17/12/2010
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
ÁREA DE TRIÂNGULOS
TRAÇADO DE RETAS PARALELAS
Professor, inicie a aula definindo o que são polígonos equivalentes, relembrando as fórmulas das áreas de triângulos. Questione com os alunos sobre como poderemos construir triângulos diferentes, mantendo a mesma base e a mesma altura.
http://portales.educared.net/wikiEducared/index.php?title=Equivalencia
Esta atividade é de construção, portanto serão necessários os materiais de desenho geométrico ( régua, par de esquadros e compasso).
Peça que os alunos resolvam alguns exercícios de construção de triângulos equivalentes, como os sugeridos no site: http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg_ex_re/dg_ex_re10.php
Exemplo:
Construir um triângulo equilátero e um triângulo retângulo que seja equivalente a ele.
É importante que os alunos percebam a relação entre as áreas da figura inicial e da figura que pretende-se obter. Para isso, desenhe um esboço da figura inicial para que seja feita a análise. Questione sobre qual é o lugar geométrico dos pontos que mantém a mesma distância da base do triângulo equilátero (par de retas paralelas) e quais as etapas para a determinação do ponto chave do problema, ou seja, aquele que como novo vértice, torna o triângulo retângulo.
Imagem criadas pelo autor da aula para ilustração do esboço.
No laboratório de informática:
Leve os alunos para o laboratório de informática. Usando o software Geogebra, ou outro software de geometria dinâmica, os alunos devem criar imagens que ilustrem as etapas da construção de triângulos equivalentes. Tais imagens devem ser usadas na elaboração de uma apresentação de slides sobre triângulos equivalentes.
http://www.geogebra.org/cms/pt_BR
Proponha a criação de um painel decorativo usando triângulos equivalentes.
Você tem alguns exemplos de paineis decorativos realizados por alunos no site http://evtng.blogspot.com/
APOSTILA DESENHO GEOMÉTRICO
http://www.ebah.com.br/desenho-geometrico-uepa-pdf-a46622.html
Avalie a aula pelas atividades propostas, considerando os seguintes aspectos:
Compreensão da definição de áreas equivalentes.
Traçado dos triângulos equivalentes
Aplicação do conceito de triângulos equivalentes na elaboração de atividade prática.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!