Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRANSPORTES – ONTEM E HOJE

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Comparar a evolução dos meios de transportes;

§ Conhecer os transportes  de antigamente;

§ Identificar as diferentes opções, da atualidade, de locomover-se;

§ Estabelecer semelhanças e diferenças ;

§ Posicionar-se criticamente frente aos transportes coletivos;

Duração das atividades
Quatro aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter habilidade de leitura e escrita. Categorizar aspectos semelhantes e diferentes.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

A professora distribui à turma o texto abaixo para ser o disparador do estudo sobre os meios de transportes. A leitura deve ser compartilhada (dividir a leitura com os alunos) com os alunos.

História da Bicicleta

Pesquisadores da Universidade de Massachussets, EUA, descobriram que a bicicleta é mais antiga do que se pensa. Em um museu de Madri, os primeiros protótipos de inventos semelhantes à bicicleta já haviam sido feitos por Leonardo Da Vinci. Entre os séculos XV e XVI, várias engenhocas foram feitas através da base de Da Vinci.

Diversos veículos de duas e quatro rodas movidos por meio de correntes, alavancas, etc., foram desenvolvidos.

A bicicleta, de fato, surgiu somente em 1790, por meio do conde francês Sivrac. Batizado de celerífer, seu invento se tratava de um veículo de duas rodas, interligadas por um pedaço de madeira semelhante a um cavalo e que funcionava por tração humana. Após isso, várias modificações foram sendo feitas ao longo da história, até chegar ao modelo pelo qual conhecemos hoje. As bicicletas são muito utilizadas, principalmente na Europa e Ásia. Na China, por exemplo, ela é o mais popular meio de transporte.

Retirado do site:

http://www.historiadetudo.com/bicicleta.html    

Após a leitura e comentários coletivos sobre o texto, a professora desenvolverá com os alunos o conceito de transporte, indagando-os  sobre o que esta palavra pode significar.

Após ouvir diferentes respostas, ler o significado da palavra. (segundo o dicionário Aurélio significa – passar de um lugar para o outro; conduzir ou levar de um lugar para o outro).    

Depois de trabalhado o conceito, deve-se lançar as seguintes perguntas:

Na China, o principal meio de transporte é a bicicleta. E na nossa cidade?

Quais os meios de transportes que vocês conhecem?

Dentre os meios de transportes que vocês conhecem quais são, na opinião de vocês, o(s) mais popular(es)? Por quê?     

Atividade para ser realizada em casa:   

Sabendo que os alunos já apropriaram-se do texto entrevista, solicitar que entrevistem pais, avós, pessoas que viveram em épocas diferentes do que a deles para que tenham a oportunidade de saberem informações sobre os meios de transportes daquela época, as mudanças que ocorreram relacionadas às transformações sociais e tecnológicas e se,  hoje, ainda há meios de transportes daquela época.   

Pedir que os alunos tragam fotos, ilustrações, para enriquecer o estudo.

Obs: é importante que a professora colabore no estudo trazendo para a sala materiais (fotos, ilustrações, outros textos, miniaturas de reálias), sobre o assunto para, também, enriquecer a pesquisa.   

Entrevista 

Qual o seu nome?

Quantos anos você tem?

Quais os meios de transportes que você utiliza atualmente?

Eles existiam na época quando você era criança?

Caso afirmativo, descreva-os.  

2ª atividade   

A professora senta em uma roda com os alunos e solicita que eles leiam as respostas dos seus entrevistados e depois exponham as gravuras sobre os meios de transportes no meio da roda.

A professora propõe aos alunos que separem as gravuras correspondentes a cada década a partir de 1950, 1960 e assim por diante) e organizem um mural intitulado: transportes de ontem e hoje.   

3ª atividade   

A professora senta com os alunos em roda e pergunta:

Como vocês percebem os meios de transporte na cidade onde moram?

São suficientes para os moradores?

Qual o horário que a população faz mais uso do transporte coletivo?

O transporte coletivo atende às pessoas com necessidades especiais?   

A partir das respostas, solicitar que os alunos apontem sugestões que possam resolver os problemas que a população enfrenta com o uso dos transportes coletivos.     

A professora deve relacionar às perguntas à realidade brasileira. Questões como segurança, número suficiente de transportes coletivos para atender às necessidades da população, às pessoas com necessidades especiais, devem ser abordadas possibilitando que os alunos externem suas opiniões acerca do que vivenciam, lêem ou escutam dos veículos de comunicação.

Desta maneira, a discussão deste tema deve estimular a leitura crítica dos alunos sobre a realidade social, bem como propor encaminhamentos com vistas a possíveis soluções.

A professora deve incentivar os alunos a levarem para a sala de aula notícias sobre os meios de transportes coletivos da cidade do Rio de Janeiro.

4ª atividade   Letra e música “Expresso 222”, de Gilberto Gil   

EXPRESSO 2222

Gilberto Gil

Começou a circular o Expresso 2222

Que parte direto de Bonsucesso pra depois

Começou a circular o Expresso 2222

Da Central do Brasil

Que parte direto de Bonsucesso

Pra depois do ano 2000

Dizem que tem muita gente de agora

Se adiantando, partindo pra lá

Pra 2001 e 2 e tempo afora

Até onde essa estrada do tempo vai dar

Do tempo vai dar

Do tempo vai dar, menina, do tempo vai

Segundo quem já andou no Expresso

Lá pelo ano 2000 fica a tal

Estação final do percurso-vida

Na terra-mãe concebida

De vento, de fogo, de água e sal

De água e sal

De água e sal

Ô, menina, de água e sal

Dizem que parece o bonde do morro

Do Corcovado daqui

Só que não se pega e entra e senta e anda

O trilho é feito um brilho que não tem fim

Oi, que não tem fim

Que não tem fim

Ô, menina, que não tem fim

Nunca se chega no Cristo concreto

De matéria ou qualquer coisa real

Depois de 2001 e 2 e tempo afora

O Cristo é como quem foi visto subindo ao céu

Subindo ao céu

Num véu de nuvem brilhante subindo ao céu

Site:

http://www.gilbertogil.com.br/sec_disco_info.php?id=388&letra    

A partir desta música a professora pode trabalhar a situação política do Brasil em que a música foi lançada, como também, a regional.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante e ao final do estudo, a professora observa se os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o assunto, bem como envolveram-se e construíram uma leitura crítica da realidade acerca dos transportes coletivos.

Avaliar se os alunos apreenderam os conceitos de temporalidade – ontem e hoje.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.