19/10/2010
Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Ampliar seus conhecimentos acerca dos ecossistemas brasileiros;
§ Apropriar-se de textos informativos acerca desse tema;
§ Estabelecer relações entre os diferentes ecossistemas;
§ Perceber a importância da natureza para a vida;
§ Conscientizar-se da importância da preservação da natureza;
Não se faz necessário nenhum conhecimento.
A professora inicia a sua aula com a leitura do livro Animais da Nossa Terra, de Márcia Riederer e ilustrações de Carlos Meira, Cuca Fresca Edições.
A seguir, a professora com os alunos exploram a capa, lêem as informações sobre a autora e o ilustrador e também a apreciação feita sobre o livro.
Faz uma exploração sobre o título do livro:
O que esse título nos sugere?
Sobre o que fala esse livro?
A autora se refere a que, quando fala “...da nossa terra?”
Já nessa primeira leitura, a professora orienta para que os alunos estejam atentos às características de cada ecossistema relatado no livro, chama atenção para as imagens, assim como para os animais que são apresentados.
2ª Atividade
A professora faz uma listagem no quadro dos ecossistemas apresentados no livro:
Os alunos, em dupla ou em trio, devem procurar o significado das palavras em dicionários e fazer o registro dos sinônimos em seus cadernos de aula.
Apresenta para a turma o mapa, localizado no livro:
Depois escreve juntamente com os alunos as características de cada um desses ecossistemas .
Professora deixe esses registros em um lugar em exposição na sala, para ser mais uma fonte de pesquisa. Acredita-se que sejam termos novos, portanto precisam ser compartilhados com todos os alunos.
3ª Atividade
Professora combine com seus alunos uma pesquisa sobre esses ecossistemas brasileiros, cada dupla, ou trio fica responsável por pesquisar um ecossistema, suas características, assim como os animais que neles habitam. Levando diferentes materiais para serem socializados na sala de aula.
É fundamental que a professora também contribua levando fotos, notícias, livros, músicas, ou seja, diferentes informações sobre cada ecossistema.
O produto dessa pesquisa será a produção de um informativo sobre os ecossistemas brasileiros. Os alunos distribuirão para as demais turmas do colégio.
No decorrer dessa pesquisa a professora orienta os alunos para a questão da importância da preservação da vida e do ambiente, como continuidade da espécie.
4ª Atividade
A professora organiza com a turma uma exposição feita com massa de modelar dos ecossistemas pesquisados, levando em consideração suas características, assim como os animais que neles habitam.
Combina com os responsáveis e demais alunos da escola uma visita a exposição.
Durante as atividades desenvolvidas avalie se os alunos mostraram interesse em buscar novas leituras acerca do tema proposto e se estavam motivados pelas pesquisas sobre os ecossistemas brasileiros.
Cabe a professora estimular a participação dos alunos para que posicionem-se de forma crítica e consciente frente à preservação da natureza.
Tanto na construção do informativo, quanto na maquete elaborada pelos alunos, verificar os conhecimentos por eles adquiridos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!