20/10/2010
Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar quais são os elementos constitutivos da ginástica;
Identificar na escola, qual é o espaço físico (espaço natural e construído) propício para a vivência da ginástica;
Propor e vivenciar coletivamente, arranjos didáticos para a vivência dos movimentos de saltar, caminhar, correr, equilibrar, balançar, embalar, escalar, girar e rolar;
Construir coletivamente, arranjos didáticos que combinem os diferentes elementos constitutivos da ginástica;
Explicitar as percepções e sentimentos com relação à prática da ginástica.
Nenhum conhecimento prévio será necessário para realizar essa aula.
Reúna os alunos em sala de aula ou quadra, e solicite que formem uma “rodinha”, ou seja, todos deem as mãos, formando um círculo, sentem no chão e, para economizar espaço, cruzem as pernas.
Feito a rodinha, solicitar que respondam a seguinte pergunta: Quando estamos fazendo algum tipo de ginástica, quais são os movimentos corporais que realizamos?
À medida que o os alunos vão respondendo essa pergunta, o professor vai anotando em um primeiro cartaz (confeccionado em cartolina ou papel Kraft), o nome e/ou colando as imagens do movimento corporal informado por cada aluno.
Sugestões de sites com desenhos ou figuras dos elementos constitutivos da ginástica:
Movimento de rolar. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_lvj7Sh6Je2w/RkIE_CNRQMI/AAAAAAAAAE0/TG0tRtMB51s/s400/cambalhota.JPG Acesso em 12 set. 2010.
Movimento de equilibrar. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_BLPY0xEsaOw/TALOx6-J2II/AAAAAAAAAGs/i691nUuoFQc/s1600/crian%C3%A7as+equilibrando.jpg Acesso em 12 set. 2010.
Movimento de escalar. Disponível em: http://www.familia4x4.com.br/images/atibaia4x4_12_4_03/048_folhote_escalando.jpg Acesso em 12 set. 2010.
Movimento de embalar. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_rKA4zcBNpag/TAO0-q-AZkI/AAAAAAAAAEU/u33nfO7ZCh8/s1600/FECHAD~1.JPG Acesso em 16 set. 2010.
Movimento de pular. Disponível em: http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/ricardostelet.spaceblog.com.br/images/gd/1263515337/Parkour.jpg Acesso em 16 set. 2010.
Movimento de girar. Disponível em: http://dietasobcontrole.org/files/2009/11/exerc22.gif Acesso em 16 set. 2010.
Movimento de caminhar. Disponível em: http://en.quetochurrasquerias.com/fitness/consejos-andar.png Acesso em 16 set. 2010.
Movimento de correr. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_KCgnrq_FNKc/TG510bCz0fI/AAAAAAAAAFo/vBe9JzK1W8s/s1600/correr-481.jpg Acesso em 16 set. 2010.
Disponível em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/IMG/IMG121/10024012.jpg Acesso em 18/09/2010.
Finalizada essa etapa, o professor deverá:
Fixar antecipadamente, os dois cartazes no local onde será realizada a aula (pátio ou quadra), de forma que, possam ser vistos por todos os alunos.
Reunir todos os alunos nesse espaço e dividir a turma em oito grupos. Orientar aos grupos para:
Antes de iniciar essa atividade, o professor deve informar a cada grupo que é necessário:
Professor! É importante que os alunos tenham acesso, tanto aos locais seguros e disponíveis do pátio, quadras e parques infantis, quanto aos materiais (colchões, plintos, traves, cordas, arcos, escadas, rampas etc.), possíveis de serem utilizados durante a realização de cada movimento constitutivo da ginástica.
Após recolher os registros dos grupos, informar que cada grupo deverá:
O professor deverá acompanhar e auxiliar, em função da necessidade, todos os alunos a realizarem o movimento que cada grupo escolheu.
Ao final de cada apresentação, o professor solicitará ao grupo que explique:
Perguntar também aos demais colegas:
Após relato da vivência de todos os grupos, reunir novamente os alunos, junto aos dois cartazes construídos pelo professor na primeira aula e avaliar, se:
Informar aos alunos, que na próxima aula, será ampliado o número de movimentos constitutivos da ginástica a ser realizado em um mesmo local.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_QiaeIevfXvs/S83WlVyYwUI/AAAAAAAAAX0/7RPJD-L8K1s/s1600/oa_1824.jpg Acesso em 18/09/2010.
O professor definirá antecipadamente, o espaço em que realizará as aulas quatro e cinco, pois terá que acompanhar de perto, todos os alunos, na realização das atividades propostas a seguir.
Para escolher esse espaço, o professor deverá considerar:
Dividir os alunos em quatro grupos (máximo de seis componentes), e entregar uma folha de papel sulfite para cada grupo.
Solicitar a cada grupo, que dentre os movimentos constitutivos realizados nas aulas anteriores (andar, saltar, rolar, escalar, balançar e embalar), e tendo como referência, as vivencias e discussões realizadas nas aulas anteriores:
Após o término desse planejamento por todos os grupos, definir qual será o grupo que apresentará sua sequência de movimentos constitutivos da ginástica, explicando para a turma, como e onde será realizada a atividade.
Em seguida, o grupo deve preparar com a ajuda do professor, o local para a realização da atividade, e convidar todos os colegas para fazerem juntos. Repita o mesmo procedimento com todos os grupos.
Reunir os alunos em sala e conversar sobre o trabalho realizado nas aulas anteriores, principalmente sobre:
Solicitar que cada aluno avalie e socialize os aspectos positivos e negativos desta vivência.
Sugestões de sites com textos:
PAOLIELLO, E. O universo da ginástica. Disponível em: http://www.ginasticas.com.br/conteudo/gimnica/gin_ginastica/ginasticas_com_gimnica_o_universo_da_ginastica.pdf Acesso em 12 set. 2010.
http://www.ginasticas.com.br/ Acesso em 12 set. 2010.
RAMOS, E. da S. O. A importância da ginástica geral na escola e seus benefícios para crianças e adolescentes. Disponível em: http://www.ginasticas.com.br/conteudo/gimnica/gin_geral/ginasticas_com_gimnica_gg_escola.pdf Acesso em 12 set. 2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar os movimentos corporais que constituem a prática da ginástica e perceber as possibilidades da realização da ginástica a partir, dos espaços da escola.
Observar a participação do aluno e seu posicionamento frente ao planejamento, construção e avaliação das atividades propostas e realizadas no espaço de aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!