coletivamente, arranjos didáticos para a vivência dos movimentos de saltar, caminhar, correr, equilibrar, balançar, embalar, escalar, girar e rolar;

Construir coletivamente, arranjos didáticos que combinem os diferentes elementos constitutivos da ginástica;

Explicitar as percepções e sentimentos com relação à prática da ginástica.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio será necessário para realizar essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Reúna os alunos em sala de aula ou quadra, e solicite que formem uma “rodinha”, ou seja, todos deem as mãos, formando um círculo, sentem no chão e, para economizar espaço, cruzem as pernas.

Feito a rodinha, solicitar que respondam a seguinte pergunta: Quando estamos fazendo algum tipo de ginástica, quais são os movimentos corporais que realizamos? 

À medida que o os alunos vão respondendo essa pergunta, o professor vai anotando em um primeiro cartaz (confeccionado em cartolina ou papel Kraft), o nome e/ou colando as imagens do movimento corporal informado por cada aluno.

Sugestões de sites com desenhos ou figuras dos elementos constitutivos da ginástica:

Movimento de rolar. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_lvj7Sh6Je2w/RkIE_CNRQMI/AAAAAAAAAE0/TG0tRtMB51s/s400/cambalhota.JPG Acesso em 12 set. 2010.  

Movimento de equilibrar. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_BLPY0xEsaOw/TALOx6-J2II/AAAAAAAAAGs/i691nUuoFQc/s1600/crian%C3%A7as+equilibrando.jpg Acesso em 12 set. 2010.  

Movimento de escalar. Disponível em: http://www.familia4x4.com.br/images/atibaia4x4_12_4_03/048_folhote_escalando.jpg Acesso em 12 set. 2010.  

Movimento de embalar. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_rKA4zcBNpag/TAO0-q-AZkI/AAAAAAAAAEU/u33nfO7ZCh8/s1600/FECHAD~1.JPG Acesso em 16 set. 2010.  

Movimento de pular. Disponível em: http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/ricardostelet.spaceblog.com.br/images/gd/1263515337/Parkour.jpg Acesso em 16 set. 2010.  

Movimento de girar. Disponível em: http://dietasobcontrole.org/files/2009/11/exerc22.gif Acesso em 16 set. 2010.  

Movimento de caminhar. Disponível em: http://en.quetochurrasquerias.com/fitness/consejos-andar.png Acesso em 16 set. 2010.  

Movimento de correr. Disponível em:  http://1.bp.blogspot.com/_KCgnrq_FNKc/TG510bCz0fI/AAAAAAAAAFo/vBe9JzK1W8s/s1600/correr-481.jpg Acesso em 16 set. 2010. 

Disponível em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/IMG/IMG121/10024012.jpg Acesso em 18/09/2010. 

Finalizada essa etapa, o professor deverá:

  1. Apresentar o cartaz com todos os nomes ou imagens informados pelos alunos, dos movimentos corporais constitutivos da ginástica;
  2. Apresentar escrevendo ou fixando no quadro negro, todos os nomes ou imagens dos oito elementos constitutivos da ginástica. As fotos devem ser fixadas de maneira que possam ser retirados do quadro;
  3. Solicitar aos alunos que comparem o primeiro cartaz com essa apresentação realizada pelo professor;
  4. Solicitar aos alunos que identifiquem, se os movimentos relatados por eles são realmente os elementos constitutivos da ginástica;
  5. Retirar e colocar em um segundo cartaz, todos os nomes ou imagens de movimentos que os alunos entenderem que não fazem parte dos elementos constitutivos da ginástica;
  6. Perguntar se não está faltando, no primeiro cartaz, nenhum movimento que seja elemento constitutivo da ginástica;
  7. Se faltar algum elemento constitutivo da ginástica, perguntar aos alunos, se ele também não está presente quando fazemos ginástica. Caso os alunos concordem, incluir o nome ou colar a imagem desse movimento no primeiro cartaz;
  8. Caso não concordem, deixar no segundo cartaz, o nome ou imagem deste elemento constitutivos da ginástica;
  9. Identificar o primeiro cartaz com o nome de Cartaz dos “Movimentos que são elementos constitutivos da ginástica” e o segundo cartaz, com o nome de Cartaz dos “Movimentos que não são elementos constitutivos da ginástica”.
  10. Informar aos alunos que os dois cartazes serão fixados no local em que será realizada a próxima aula.   

Aula 2 e 3

Fixar antecipadamente, os dois cartazes no local onde será realizada a aula (pátio ou quadra), de forma que, possam ser vistos por todos os alunos.

Reunir todos os alunos nesse espaço e dividir a turma em oito grupos. Orientar aos grupos para:

  1. Deslocar-se para o local onde estão fixados os cartazes;
  2. Visualizar e relembrar quais foram os movimentos constitutivos da ginástica, relatados por seus componentes na aula anterior.
  3. Reorganizar em uma rodinha e conversar com eles, sobre a possibilidade de cada grupo escolher um movimento e definir em que local poderá ser realizado.  

Antes de iniciar essa atividade, o professor deve informar a cada grupo que é necessário:

  1. Reunir novamente no espaço onde estão fixados os cartazes, quando for chamado pelo professor;
  2. Escolher um elemento constitutivo da ginástica para ser vivenciado na escola (um elemento para cada grupo);
  3. Definir um local para realizar o movimento escolhido pelo grupo. Para realizar essa tarefa, o grupo terá um tempo máximo de 15 minutos;
  4. Vivenciar o movimento escolhido no local definido pelo grupo (tempo máximo de 15 minutos); Após a vivência, retornar para o local do início da aula;
  5. Registrar numa folha de papel sulfite – por escrito ou desenho – o movimento e o local escolhido pelo grupo para realizá-lo;
  6. Identificar com os nomes dos componentes do grupo e, entregar os registros para o professor.

Professor! É importante que os alunos tenham acesso, tanto aos locais seguros e disponíveis do pátio, quadras e parques infantis, quanto aos materiais (colchões, plintos, traves, cordas, arcos, escadas, rampas etc.), possíveis de serem utilizados durante a realização de cada movimento constitutivo da ginástica.

Após recolher os registros dos grupos, informar que cada grupo deverá:

  1. Informar aos colegas, qual foi o movimento escolhido e, o local definido para a realização da tarefa;
  2. Deslocar com o professor e demais colegas para o local definido, explicar e demonstrar como o grupo realizou o movimento escolhido;
  3. Convidar e orientar os demais colegas para participar da atividade realizada pelo grupo.

O professor deverá acompanhar e auxiliar, em função da necessidade, todos os alunos a realizarem o movimento que cada grupo escolheu.

Ao final de cada apresentação, o professor solicitará ao grupo que explique:

  1. Qual foi o motivo que levou o grupo a escolher o movimento e a definir esse local para realizá-lo?
  2. O que cada componente do grupo sentiu quando realizou o movimento constitutivo da ginástica nesse local?

Perguntar também aos demais colegas:

  1. Quais foram os sentimentos (medo, receio, segurança, dúvida, alegria, tristeza etc.), que vocês tiveram durante a realização desse movimento? Explique.
  2. O local escolhido pelo grupo foi seguro e ajudou na realização da tarefa? Por quê?

Após relato da vivência de todos os grupos, reunir novamente os alunos, junto aos dois cartazes construídos pelo professor na primeira aula e avaliar, se:

  1. Os movimentos descritos ou presentes nas imagens coladas nos cartazes se aproximam ou distanciam daqueles que foram realizados pelos grupos;
  2. Surgiram outros movimentos que não estavam registrados nos cartazes.

Informar aos alunos, que na próxima aula, será ampliado o número de movimentos constitutivos da ginástica a ser realizado em um mesmo local.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_QiaeIevfXvs/S83WlVyYwUI/AAAAAAAAAX0/7RPJD-L8K1s/s1600/oa_1824.jpg Acesso em 18/09/2010.    

Aulas 4 e 5

O professor definirá antecipadamente, o espaço em que realizará as aulas quatro e cinco, pois terá que acompanhar de perto, todos os alunos, na realização das atividades propostas a seguir.

Para escolher esse espaço, o professor deverá considerar:

  1. O aproveitamento do espaço natural e construído da escola;
  2. A segurança dos alunos durante a realização da atividade proposta;
  3. Utilização dos materiais necessários para realização das atividades a serem construídas pelos alunos.

Dividir os alunos em quatro grupos (máximo de seis componentes), e entregar uma folha de papel sulfite para cada grupo.

Solicitar a cada grupo, que dentre os movimentos constitutivos realizados nas aulas anteriores (andar, saltar, rolar, escalar, balançar e embalar), e tendo como referência, as vivencias e discussões realizadas nas aulas anteriores:

  1. Escolha no mínimo, três movimentos constitutivos da ginástica para realizar as atividades sugeridas nessa aula;
  2. Escreva o nome ou desenhe os movimentos escolhidos, na folha de papel sulfite;
  3. No espaço definido pelo professor, escolha o local que o grupo realizará a atividade proposta;
  4. Construa um mini-circuito, no local escolhido pelo grupo, combinando uma sequência entre os três movimentos escolhidos pelos seus componentes;
  5. Experimente e avalie se a sequência dos movimentos criados pelo grupo deu certo;
  6. Registre na mesma folha em que estão os nomes ou desenhos dos movimentos escolhidos, a sequência dos movimentos criados e experimentados pelo grupo.

Após o término desse planejamento por todos os grupos, definir qual será o grupo que apresentará sua sequência de movimentos constitutivos da ginástica, explicando para a turma, como e onde será realizada a atividade.

Em seguida, o grupo deve preparar com a ajuda do professor, o local para a realização da atividade, e convidar todos os colegas para fazerem juntos. Repita o mesmo procedimento com todos os grupos.

Aula 6:

Reunir os alunos em sala e conversar sobre o trabalho realizado nas aulas anteriores, principalmente sobre:

  1. Os sentimentos percebidos durante as atividades realizadas;
  2. Quais foram as facilidades, as dificuldades, os medos e o interesse em realizá-la novamente.

Solicitar que cada aluno avalie e socialize os aspectos positivos e negativos desta vivência.

Recursos Complementares

Sugestões de sites com textos:

PAOLIELLO, E.  O universo da ginástica.  Disponível em: http://www.ginasticas.com.br/conteudo/gimnica/gin_ginastica/ginasticas_com_gimnica_o_universo_da_ginastica.pdf Acesso em 12 set. 2010.  

http://www.ginasticas.com.br/ Acesso em 12 set. 2010.  

RAMOS, E. da S. O.  A importância da ginástica geral na escola e seus benefícios para crianças e adolescentes. Disponível em: http://www.ginasticas.com.br/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_gg_escola.pdf Acesso em 12 set. 2010. 

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar os movimentos corporais que constituem a prática da ginástica e perceber as possibilidades da realização da ginástica a partir, dos espaços da escola.

Observar a participação do aluno e seu posicionamento frente ao planejamento, construção e avaliação das atividades propostas e realizadas no espaço de aula.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.