Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo quem sou eu

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar uma pesquisa dirigida, contribuindo para o autoconhecimento.

Retratar a própria imagem, ressaltando suas características físicas mais notáveis.

Produzir um livro de características,  valorizando e ressaltando as qualidades de cada um.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve começar a aula perguntando a cada criança quem ela é. Possivelmente as crianças responderão simplesmente seu nome.

Ler a história "Quem sou eu?" de Gianni Rodari para a turma.

Imagem disponível em: http://literatura.moderna.com.br/capas/Salamandra/85-16-04828-4.jpg 

Ao final da leitura as crianças devem compreender que existem diversas características presentes em uma pessoa e o conjunto dessas características é que forma cada um, assim como o menino da história.

Momento 2

Explicar que todas as pessoas têm sobrenome. Alguns têm o sobrenome da mãe, outros têm o sobrenome do pai, outros possuem o sobrenome da mãe e do pai, ou então daquela pessoa que o registrou e o considera como filho.

Exibir o vídeo da música "Gente tem sobrenome , de Toquinho para a turma, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8 

* Um aparelho audiovisual deve ser providenciado anteriormente.

Música disponível para baixar em: http://www.4shared.com/get/Z9kEQhu5/CANCAO_DE_TODAS_AS_CRIANCAS_Ge.html 

Após assistirem ao vídeo, a professora deve fazer uma interpretação oral com a turma:

  • Sobre o que fala essa música?
  • Todas as coisas têm nome? E sobrenome?
  • Você conhece algumas pessoas que aparecem nesse vídeo? Qual o nome e sobrenome delas?
  • Quais apelidos aparecem nessa música?

A professora deve dar a oportunidade de cada um dizer para a turma seu nome e sobrenome.

Momento 3

Convidar os alunos a realizar uma pesquisa em casa, procurando descobrir mais informações sobre eles mesmos.

Momento 4

Com a turma em círculo, cada criança poderá apresentar sua pesquisa para os colegas. A professora deve ajudar os que não estão alfabetizados a fazer a leitura.

Momento 5

Explicar que os alunos construirão um livro de características. Cada dia um aluno da turma será sorteado e a turma, em meia folha A4, deverá desenhar o colega sorteado e escrever uma qualidade dele. Explicar que devem ressaltar um ponto positivo do colega.

Ex: amigo, cuidadoso, prestativo, engraçado, bonito, forte, caprichoso, esperto, inteligente, ágil, companheiro, calmo, etc.

A professora deve recolher as folhas e juntá-las formando um livrinho, colocando um papel colorido como capa e escrevendo o nome da criança. A cada dia um aluno será sorteado. Dessa forma, todos terão a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre si, a partir do que o colega escreveu e, por sua vez, todos se sentirão valorizados. Os livros serão entregues após todos terem sido sorteados.

A capa poderá ser elaborada coletivamente e impressa, ou cada um poderá elaborar a sua própria capa.

Recursos Complementares

Literatura infantil: "Gente bem diferente" de Ana Maria Machado.

Avaliação

Analisar o envolvimento, participação e responsabilidade no cumprimento da pesquisa realizada

Analisar se os alunos foram coerentes ao retratar sua própria imagem

Observar, através dos comentários e atitudes, se os alunos entenderam que cada criança é um ser único, especial e diferente dos demais.

Analisar se compreenderam a música trabalhada através da interpretação oral

Observar se houve respeito e envolvimento ao produzirem um livro sobre os colegas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rosemari barbosa, EMEIEF PROF MARCILIO DIAS DE SAN THIAGO , Santa Catarina - disse:
    rosemaribarbosa@hotmail.com

    22/11/2011

    Cinco estrelas

    esta aula é ótima, pois serve para o aluno perceber que ele faz parte da sociedade.adorei a aula.parabéns.


  • Antonia Daniela Oliveira Torres, Secretaria Municipal de Educação de HIDROLANDIA , Ceará - disse:
    danielaoliveir@yahoo.com.br

    20/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa essa aula! Parabenizo realmente quem criou e parabenizo mais ainda quem aplicou em sala de aula. Acredito ser esse tipo de aula que as crianças que vão as escolas todos os dias esperam ao chegar na escola. E é desse tipo de aula que as crianças necessitam especialmente na educação infantil


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.