Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Leilão - Uso de cédulas e moedas

 

30/11/2010

Autor y Coautor(es)
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar elementos e palavras utilizados num leilão.  

Exercitar os cálculos através de cédulas e moedas.

Organizar um leilão com objetos criados pela turma.  

Duração das atividades
5 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- noção de sistema monetário

- conhecimento de notas em espécie e moedas  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Prepare a sala como um lindo jardim, distribua flores e deixe uma música de fundo com os sons da natureza.

Recite o poema “Leilão no Jardim” do livro “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles:  

Quem me compra um jardim com flores?

Borboletas de muitas cores, lavadeiras e passarinhos,

ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?

Quem me compra um raio de sol?

Um lagarto entre o muro e a hera,

uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?

E este sapo, que é jardineiro?

E a cigarra e a sua canção?

E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão.)

http://www.submarino.com.br/produto/1/180696 

Explore o poema e pergunte para a turma se sabem o que é um leilão.

Ouça as opiniões e experiências das crianças sobre o assunto. Sugira o uso do dicionário para explicar o seu significado.   

Atividade 2

Proponha para a turma a criação de um leilão. Ouça as sugestões das crianças sobre do que poderia ser o nosso leilão e decida por votação.

Sugestões: leilão de poemas, de quadros, de máscaras, de dobradura...

Esclareça que o material leiloado será produzido pelas próprias crianças.

Divida a turma em grupos e distribua materiais necessários para a confecção dos objetos como: cola, tesoura, papel colorido, penas, pedaços de pano, lantejoulas, tintas, pincéis...   

Atividade 3

Prepare a sala para o leilão. O professor irá distribuir a mesma quantidade de “dinheirinho”(encontrado em magazines populares) para cada grupo.

Apresente o vídeo:

Meu dinheiro na balança

http://www.youtube.com/watch?v=LBaY-vLv2OY 

Explore a moeda utilizada no vídeo e relacione com a nossa moeda.

Direcione o leilão, utilizando um martelinho e frases como:

-Quem dá mais?

-Dou-lhe uma... Dou-lhe duas... Dou-lhe três... Vendido!

Oriente cada grupo a apresentar o seu objeto criado, explicando o seu processo de confecção, o porquê da escolha, a sua história (se tiver) e a sua importância.

Mostre que a apresentação do produto irá valorizar a sua venda. A propaganda é a alma do negócio!

O grupo que der o maior lance para a compra, leva o produto.

Neste momento, as crianças do grupo que fizeram a compra, deverão utilizar o “dinheirinho” que possuem para pagar o produto. Caso não tenham a quantia exata, o grupo que fez a venda do produto, terá que dar o troco.

Propicie esse troca-troca entre os grupos.

Depois, apresente o vídeo:

Crédito e juros

 http://www.youtube.com/watch?v=Ye8Fn0Sa1BE 

À vista ou parcelado 

http://www.youtube.com/watch?v=MQ4uF2-Ddlc 

Registre com a turma as descobertas feitas através dos vídeos.

O professor deverá utilizar as informações dos vídeos para explorar os valores dos produtos do leilão (compra, venda, lucro, prejuízo).  

Atividade 4

Construa com a turma um gráfico com os produtos confeccionados e os valores de cada venda.

Apresente o vídeo:

Comparação de preços

http://www.youtube.com/watch?v=d7ANuw-v6JU  

Analise com a turma os dados do gráfico e compare os preços dos produtos do leilão.

Esses dados poderão ser utilizados durante as aulas para a criação e resolução de situações-problemas, comparação de preços, análise de dados...

Recursos Complementares

Site com vídeos, jogos, fábulas, quadrinhos...

http://www.turmadabolsa.com.br/Web/Home.aspx  

Avaliação

Avalie a participação de cada aluno desde a confecção dos objetos para o leilão, às observações e utilização da nossa moeda, o uso do vocabulário (lucro e prejuízo) e a construção e análise de dados. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.