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Reconhecendo o direito das crianças através de diferentes gêneros textuais

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer, através de discussão oral, o documento de declaração dos direitos das crianças, como importante para a preservação da infância

Interpretar e produzir imagens sobre itens da declaração, demonstrando reconhecer os direitos por ele garantidos

Compreender a importância de garantir os direitos infantis, através de exemplos de imagens, textos narrativos e história em quadrinhos.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Perguntar à turma o significado da palavra "DIREITO". Após ouvir as respostas , explicar que direito é o conjunto de coisas que as crianças precisam desde seu nascimento e que é garantido por leis através do governo e sociedade.

A professora deve levar para as crianças verem, o documento xerocado da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Ele contém 10 princípios (que serão estudados ao longo da aula) que enumera os direitos e as liberdades de toda e qualquer criança, de acordo com o consenso da comunidade internacional.

Deixar cada aluno manusear a declaração reconhecendo-o como um documento importante para a preservação da infância.

Documento disponível em: http://www.mp.rs.gov.br/infancia/documentos_internacionais/id90.htm?impressao=1& 

Momento 2

A professora deve escrever em folhas distintas os 10 princípios e pedir que os alunos façam uma interpretação oral do que foi dito. A cada princípio lido, essa folha deve ser dada a uma dupla de colegas para que possam fazer um desenho representando o que foi dito.O mesmo direito pode ser dado a mais de uma turma.

Princípio I - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.

Princípio II - Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.

Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.

Princípio IV - Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.

Princípio V - Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.

Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.

Princípio VII - Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.

Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.

Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.

Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Essa atividade pode ficar exposta em algum mural ou painel da sala.

Momento 3

Perguntar à turma o que pode acontecer caso esses direitos não sejam cumpridos. Mostrar as imagens abaixo levando-os a refletir sobre a importância de se fazer valer esses direitos.

Imagens disponíveis em:

http://rafinharc.files.wordpress.com/2010/06/chega-de-violencia-contra-a-crianca06.jpg  

http://3.bp.blogspot.com/_NQ_O1aNMw-c/S89RqxcWMMI/AAAAAAAAAAM/sy9RrkCOX9Q/s320/Criancinhas+a+trabalhar.jpg

http://imagem.vilamulher.terra.com.br/interacao/2990704/como-alimentar-uma-crianca-que-esta-doente-43907-1.jpg 

http://4.bp.blogspot.com/_Vy2k9hBeNyQ/Sivhhw6D_RI/AAAAAAAAAHU/fB5Dzhc4OBs/s320/crian%C3%A7a+na+rua.jpg 

Quais princípios não estão sendo cumpridos? Deixar que cada um responda justificando sua resposta.

Momento 4

Distribuir para os alunos cada uma das folhas abaixo.

Imagens disponíveis em: http://3.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/RwwO01ktd9I/AAAAAAAAAr4/Mo53auSrE-U/s1600-h/direitos+da+crian%C3%A7a.jpg e http://4.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/RwwO1Fktd-I/AAAAAAAAAsA/7vyExxUonHE/s1600-h/direitos+da+crian%C3%A7a2.jpg    

Os alunos devem ler, colorir e recortar cada imagem. A professora deve separar a turma em pequenos grupos de 3 ou 4 crianças. Cada grupo ficará com 1 conjunto das imagens cortadas. Todas as frases devem ficar viradas para baixo e, as figuras à vista. Uma criança do grupo sorteará uma frase e lerá para os colegas do grupo, estes, por sua vez, devem procurar a figura que correspondente a essa frase, até conseguirem relacionar os 10 princípios estudados.

Recursos Complementares

História em quadrinhos: "Toda criança quer ser criança"

Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/crianca/capa.htm 

Avaliação

Observar o interesse e envolvimento da turma ao estudar os direitos da criança

Observar se foram capazes de interpretar os princípios contidos na Declaração dos Direitos da Criança.

Observar se conseguiram, a partir das imagens, fazer relação das possíveis consequências ocorridas quando alguns direitos não são cumpridos.

Analisar a leitura, bem como o desenvolvimento do grupo, durante a atividade do momento 4

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • hivie, ribeirao preto , Distrito Federal - disse:
    hivinha10.000@hotmail.com

    16/11/2010

    Cinco estrelas

    essas aulas foram otimas pois pudi tirar ideias para faser minhas lições!!!


Sem classificação.
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