13/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Aprimorar a linguagem oral a partir de uma discussão sobre os deveres do aluno em relação à escola.
Produzir um texto coletivo com os pontos levantados demonstrando conhecimento sobre o tema.
Demonstrar atitudes e hábitos de responsabilidade a partir de estudos solicitados.
Dramatizar situações reais de bons hábitos no contexto escolar.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
A professora deve dispor a turma em um círculo e perguntar quem já ouviu falar do ECA. Explicar que essa é a sigla do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é um conjunto de leis que garante os direitos das crianças mas também seus deveres. Nessa aula, em especial, será abordado os deveres que as crianças têm. Nesse momento, a professora deve propor um debate deixando a turma levantar questões e hipóteses sobre seus deveres.
Momento 2
Dizer que, assim como existe um estatuto garantindo os direitos que as crianças têm, nesse mesmo estatuto contém alguns deveres que também precisam ser cumpridos pelas crianças.
Apresentar para a turma a folha abaixo:
Imagem disponível em: www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/17.htm
Após fazer a leitura do quadro, a professora deve propor aos alunos a elaboração de algumas regras de convivência que os faça lembrar de seus deveres. Através de uma conversa informal, pode retomar os pontos levantados durante o debate do momento 1, retomando os deveres relacionados à escola. A professora deve anotar as regras criadas pela turma e depois imprimir (ou escrever) em meia folha de papel A4. Os alunos podem fazer a ilustração no espaço abaixo de cada regra citada.
Ex:
Essas regras devem ficar visíveis em um mural ou painel da sala, para serem lembradas sempre que necessário.
Momento 3
A professora deve dividir a turma em alguns grupos e disponibilizar pelo menos 1 dicionário para cada grupo. Explicar que cada grupo será responsável por achar o significado de uma palavra que a professora sorteará. Depois que todos os grupos acharem o significado de suas respectivas palavras, deverá dramatizar uma cena para os outros tentarem adivinhar sua palavra. A professora poderá dar um exemplo para que todos entendam.
Ex: COOPERAÇÃO
Chamar 4 alunos à frente para a dramatização e dar alguns materiais para um deles carregar. (livro, cadernos, estojo, etc)
Quatro amigos estão caminhando quando, de repente, o aluno que estava carregando o material tropeça e cai. Rapidamente os amigos que estavam com ele o ajudam a levantar e pegam todo o material que ficou espalhado pelo chão, juntam tudo, organizam e devolvem para o colega.
Perguntar: A partir dessa cena qual sentimento esteve presente no grupo? Ouvir comentários
Após a compreensão a proposta, cada grupo pode se organizar para a dramatização de uma cena por eles elaborada.
A professora pode ajudar cada grupo com idéias.
Palavras para o sorteio: respeito, cooperação, solidariedade, obediência, educação, amizade.
Ao final da atividade, refletir com as crianças que, essas atitudes fazem com que a convivência em grupo seja mais fácil e, agindo assim, estaremos cumprindo nossos deveres.
Momento 4
Produzir com a turma um texto coletivo sobre os conceitos estudados. À medida que as crianças forem falando o que aprenderam, a professora anotará no quadro e a turma irá copiar.
Ex:
Momento 5
Em uma folha de papel A4, pedir que as crianças desenhem e procurem em revistas, algumas figuras que representam a boa convivência, atitudes corretas com o meio ambiente e também alguns deveres sendo cumpridos.
Ex: crianças brincando, pessoas jogando o lixo em lixeiras (e não no chão), crianças estudando...
Vídeo "Boas maneiras" - Turma da Mônica - disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=97xesgIyPWg&feature=related
Observar a participação e opinião das crianças durante o debate e as conversas realizadas.
Observar se conseguem manusear bem o dicionário, encontrando as palavras solicitadas.
Observar o envolvimento dos grupos e também da turma durante a atividade realizada no momento 3
Observar se, ao produzir o texto coletivo, as idéias levantadas estão coerentes com o tema estudado.
Observar se foram capazes de reproduzir, através de desenho ou recortes, situações de boa convivência.
Algumas atitudes podem ser avaliadas de forma processual, cumulativa e qualitativa, observando se, após esse trabalho, a turma vem cumprido bem os seus deveres.
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28/07/2011
Cinco estrelasOlá, sou coord. pedagógica e amei todas as sugestões. Atualmente estou cursando uma Especialização em Direitos Humanos e Diversidade e sempre estou à procura de sugestões p/ aprimorar meus conhecimentos e auxiliar os profs no fazer pedagógico. Parabéns pelo trabalho!!!!!!!!!!