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Conhecendo um número desconhecido - A incógnita da adição em diferentes posições

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Resolver problemas de adição com incógnitas em diferentes posições.  

Perceber que diferentes situações podem ser resolvidas pelo uso de uma mesma operação.

Utilizar cálculo mental.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-conceito da adição

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Material: uma caixa de papelão, tampinhas de garrafa ou bolinhas de gude.

Com a turma em roda, coloque no centro uma caixa e aguce a curiosidade das crianças, perguntando:

- O que será que tem dentro da caixa?

Divida a turma em grupos e peça que um grupo coloque 9 tampinhas na caixa e o outro grupo coloque 6. Em seguida, questione a turma para saber quantas tampinhas ficaram dentro da caixa.

Peça que os alunos anotem os procedimentos da resolução no caderno. Pergunte como fizeram para resolver e, por fim, proponha que uma criança do grupo confira, contando as tampinhas que ficaram na caixa.

 Registre no caderno:

8+7=@                                        

@=15   

Atividade 2

Peça que um grupo pegue 7 tampinhas e as coloque na caixa. Depois, peça que o outro grupo coloque sem contar mais um pouco de tampinha dentro da caixa. Peça que uma criança conte o total de tampinhas da caixa.

Então, pergunte as crianças:

- Eu tinha 7 tampinhas na caixa. Coloquei algumas e agora tenho 18. Quantas eu coloquei?

É possível que alguns alunos somem os números do enunciado (7+18=25), utilizando um procedimento válido apenas para o problema da primeira etapa. Coloque esse procedimento em discussão e explicite que o número encontrado é maior do que o total.

Registre no caderno:

7+@=18                                       

@=11

Atividade 3

Esvazie a caixa e, sem que os alunos vejam, coloque 16 tampinhas. Na frente deles, coloque mais 13. Em seguida, lance o desafio:

-Nesta caixa, já havia algumas tampinhas. Coloquei 13 e ficaram 29. Quantas havia no começo?

Observe os caminhos que as crianças irão tomar para resolver o desafio.

Registre no caderno:

@+13=29                                        

@=16

Peça que explique oralmente as estratégias utilizadas ao resolver problemas.

Atividade 4

No pátio, distribua para as crianças cartões com as incógnitas da adição em diferentes posições e outros com seus respectivos resultados. Algumas crianças receberão as incógnitas, outras receberão os resultados.

Comece a brincadeira, explicando para as crianças que elas deverão encontrar o cartão que corresponde a sua incógnita e vice-versa para formar pares.

Após a brincadeira, sente em roda com o grupo e explore as estratégias utilizadas para resolver o desafio.   

Atividade 5

Tente fazer outras variações, envolvendo mais de uma transformação.

Exemplo: Pedro ficou confuso depois de bater figurinhas com Caio. Eles jogaram duas partidas. Pedro ganhou 27 na primeira e, na segunda, perdeu 42. No final da brincadeira, Pedro contou 85 figurinhas, mas não conseguiu lembrar quantas tinham antes de começar o jogo. Vamos ajudá-lo?

Proponha situações que possibilitem as crianças a explicarem como fizeram os cálculos.  

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá avaliar pela participação de cada aluno nas atividades realizadas e suas  descobertas e conclusões.            

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Raquel, Esc. Mul. Antonio Yoyô , Pernambuco - disse:
    RAFA_ISRAEL@HOTMAIL.COM

    10/07/2011

    Quatro estrelas

    Achei as sujestões muito boas. Parabéns.


Sem classificação.
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