Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crianças na escola e seus deveres - um trabalho de linguagem oral e escrita

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprimorar a linguagem oral a partir de uma discussão sobre os deveres do aluno em relação à escola.

Produzir um texto coletivo com os pontos levantados demonstrando conhecimento sobre o tema.

Demonstrar  atitudes e hábitos de responsabilidade a partir de estudos solicitados.

 Dramatizar situações reais de bons hábitos no contexto escolar.

Duração das atividades
4 aulas de aproximadamento 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve dispor a turma em um círculo e perguntar quem já ouviu falar do ECA. Explicar que essa é a sigla do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é um conjunto de leis que garante os direitos das crianças mas também seus deveres. Nessa aula, em especial, será abordado os deveres que as crianças têm. Nesse momento, a professora deve propor um debate deixando a turma levantar questões e hipóteses sobre seus deveres.

  • Vocês concordam com o fato das crianças terem deveres?
  • Por que sim?
  • Por que não?
  • Quais seriam esses deveres?
  • Qual o dever do aluno na escola?
  • Quem acha que está cumprindo seus deveres?
  • No que vocês podem melhorar?
  • Em que outros locais você também tem deveres a cumprir?

Momento 2

Dizer que, assim como existe um estatuto garantindo os direitos que as crianças têm, nesse mesmo estatuto contém alguns deveres que também precisam ser cumpridos pelas crianças.

Apresentar para a turma a folha abaixo:

Imagem disponível em: www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/17.htm 

Após fazer a leitura do quadro, a professora deve propor aos alunos a elaboração de algumas regras de convivência que os faça lembrar de seus deveres. Através de uma conversa informal, pode retomar os pontos levantados durante o debate do momento 1, retomando os deveres relacionados à escola. A professora deve anotar as regras criadas pela turma e depois imprimir (ou escrever) em meia folha de papel A4. Os alunos podem fazer a ilustração no espaço abaixo de cada regra citada.

Ex:

Essas regras devem ficar visíveis em um mural ou painel da sala, para serem lembradas sempre que necessário.

Momento 3

A professora deve dividir a turma em alguns grupos e disponibilizar pelo menos 1 dicionário para cada grupo. Explicar que cada grupo será responsável por achar o significado de uma palavra que a professora sorteará. Depois que todos os grupos acharem o significado de suas respectivas palavras, deverá dramatizar uma cena para os outros tentarem adivinhar sua palavra. A professora poderá dar um exemplo para que todos entendam.

Ex:  COOPERAÇÃO

Chamar 4 alunos à frente para a dramatização e dar alguns materiais para um deles carregar. (livro, cadernos, estojo, etc)

Quatro amigos estão caminhando quando, de repente, o aluno que estava carregando o material tropeça e cai. Rapidamente os amigos que estavam com ele o ajudam a levantar e pegam todo o material que ficou espalhado pelo chão, juntam tudo, organizam e devolvem para o colega.

Perguntar: A partir dessa cena qual sentimento esteve presente no grupo? Ouvir comentários

 Após a compreensão  a proposta, cada grupo pode se organizar para a dramatização de uma cena por eles elaborada.

A professora pode ajudar cada grupo com idéias. 

Palavras para o sorteio: respeito, cooperação, solidariedade, obediência, educação, amizade.

Ao final da atividade, refletir com as crianças que, essas atitudes fazem com que a convivência em grupo seja mais fácil e, agindo assim, estaremos cumprindo nossos deveres.

Momento 4

Produzir com a turma um texto coletivo sobre os conceitos estudados. À medida que as crianças forem falando o que aprenderam, a professora anotará no quadro e a turma irá copiar.

Ex:

OS DEVERES DA CRIANÇA

          TODA CRIANÇA POSSUI DIREITOS E TAMBÉM DEVERES.

          É DEVER DA CRIANÇA RESPEITAR OS PAIS, PROFESSORES E COLEGAS E SE ESFORÇAR PARA CONVIVER BEM. SE DEDICAR AOS ESTUDOS E CUIDAR DO AMBIENTE EM QUE VIVE, TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE.

          COM RESPEITO, COOPERAÇÃO, AMIZADE E OBEDIÊNCIA, NOSSA CONVIVÊNCIA FICA MAIS FÁCIL E VIVEMOS MAIS FELIZ.

Momento 5

Em uma folha de papel A4, pedir que as crianças desenhem e procurem em revistas, algumas figuras que representam a boa convivência, atitudes corretas com o meio ambiente e também alguns deveres sendo cumpridos.

Ex: crianças brincando, pessoas jogando o lixo em lixeiras (e não no chão), crianças estudando...

Recursos Complementares

Vídeo "Boas maneiras" - Turma da Mônica - disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=97xesgIyPWg&feature=related 

Avaliação

Observar a participação e opinião das crianças durante o debate e as conversas realizadas.

Observar se conseguem manusear bem o dicionário, encontrando as palavras solicitadas.

Observar o envolvimento dos grupos e também da turma durante a atividade realizada no momento 3

Observar se, ao produzir o texto coletivo, as idéias levantadas estão coerentes com o tema estudado.

Observar se foram capazes de reproduzir, através de desenho ou recortes, situações de boa convivência.

Algumas atitudes podem ser avaliadas de forma processual, cumulativa e qualitativa, observando se, após esse trabalho, a turma vem cumprido bem os seus deveres.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Crizalha Melo Lima Pontes, Esc. Mun. de Educ. Bás. Senador T. Vilela - Clima Bom , Alagoas - disse:
    cristalmlp@gmail.com

    28/07/2011

    Cinco estrelas

    Olá, sou coord. pedagógica e amei todas as sugestões. Atualmente estou cursando uma Especialização em Direitos Humanos e Diversidade e sempre estou à procura de sugestões p/ aprimorar meus conhecimentos e auxiliar os profs no fazer pedagógico. Parabéns pelo trabalho!!!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.