Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Ampliar seus conhecimentos acerca dos ecossistemas brasileiros;

§ Apropriar-se de textos informativos acerca desse tema;

§ Estabelecer relações entre os diferentes ecossistemas;

§ Perceber a  importância da natureza para a vida;

§ Conscientizar-se da importância da preservação da natureza;

Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

A professora inicia a sua aula com a leitura do livro Animais da Nossa Terra, de Márcia Riederer e ilustrações de Carlos Meira,   Cuca Fresca Edições.

A seguir, a professora com os alunos  exploram a capa, lêem as informações sobre a autora e o ilustrador e também a apreciação feita sobre o livro.

Faz uma exploração sobre o título do livro:

O que esse título nos sugere?

Sobre o que fala esse livro?

A autora se refere a que,  quando fala “...da nossa terra?”

Já nessa primeira leitura, a professora orienta para que os alunos estejam atentos às características de cada ecossistema relatado no livro, chama atenção para as imagens, assim como para os animais que são apresentados.

 2ª Atividade

A professora faz uma listagem no quadro dos ecossistemas apresentados no livro:

  •  Ambiente marinho,
  •  Caatinga;
  • Campos;
  • Cerrado;
  • Floresta amazônica;
  • Manguezal;
  • Mata atlântica;
  • Mata de araucária;
  • Pantanal;
  •  Restinga, praia e costão.

Os alunos, em dupla ou em trio, devem procurar o significado das palavras em dicionários e fazer o registro  dos sinônimos em seus cadernos de aula.

Apresenta para a turma o mapa, localizado no livro:

Depois escreve juntamente com os alunos as características de cada um  desses ecossistemas .  

Professora deixe esses registros em um lugar em exposição na sala, para ser mais uma fonte de pesquisa. Acredita-se que sejam termos novos, portanto precisam ser compartilhados com todos os alunos.

3ª Atividade

Professora combine com seus alunos uma pesquisa sobre esses ecossistemas brasileiros, cada dupla, ou trio fica responsável por pesquisar um ecossistema, suas características, assim como os animais que neles habitam. Levando diferentes materiais para serem socializados na sala de aula.  

É fundamental que  a professora também contribua levando fotos, notícias, livros, músicas, ou seja, diferentes informações sobre cada ecossistema.

O produto dessa pesquisa será a produção de um informativo sobre os ecossistemas brasileiros. Os alunos distribuirão para as demais turmas do colégio.  

No decorrer dessa pesquisa a professora orienta os alunos para a questão da  importância da preservação da vida e do ambiente, como continuidade da espécie.

4ª Atividade

A professora organiza com a turma uma exposição feita com massa de modelar dos ecossistemas pesquisados, levando em consideração suas características, assim como os animais que neles habitam.

Combina com os responsáveis e demais alunos da escola uma visita a exposição.

Recursos Complementares
  • Animais da Nossa Terra, de Márcia Riederer e Carlos Meira,   CUCA FRESCA Edições.
  • GUIA ECO KIDS – animais brasileiros ameaçados de extinção; Marli Mitsunaga, CARAMELO
  • ABC DO ZOO, de  Luise Weiss e Pedro Maia; COMPANHIA DAS LETRINHAS
  • 100 Animais Brasileiros, de Luis Roberto de Souza; MODERNA
  • Belezura Marinha; de Lalau e  Laurabeatriz; PEIRÓPOLIS
  • Boniteza Silvestre – Poesia para os animais ameaçados pelo homem; de José Santos e Laurabeatriz; PEIRÓPOLIS
  • Rimas da Floresta - Poesia para os animais ameaçados pelo homem; de Lalau e Laurabeatriz; PEIRÓPOLIS
  • Novos Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz; COSAC & NAIF
  • Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz; COSAC & NAIF
  • Mais Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz; COSAC & NAIF
  • Bem Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz; COSAC & NAIF
  • Bichos do Brasil; de Gabriela Brioschi; ODYSSEUS
  • De patas, penas e escamas; de Malô Carvalho e Suzete Armani; AUTÊNTICA
  • Jogo do bicho-poema – O baralho dos animais vítimas da cobiça do homem
  • REVISTA CIÊNCIA HOJE das CRIANÇAS - Abril/2005 - Edição 156; maio/2009 - Edição 201 , julho/2010 - Edição 214

Avaliação

Durante as atividades desenvolvidas avalie se os alunos  mostraram  interesse em buscar novas leituras acerca do tema proposto e se estavam motivados pelas pesquisas sobre os ecossistemas brasileiros.

Cabe a professora estimular a participação dos alunos para que  posicionem-se de forma crítica e  consciente frente à preservação da  natureza.

Tanto na construção do informativo, quanto na maquete elaborada pelos alunos, verificar os  conhecimentos por eles adquiridos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.