Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Skate só com rodas?

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula, trazemos a proposta de pesquisa, reflexão e prática do skate como tema da Educação Física Escolar. Para tanto, temos a intenção de que os alunos: reconheçam a prática do skate como integrante da proposta da EF escolar; pesquisem novas formas para a prática do skate; criem novos aparelhos, brinquedos e formas de praticar o skate; elaborem um manual de construção do brinquedo para divulgação na comunidade escolar;

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não há.

Estratégias e recursos da aula

Espaços.  Sala de aula e pátio ou outro espaço onde se possa construir brinquedos.

Materiais.Equipamentos de projeção; papéis; materiais disponíveis (determinados após a atividade 3)

Atividade 1. Conhecendo a modalidade. (atividade anterior à aula)

Faça um roteiro de pesquisa sobre o tema e entregue para os alunos.Dê mais ou menos uma semana para que completem a pesquisa e para que tragam para a aula. Como informações importantes a serem pesquisadas, sugerimos:

  1. quem pratica a modalidade
  2. equipamentos de segurança utilizados
  3. onde são praticados os movimentos com skate
  4. breve histórico
  5. locais na cidade onde já viram a pratica do skate
  6. nomes de alguns movimentos
  7. se há códigos próprios entre os skatistas
  8. o que precisamos saber para sermos praticantes, entre outras informações que o professor julgar necessárias.

Atividade 2. Trocando ideias (30’).   

Peça para que os alunos apresentem o conteúdo das pesquisas. Troquem ideias, imagens, veja onde há discordância e onde há encontros de informações. Analise coletivamente essas informações de maneira que todos participem.

partes

Fig.1 - partes do skate (acesso em 12/02/2011)

 manobras

Fig.2 - manobras com o skate (acesso em 12/02/2011)

As formas de execução dessas manobras você pode encontrar :

http://mix-ou.blogspot.com/2010/06/skate.html(acesso em 12/02/2011)

Atividade 3. Pensando novas formas (20’).   

A partir das informações partilhadas, dê algum tempo para que as crianças tentem criar um novo aparato com rodas, semelhante ao skate, de maneira que possamos construí-lo em aula. Façam listas de materiais necessários, croquis, desenhos, esquemas e o que mais for necessário para a idealização do novo skate.

Atividade 4. Guia e construção do brinquedo (50’).

De posse dos materiais e ferramentas, tente construir com as crianças os novos skates. Uma boa ideia é trabalhar com os skates de dedo. São pequenos e as crianças podem fazer com rodinhas de carrinhos, com pequenos pedaços de régua ou madeira, etc. Deixe que exercitem a criatividade e pintem, decorem, mudem os formatos, etc. Depois, deixe que brinquem, fazendo as manobras mais radicais que conhecerem.

Recursos Complementares
Avaliação

Como avaliação em Educação Física, acreditamos que a participação e o envolvimento dos alunos devem ser acompanhados durante toda a aula. O importante para esse momento é ter uma conversa final, em roda, perguntando sobre o conteúdo da aula. O que aprenderam com a aula que não sabiam? Já conheciam esse esporte/ brincadeira? Quantos alunos já tiveram contato direto, ou seja, experimentaram brincar com o skate? Em quais espaços podemos brincar com o skate? Há espaços próximos à escola destinados à prática do skate? Quais  adaptações podemos fazer para o nosso espaço escolar, com o intuito de reservarmos um espaço para brincarmos de skate? Alguém sentiu medo ao experimentar o skate? Por que é importante incluirmos novos temas à nossa Educação Física na escola? Quais são os equipamentos de segurança ou cuidados que devemos ter? Quais dos percursos, praticados em nossa aula, os alunos acharam mais interessantes? Todos os alunos precisaram da ajuda do colega para andar de skate? Enfim, faça a maior quantidade de questões que julgar necessárias para a avaliação da aula, tendo em vista a participação e o envolvimento de cada um.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARITZA RIBAS, ESCOLA BEM ME QUER EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE ESPECIAL , Paraná - disse:
    maritzaribas@yahoo.com.br

    15/06/2012

    Três estrelas

    ESTOU PENSANDO COMO PODEREI ADAPTAR ESTE CONTEÚDO AOS MEUS ALUNOS...JÁ QUE TRABALHO EM UMA ESCOLA BÁSICA NA MODALIDADE ESPECIAL.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.