19/10/2010
Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Comparar a evolução dos meios de transportes;
§ Conhecer os transportes de antigamente;
§ Identificar as diferentes opções, da atualidade, de locomover-se;
§ Estabelecer semelhanças e diferenças ;
§ Posicionar-se criticamente frente aos transportes coletivos;
Ter habilidade de leitura e escrita. Categorizar aspectos semelhantes e diferentes.
1ª atividade
A professora distribui à turma o texto abaixo para ser o disparador do estudo sobre os meios de transportes. A leitura deve ser compartilhada (dividir a leitura com os alunos) com os alunos.
História da Bicicleta
Pesquisadores da Universidade de Massachussets, EUA, descobriram que a bicicleta é mais antiga do que se pensa. Em um museu de Madri, os primeiros protótipos de inventos semelhantes à bicicleta já haviam sido feitos por Leonardo Da Vinci. Entre os séculos XV e XVI, várias engenhocas foram feitas através da base de Da Vinci.
Diversos veículos de duas e quatro rodas movidos por meio de correntes, alavancas, etc., foram desenvolvidos.
A bicicleta, de fato, surgiu somente em 1790, por meio do conde francês Sivrac. Batizado de celerífer, seu invento se tratava de um veículo de duas rodas, interligadas por um pedaço de madeira semelhante a um cavalo e que funcionava por tração humana. Após isso, várias modificações foram sendo feitas ao longo da história, até chegar ao modelo pelo qual conhecemos hoje. As bicicletas são muito utilizadas, principalmente na Europa e Ásia. Na China, por exemplo, ela é o mais popular meio de transporte.
Retirado do site:
http://www.historiadetudo.com/bicicleta.html
Após a leitura e comentários coletivos sobre o texto, a professora desenvolverá com os alunos o conceito de transporte, indagando-os sobre o que esta palavra pode significar.
Após ouvir diferentes respostas, ler o significado da palavra. (segundo o dicionário Aurélio significa – passar de um lugar para o outro; conduzir ou levar de um lugar para o outro).
Depois de trabalhado o conceito, deve-se lançar as seguintes perguntas:
Na China, o principal meio de transporte é a bicicleta. E na nossa cidade?
Quais os meios de transportes que vocês conhecem?
Dentre os meios de transportes que vocês conhecem quais são, na opinião de vocês, o(s) mais popular(es)? Por quê?
Atividade para ser realizada em casa:
Sabendo que os alunos já apropriaram-se do texto entrevista, solicitar que entrevistem pais, avós, pessoas que viveram em épocas diferentes do que a deles para que tenham a oportunidade de saberem informações sobre os meios de transportes daquela época, as mudanças que ocorreram relacionadas às transformações sociais e tecnológicas e se, hoje, ainda há meios de transportes daquela época.
Pedir que os alunos tragam fotos, ilustrações, para enriquecer o estudo.
Obs: é importante que a professora colabore no estudo trazendo para a sala materiais (fotos, ilustrações, outros textos, miniaturas de reálias), sobre o assunto para, também, enriquecer a pesquisa.
Entrevista |
Qual o seu nome? |
Quantos anos você tem? |
Quais os meios de transportes que você utiliza atualmente? |
Eles existiam na época quando você era criança? |
Caso afirmativo, descreva-os. |
2ª atividade
A professora senta em uma roda com os alunos e solicita que eles leiam as respostas dos seus entrevistados e depois exponham as gravuras sobre os meios de transportes no meio da roda.
A professora propõe aos alunos que separem as gravuras correspondentes a cada década a partir de 1950, 1960 e assim por diante) e organizem um mural intitulado: transportes de ontem e hoje.
3ª atividade
A professora senta com os alunos em roda e pergunta:
Como vocês percebem os meios de transporte na cidade onde moram?
São suficientes para os moradores?
Qual o horário que a população faz mais uso do transporte coletivo?
O transporte coletivo atende às pessoas com necessidades especiais?
A partir das respostas, solicitar que os alunos apontem sugestões que possam resolver os problemas que a população enfrenta com o uso dos transportes coletivos.
A professora deve relacionar às perguntas à realidade brasileira. Questões como segurança, número suficiente de transportes coletivos para atender às necessidades da população, às pessoas com necessidades especiais, devem ser abordadas possibilitando que os alunos externem suas opiniões acerca do que vivenciam, lêem ou escutam dos veículos de comunicação.
Desta maneira, a discussão deste tema deve estimular a leitura crítica dos alunos sobre a realidade social, bem como propor encaminhamentos com vistas a possíveis soluções.
A professora deve incentivar os alunos a levarem para a sala de aula notícias sobre os meios de transportes coletivos da cidade do Rio de Janeiro.
4ª atividade Letra e música “Expresso 222”, de Gilberto Gil
EXPRESSO 2222
Gilberto Gil
Começou a circular o Expresso 2222
Que parte direto de Bonsucesso pra depois
Começou a circular o Expresso 2222
Da Central do Brasil
Que parte direto de Bonsucesso
Pra depois do ano 2000
Dizem que tem muita gente de agora
Se adiantando, partindo pra lá
Pra 2001 e 2 e tempo afora
Até onde essa estrada do tempo vai dar
Do tempo vai dar
Do tempo vai dar, menina, do tempo vai
Segundo quem já andou no Expresso
Lá pelo ano 2000 fica a tal
Estação final do percurso-vida
Na terra-mãe concebida
De vento, de fogo, de água e sal
De água e sal
De água e sal
Ô, menina, de água e sal
Dizem que parece o bonde do morro
Do Corcovado daqui
Só que não se pega e entra e senta e anda
O trilho é feito um brilho que não tem fim
Oi, que não tem fim
Que não tem fim
Ô, menina, que não tem fim
Nunca se chega no Cristo concreto
De matéria ou qualquer coisa real
Depois de 2001 e 2 e tempo afora
O Cristo é como quem foi visto subindo ao céu
Subindo ao céu
Num véu de nuvem brilhante subindo ao céu
Site:
http://www.gilbertogil.com.br/sec_disco_info.php?id=388&letra
A partir desta música a professora pode trabalhar a situação política do Brasil em que a música foi lançada, como também, a regional.
SITES:
http://www.museudantu.org.br/QEContemporanea.
htm http://www.museuhistoriconacional.com.br/mh-e-330i.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Trem_(Rio_de_Janeiro)
http://www.gilbertogil.com.br/sec_disco_info.php?id=388&letra
Durante e ao final do estudo, a professora observa se os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o assunto, bem como envolveram-se e construíram uma leitura crítica da realidade acerca dos transportes coletivos.
Avaliar se os alunos apreenderam os conceitos de temporalidade – ontem e hoje.
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