06/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Realizar uma pesquisa dirigida, contribuindo para o autoconhecimento.
Retratar a própria imagem, ressaltando suas características físicas mais notáveis.
Produzir um livro de características, valorizando e ressaltando as qualidades de cada um.
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
A professora deve começar a aula perguntando a cada criança quem ela é. Possivelmente as crianças responderão simplesmente seu nome.
Ler a história "Quem sou eu?" de Gianni Rodari para a turma.
Imagem disponível em: http://literatura.moderna.com.br/capas/Salamandra/85-16-04828-4.jpg
Ao final da leitura as crianças devem compreender que existem diversas características presentes em uma pessoa e o conjunto dessas características é que forma cada um, assim como o menino da história.
Momento 2
Explicar que todas as pessoas têm sobrenome. Alguns têm o sobrenome da mãe, outros têm o sobrenome do pai, outros possuem o sobrenome da mãe e do pai, ou então daquela pessoa que o registrou e o considera como filho.
Exibir o vídeo da música "Gente tem sobrenome , de Toquinho para a turma, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8
* Um aparelho audiovisual deve ser providenciado anteriormente.
Música disponível para baixar em: http://www.4shared.com/get/Z9kEQhu5/CANCAO_DE_TODAS_AS_CRIANCAS_Ge.html
Após assistirem ao vídeo, a professora deve fazer uma interpretação oral com a turma:
A professora deve dar a oportunidade de cada um dizer para a turma seu nome e sobrenome.
Momento 3
Convidar os alunos a realizar uma pesquisa em casa, procurando descobrir mais informações sobre eles mesmos.
Momento 4
Com a turma em círculo, cada criança poderá apresentar sua pesquisa para os colegas. A professora deve ajudar os que não estão alfabetizados a fazer a leitura.
Momento 5
Explicar que os alunos construirão um livro de características. Cada dia um aluno da turma será sorteado e a turma, em meia folha A4, deverá desenhar o colega sorteado e escrever uma qualidade dele. Explicar que devem ressaltar um ponto positivo do colega.
Ex: amigo, cuidadoso, prestativo, engraçado, bonito, forte, caprichoso, esperto, inteligente, ágil, companheiro, calmo, etc.
A professora deve recolher as folhas e juntá-las formando um livrinho, colocando um papel colorido como capa e escrevendo o nome da criança. A cada dia um aluno será sorteado. Dessa forma, todos terão a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre si, a partir do que o colega escreveu e, por sua vez, todos se sentirão valorizados. Os livros serão entregues após todos terem sido sorteados.
A capa poderá ser elaborada coletivamente e impressa, ou cada um poderá elaborar a sua própria capa.
Literatura infantil: "Gente bem diferente" de Ana Maria Machado.
Analisar o envolvimento, participação e responsabilidade no cumprimento da pesquisa realizada
Analisar se os alunos foram coerentes ao retratar sua própria imagem
Observar, através dos comentários e atitudes, se os alunos entenderam que cada criança é um ser único, especial e diferente dos demais.
Analisar se compreenderam a música trabalhada através da interpretação oral
Observar se houve respeito e envolvimento ao produzirem um livro sobre os colegas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/11/2011
Cinco estrelasesta aula é ótima, pois serve para o aluno perceber que ele faz parte da sociedade.adorei a aula.parabéns.
20/10/2010
Cinco estrelasMuito boa essa aula! Parabenizo realmente quem criou e parabenizo mais ainda quem aplicou em sala de aula. Acredito ser esse tipo de aula que as crianças que vão as escolas todos os dias esperam ao chegar na escola. E é desse tipo de aula que as crianças necessitam especialmente na educação infantil