30/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Identificar elementos e palavras utilizados num leilão.
Exercitar os cálculos através de cédulas e moedas.
Organizar um leilão com objetos criados pela turma.
- noção de sistema monetário
- conhecimento de notas em espécie e moedas
Atividade 1
Prepare a sala como um lindo jardim, distribua flores e deixe uma música de fundo com os sons da natureza.
Recite o poema “Leilão no Jardim” do livro “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles:
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores, lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
http://www.submarino.com.br/produto/1/180696
Explore o poema e pergunte para a turma se sabem o que é um leilão.
Ouça as opiniões e experiências das crianças sobre o assunto. Sugira o uso do dicionário para explicar o seu significado.
Proponha para a turma a criação de um leilão. Ouça as sugestões das crianças sobre do que poderia ser o nosso leilão e decida por votação.
Sugestões: leilão de poemas, de quadros, de máscaras, de dobradura...
Esclareça que o material leiloado será produzido pelas próprias crianças.
Divida a turma em grupos e distribua materiais necessários para a confecção dos objetos como: cola, tesoura, papel colorido, penas, pedaços de pano, lantejoulas, tintas, pincéis...
Atividade 3
Prepare a sala para o leilão. O professor irá distribuir a mesma quantidade de “dinheirinho”(encontrado em magazines populares) para cada grupo.
Apresente o vídeo:
Meu dinheiro na balança
http://www.youtube.com/watch?v=LBaY-vLv2OY
Explore a moeda utilizada no vídeo e relacione com a nossa moeda.
Direcione o leilão, utilizando um martelinho e frases como:
-Quem dá mais?
-Dou-lhe uma... Dou-lhe duas... Dou-lhe três... Vendido!
Oriente cada grupo a apresentar o seu objeto criado, explicando o seu processo de confecção, o porquê da escolha, a sua história (se tiver) e a sua importância.
Mostre que a apresentação do produto irá valorizar a sua venda. A propaganda é a alma do negócio!
O grupo que der o maior lance para a compra, leva o produto.
Neste momento, as crianças do grupo que fizeram a compra, deverão utilizar o “dinheirinho” que possuem para pagar o produto. Caso não tenham a quantia exata, o grupo que fez a venda do produto, terá que dar o troco.
Propicie esse troca-troca entre os grupos.
Depois, apresente o vídeo:
Crédito e juros
http://www.youtube.com/watch?v=Ye8Fn0Sa1BE
À vista ou parcelado
http://www.youtube.com/watch?v=MQ4uF2-Ddlc
Registre com a turma as descobertas feitas através dos vídeos.
O professor deverá utilizar as informações dos vídeos para explorar os valores dos produtos do leilão (compra, venda, lucro, prejuízo).
Atividade 4
Construa com a turma um gráfico com os produtos confeccionados e os valores de cada venda.
Apresente o vídeo:
Comparação de preços
http://www.youtube.com/watch?v=d7ANuw-v6JU
Analise com a turma os dados do gráfico e compare os preços dos produtos do leilão.
Esses dados poderão ser utilizados durante as aulas para a criação e resolução de situações-problemas, comparação de preços, análise de dados...
Avalie a participação de cada aluno desde a confecção dos objetos para o leilão, às observações e utilização da nossa moeda, o uso do vocabulário (lucro e prejuízo) e a construção e análise de dados.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!