06/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Realizar a interpretação oral de uma história, demonstrando compreensão sobre o assunto lido.
Demonstrar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, a partir da leitura de um livro de literatura infantil.
Reconhecer que todo ser humano possui virtudes a partir da história trabalhada.
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita, realizando atividades com um alfabeto móvel.
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
No início da aula, a professora deve colocar a turma em círculo e pedir que olhe para os colegas sentados ao seu lado por 1 minuto. Após esse tempo, perguntar se todos da turma são iguais. Provavelmente a resposta será não. Explicar que isso se chama diversidade, ou seja, os diversos tipos de pessoas, cada um com suas características. Dizer que irão ler um livrinho que fala exatamente sobre isso: a diversidade existente no ambiente em que vivemos.
Momento 2
A professora deve fazer a leitura do livro Ninguém é igual a Ninguém, de Regina Otero & Regina Rennó.
http://blog.educacional.com.br/turma24anodez/files/2010/04/ninguem-e-igual-a-ninguem3-216x300.jpg
Após a leitura, fazer a interpretação oral da história:
Livro disponível em: http://www.slideshare.net/celoym/ningum-igual-a-ningum-presentation
Após a interpretação, a professora deve conversar com a turma sobre a importância das diferenças. Explicar que cada pessoa é um ser único, especial, do jeito que é e que todos devem respeitar uns aos outros. Dizer que existem alguns apelidos que às vezes o colega não gosta, então devemos estar atentos a isso e evitá-los.
Momento 3
Distribuir para as crianças uma folha de papel A4 e pedir que copiem do quadro o título do livro trabalhado: “NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM”. Distribuir para cada criança uma revista e pedir que recortem e colem na folha pessoas com as mais diversas características. Esse trabalho pode ficar exposto na sala ou em um mural, retratando a diversidade existente em nosso país.
Momento 4
Dividir a turma em pequenos grupos e distribuir para cada criança (do grupo) um alfabeto móvel. A professora pedirá que olhem a exposição de imagens feita na atividade anterior. Cada grupo deve nomear (usando o alfabeto móvel) as características que perceberam nas figuras (loiro, moreno, oriental, negro, magro, baixo, gordo, ruivo, cabelos cacheados, cabelos longos, cabelos curtos, nariz fino), etc... Quando todos terminarem, cada grupo lerá as palavras que escreveu enquanto o resto da turma deverá achar a(s) figura(s) com tal característica.
Momento 5
Caso haja um exemplar do livro para cada aluno, a professora deve distribuí-los. Assim como no livro existiam crianças com diversas características, assim também acontece na sala de aula e até mesmo na nossa casa. Para exemplificar isso, a professora deve fazer com as crianças a atividade da página 15, proposta no final do livro.
Pedir que cada um apresente para a turma o desenho feito na página 15, apontando pelo menos uma característica para cada membro da família que foi desenhado.
http://4.bp.blogspot.com/_x5GO5TgrWIA/SPyNzWdUHVI/AAAAAAAAA7E/DSW8LfAG81A/s1600-h/13.jpg
Momento 6
Através de uma conversa informal, lembrar que, na história trabalhada o personagem Danilo, apesar de magro e parecer fraco, tinha uma bela virtude. Ele era muito bom das pernas, não perdia uma corrida. Ressaltar que independente das diferenças e características das pessoas, todos posuimos virtudes, ou seja, qualidades. Fazer uma roda com as crianças e pedir que cada aluno fale uma qualidade ou faça um elogio ao colega da direita. Assim, todos irão participar e de certa forma se sentirão valorizados.
O livro está disponível para baixar em: http://docessorrisosfadaluz.blogspot.com/2008/10/livro-ningum-igual-ningum.html .
Sugestão de outro livro que trabalha a questão da diversidade: Menina bonita do laço de fita - de Ana Maria Machado
Observar se compreenderam a história trabalhada através da interpretação oral.
Observar se entenderam o conceito de diversidade, através das atividades do momento 4 e 5.
Observar a evolução do código escrito dos alunos, durante a atividade com o alfabeto móvel.
Observar o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Observar se foram capazes de atribuir qualidades aos colegas, nomeando algumas virtudes.
Observar, continuamente, se há respeito entre os colegas quanto ao uso de apelidos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!