13/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Reconhecer, através de discussão oral, o documento de declaração dos direitos das crianças, como importante para a preservação da infância
Interpretar e produzir imagens sobre itens da declaração, demonstrando reconhecer os direitos por ele garantidos
Compreender a importância de garantir os direitos infantis, através de exemplos de imagens, textos narrativos e história em quadrinhos.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento
Momento 1
Perguntar à turma o significado da palavra "DIREITO". Após ouvir as respostas , explicar que direito é o conjunto de coisas que as crianças precisam desde seu nascimento e que é garantido por leis através do governo e sociedade.
A professora deve levar para as crianças verem, o documento xerocado da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Ele contém 10 princípios (que serão estudados ao longo da aula) que enumera os direitos e as liberdades de toda e qualquer criança, de acordo com o consenso da comunidade internacional.
Deixar cada aluno manusear a declaração reconhecendo-o como um documento importante para a preservação da infância.
Documento disponível em: http://www.mp.rs.gov.br/infancia/documentos_internacionais/id90.htm?impressao=1&
Momento 2
A professora deve escrever em folhas distintas os 10 princípios e pedir que os alunos façam uma interpretação oral do que foi dito. A cada princípio lido, essa folha deve ser dada a uma dupla de colegas para que possam fazer um desenho representando o que foi dito.O mesmo direito pode ser dado a mais de uma turma.
Princípio I - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
Princípio II - Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.
Princípio IV - Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
Princípio V - Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
Princípio VII - Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.
Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Essa atividade pode ficar exposta em algum mural ou painel da sala.
Momento 3
Perguntar à turma o que pode acontecer caso esses direitos não sejam cumpridos. Mostrar as imagens abaixo levando-os a refletir sobre a importância de se fazer valer esses direitos.
Imagens disponíveis em:
http://rafinharc.files.wordpress.com/2010/06/chega-de-violencia-contra-a-crianca06.jpg
Quais princípios não estão sendo cumpridos? Deixar que cada um responda justificando sua resposta.
Momento 4
Distribuir para os alunos cada uma das folhas abaixo.
Imagens disponíveis em: http://3.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/RwwO01ktd9I/AAAAAAAAAr4/Mo53auSrE-U/s1600-h/direitos+da+crian%C3%A7a.jpg e http://4.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/RwwO1Fktd-I/AAAAAAAAAsA/7vyExxUonHE/s1600-h/direitos+da+crian%C3%A7a2.jpg
Os alunos devem ler, colorir e recortar cada imagem. A professora deve separar a turma em pequenos grupos de 3 ou 4 crianças. Cada grupo ficará com 1 conjunto das imagens cortadas. Todas as frases devem ficar viradas para baixo e, as figuras à vista. Uma criança do grupo sorteará uma frase e lerá para os colegas do grupo, estes, por sua vez, devem procurar a figura que correspondente a essa frase, até conseguirem relacionar os 10 princípios estudados.
História em quadrinhos: "Toda criança quer ser criança"
Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/crianca/capa.htm
Observar o interesse e envolvimento da turma ao estudar os direitos da criança
Observar se foram capazes de interpretar os princípios contidos na Declaração dos Direitos da Criança.
Observar se conseguiram, a partir das imagens, fazer relação das possíveis consequências ocorridas quando alguns direitos não são cumpridos.
Analisar a leitura, bem como o desenvolvimento do grupo, durante a atividade do momento 4
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/11/2010
Cinco estrelasessas aulas foram otimas pois pudi tirar ideias para faser minhas lições!!!