Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Equivalência de Figuras Planas

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer figuras equivalentes como figuras que possuem a mesma área.
  • Construir geometricamente triângulos equivalentes.
  • Resolver problemas gráficos envolvendo equivalência de triângulos.
Duração das atividades
DUAS AULAS DE 50 MINUTOS.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

ÁREA DE TRIÂNGULOS

TRAÇADO DE RETAS PARALELAS

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula definindo o que são polígonos equivalentes, relembrando as fórmulas das áreas de triângulos. Questione com os alunos sobre como poderemos construir triângulos diferentes, mantendo a mesma base e a mesma altura.

 

http://portales.educared.net/wikiEducared/index.php?title=Equivalencia

 Esta atividade é de construção, portanto serão necessários os materiais de desenho geométrico ( régua, par de esquadros e compasso).

Peça que os alunos resolvam alguns exercícios de construção de triângulos equivalentes, como os sugeridos no site: http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg_ex_re/dg_ex_re10.php

Exemplo:

Construir um triângulo equilátero e um triângulo retângulo que seja equivalente a ele.

É importante que os alunos percebam a relação entre as áreas da figura inicial e da figura que pretende-se obter. Para isso, desenhe um esboço da figura inicial para que seja feita a análise. Questione sobre qual é o lugar geométrico dos pontos que mantém a mesma distância da base do triângulo equilátero (par de retas paralelas) e quais as etapas para a determinação do ponto chave do problema, ou seja, aquele que como novo vértice, torna o triângulo retângulo.

 

Imagem criadas pelo autor da aula para ilustração do esboço.

No laboratório de informática:

Leve os alunos para o laboratório de informática.  Usando o software Geogebra, ou outro software de geometria dinâmica, os alunos devem criar imagens que ilustrem as etapas da construção de triângulos equivalentes. Tais imagens devem ser usadas na elaboração de uma apresentação de slides sobre triângulos equivalentes.

http://www.geogebra.org/cms/pt_BR

 

Proponha a criação de um painel decorativo usando triângulos equivalentes.

Você tem alguns exemplos de paineis decorativos realizados por alunos no site http://evtng.blogspot.com/ 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a aula pelas atividades propostas, considerando os seguintes aspectos:

Compreensão da definição de áreas equivalentes.

Traçado dos triângulos equivalentes

Aplicação do conceito de triângulos equivalentes na elaboração de atividade prática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.